Em Napoles, à luz do Papa Francisco, a Teologia do Mediterrâneo

À luz do Pontificado do Papa Francisco, “oferecer uma formação teológica que possibilite a compreensão e o anúncio da fé cristã em diálogo com as culturas, os povos e as religiões. Desse modo queremos oferecer um serviço às Igrejas locais para preparar padres e leigos competentes no campo do diálogo inter-religioso e na mediação cultural da tradição cristã”.

Com essas palavras o decano da seção São Luiz da Pontifícia Faculdade teológica da Itália meridional, em Nápoles, Pe. Pino Luccio, explica o objetivo do biênio de Teologia fundamental, com o curso “Teologia da experiência religiosa no contexto do Mediterrâneo” para o ano acadêmico 2017-2018.

Mediterrâneo multirreligioso e multicultural

Trata-se de uma escolha inovadora elaborada à luz do Pontificado do Papa Francisco: “São as palavras do Papa que nos impelem nesta direção no contexto do Mediterrâneo multirreligioso e multicultural, mas também secularizado”.

“E Nápoles, cidade do encontro, é um lugar que favorece o diálogo: mais do que outras cidades do Mediterrâneo, tem a capacidade de acolher quase naturalmente pessoas que vêm de outras culturas. Aqui cada um encontra seu espaço de expressão”, evidencia Pe. Luccio em entrevista concedida à agência Sir.

Mediterrâneo, berço da civilização e túmulo dos desesperados

“Para nós, fazer Teologia fundamental neste tempo particular, na Igreja do Papa Francisco, significa abrir-se às provocações que vêm do presente que é tão contraditório e que tem uma sua conotação particular no Mediterrâneo. A dramática situação de um Mediterrâneo que, de berço de civilização e de religiões, se torna o túmulo de uma multidão de desesperados, se traduz num apelo forte a reencontrar o sentido profundo do humano”, explica por sua vez a coordenadora do biênio de Teologia fundamental, Giuseppina De Simone, ilustrando o projeto.

A Igreja, única voz em favor de uma cultura do encontro

Mesmo porque, ressalta ainda De Simone, “muitas vezes a Igreja é a única voz que se desdobra por uma cultura que saiba abrir-se ao encontro de quem vem de longe e busca possibilidade de vida e de esperança. Hoje, porém, somos chamados a dar razão da fé não nos trancando em fortificações, não assumindo uma postura de defesa, mas colocando-nos a caminho, aprendendo a estar dentro da complexidade do presente, na qual a fé pode oferecer uma chave de leitura”, observa.

Isso, porém, “não significa encontrar soluções fáceis, mas colher também um direção de sentido em relação à qual assumir nossas responsabilidades: podemos caminhar rumo à guerra de civilização e de religião ou rumo à construção de uma fraternidade humana, nova, possível”, pondera.

 

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo