Campanha da Fraternidade 2017 – Eventos

Prefeito de Cuiabá recebe comissão para tratar do Vinde e Vede 2017

Na tarde do dia (18), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebeu em seu gabinete do Palácio, a comissão da Arquidiocese de Cuiabá, para tratar de assuntos relacionados ao 31° Vinde e Vede. O evento acontecerá nos dias 25 à 28 de fevereiro, no Memorial João Paulo II (Sesi Papa) e busca reunir milhares de fiéis este ano.

“Viemos pedir ao Prefeito Emanuel Pinheiro a manutenção da parceria com que sempre pudemos contar com a Prefeitura de Cuiabá, todos esses anos. Com a limpeza, o transporte e a organização do transito durante o Vinde e Vede”, disse Maria Inês Pereira Vaz, organizadora do evento.

vinde_vede_01

Emanuel assegurou que a prefeitura de Cuiabá continuará dando todo o apoio necessário para realização do evento. O tema do encontro deste ano será “Aparecida é Aqui”, celebrando os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida no Brasil, e os 100 anos de Nossa Senhora de Fátima.

O Vinde Vede este ano pretende bater a meta, e reunir cerca de 35 mil jovens, para as noites de vigília. “Enquanto conseguirmos retirar da marginalidade ao menos um jovem, teremos certeza que valeu a pena continuar realizando este grandioso projeto,” considera Padre Paulo Sergio, da Diocese da Igreja do Seminário.

Junto à reunião, participaram os vereadores Felipe Wellaton e Marcos Velloso.

O 31º VINDE & VEDE 2017, será a celebração da Abertura Campanha da Fraternidade – 2017: “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida”; e, o Lema: “Cultivar e guardar a criação”.

vinde_vede_02

Confira a programação do evento:

25/02/2017 – SÁBADO – Das 18hs às 6hs do Dia 26/02 – Micarecristo (Carnaval da Juventude Cristã) Presenças Da Banda Dominus e Doidin De Deus – Bandas Regionais

26/02/2017 – DOMINGO – A RCC Estará comemorando 50 Anos (Jubileu De Ouro) – Um Novo Pentecostes para A Igreja – Presença do Pregador Padre Paulo Ricardo de Azevedo

27/02/2017 – SEGUNDA-FEIRA – O Grande Cenáculo Mariano – Com a Presença das Capelinhas de Nossa Senhora De Fátima

28/02/2017 – TERÇA-FEIRA – Celebração Dos 300 Anos De Aparecida – Com a Presença do Pregador Prado Flores – (Do México) Fundador da Escola Católica Santo André.

Organizadores
Adaptação, ilustração e revisão
Portal Kairós

Encontro da Comissão Arquidiocesana das Escolas Católicas

12º Encontro da Comissão Arquidiocesana das Escolas Católicas: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida

A Comissão Arquidiocesana das Escolas Católicas (CAEC) convida para o seu 12º encontro, que terá como tema “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”. O evento será realizado no dia 19 de novembro, a partir de 8h, no Colégio Santa Maria – Unidade Coração Eucarístico.

São convidados professores das área de ciências, biologia, geografia, sociologia, educação religiosa, filosofia e também de outras áreas de interesse.

Para se inscrever, entre em contato pelo telefone (31) 3319-3431 ou e-mail caec@arquidiocesebh.org.br.

Veja abaixo mais informações:
encontro_caec

Sobre a CAEC

A Comissão Arquidiocesana de Escolas Católicas – CAEC é um organismo consultivo de reflexão e de ação pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte junto às Escolas Católicas, à luz dos Documentos da Igreja Católica, da América Latina e do Brasil, e das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Belo Horizonte. Foi criada no mês de maio de 2008 em uma reunião, com diretores de escolas católicas e coordenadores de Pastoral, convocados pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

A CAEC está associada ao Vicariato Episcopal Para a Ação Pastoral da Arquidiocese, tendo como bispo referencial, Dom João Justino de Medeiros Silva e coordenador o Padre Edecildo José A. Prado da Silva, nomeado em 2013, pelo Arcebispo Dom Walmor.

Com o intuito de ser um órgão de interlocução entre as escolas católicas e as orientações pastorais Arquidiocesanas, em conformidade com o Documento de Aparecida, que afirma a eclesialidade das Escolas Católicas, a CAEC pretende estar em sintonia com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Torna-se assim articuladora das escolas católicas, dinamizadora da comunhão e da partilha entre os educadores e promotora de ações que contribuam para realização de sua missão evangelizadora.

arquidiocesebh.org.br/caec/
arquidiocesebh.org.br

Lançamento da Campanha da Fraternidade 2017

Lançamento da Campanha da Fraternidade 2017
Tema: Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida
Lema: “Cultivar e guardar a criação”

banner-cf-2017

Apresentação:

Estimados(as) Diretores(as), Coordenadores(as) e Professores(as) das diferentes áreas e etapas do processo educativo.

A ANEC em São Paulo, em sintonia com toda a Igreja, organizou um encontro para o Lançamento da CF 2017, com o tema “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida” e lema: “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15) e conta com a presença de vocês e da sua Comunidade Educativa para aprofundarmos o tema abordando outros aspectos do Cuidado da Casa Comum, e assim nos colocarmos sempre mais a serviço de nossos educandos. Que o Espírito de Vida nos impulsione nessa missão. Saudações e até lá.

Prof. Antonio Boeing
Secretário Estadual da ANEC

Pe. Roberto Duarte Rosalino, cmf
Diretor 1º Tesoureiro da ANEC
Coordenador do Conselho Estadual

Programação, data e inscrição:

Dia 19 de novembro de 2016 (sábado)
7h30 – Acolhida
8h – Oração
8h15 – Abertura

8h30 – Biomas Brasileiros e defesa da Vida – VER
Assessora: Profª Drª Márcia Maria Cabreira – Bacharel, licenciada, mestre e doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Professora doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo onde é Assessora da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias. Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Alteridade. Coordenadora da Área de Geografia do Programa Institucional de Iniciação a Docência-PIBID. Professora de Geografia da Escola Graduada de São Paulo e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: regional, migrações, teoria e método, ensino de geografia, geografia cultural, metodologia de ensino em geografia e questão ambiental.

9h30 – Palavra que Cuida e dá a Vida – ILUMINAR
Assessor: Prof. Dr. Fernando Altemeyer Junior – Possui graduação em Filosofia e em Teologia; mestrado em Teologia e Ciências da Religião pela Universidade Católica de Louvain-La-Neuve na Bélgica; doutorado em Ciências Sociais pela PUC-SP; é assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pertence ao Departamento de Ciência da Religião; escreve em revistas e periódicos sobre Teologia e Religião; leciona nas turmas de graduação da PUC-SP; assessor de várias instituições educacionais e religiosas; assessor da ANEC.

10h30 – Lanche

11h – Ações que fazem a diferença – AGIR
Assessora: Ângela Samira Viana Martins – Tecnóloga em gestão ambiental formada em 2012 e engenheira ambiental formada em 2015, ambas pela Universidade Cidade de São Paulo; trabalha dentro do programa de coleta seletiva da associação Reciclázaro desde set/2015, dentro deste programa participa do projeto Gestão Solidária e Crescimento Consciente onde dá suporte à gestão de 10 cooperativas de triagem de recicláveis na cidade de São Paulo atendendo cerca de 400 pessoas por mês.

Assessor: Prof. José Ricardo Baptista – Possui graduação em Ciências Sociais pela Fundação Santo André; especialista em Ensino Religioso Escolar pelas Faculdades Integradas Claretianas; coordenador de Pastoral do Instituto das Filhas de São José do Caburlotto; professor em Curso de Teologia para leigos; mensalmente escreve para a revista católica O Mensageiro de Santo Antonio; assessor da ANEC.

Assessores: Márcia Maria Cabreira e Fernando Altemeyer Junior

12h30 – Encerramento

Obs: No local haverá possibilidade de adquirir materiais relacionados ao tema da CF 2017
Faça sua inscrição até 11/11/2016 (Vagas limitadas)

19 de novembro de 2016
7h30 – 12h30
Colégio Madre Cabrini – R. Me. Cabrini
36 – Vila Mariana, São Paulo – SP – Brasil
ANEC em São Paulo – (11) 3825-7126
anec.sp@anec.org.br

Clique aqui para fazer a sua inscrição

Adquira os materiais da Campanha da Fraternidade 2017 nas Edições CNBB

Convite para Seminário sobre a Campanha da Fraternidade 2017

floresta_cf2017 Seminário sobre a Campanha da Fraternidade 2017

A Campanha da Fraternidade de 2017 tem como tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e lema: “Cultivar e guardar a criação (Gn 2,15).

No ensejo de colaborar com os/as agentes de pastoral e pessoas envolvidas com a temática, acontecerá um Seminário Estadual de Formação, no dia 27 de outubro de 2016, na Livraria da Rua dos Andradas, 1212, no Centro de Porto Alegre, com as assessorias do Prof. Dr. Paulo Brack (UFRGS) e da Prof. Dra. Luiza Chomenko (Fundação Zoobotânica).

A Campanha da Fraternidade tem como objetivo o cuidado com a criação e a relação fraterna com a vida e a cultura dos povos. Um olhar sobre os biomas brasileiros quanto as características, potencialidades e as agressões que destroem a fauna, a flora, as pessoas e os ecossistemas.

Para mais informações:

Entrar em contato com Edson Costa: (51) 8100-6428 – e-mail: pastoraissociaissul3@gmail.com

cnbbsul3.org.br

Adquira os materiais da Campanha da Fraternidade 2017 nas Edições CNBB

Destaques