Igreja Caldeia deplora destruição de mesquita em Mosul

Amargura pela destruição da Mesquita Al-Nuri de Mosul, no Iraque, célebre pelo minarete pendente de al Habda. Assim expressou-se esta quinta-feira, 22, a Igreja Caldeia, ao deplorar a destruição do conhecido templo sagrado para os muçulmanos.

Acusações pelo ato recaem sobre o autoproclamado Estado islâmico, que por sua vez, acusa os Estados Unidos.

Trata-se, sem sombra de dúvida, de um gesto que adquire grande significado, visto que precisamente nesta mesquita, após a tomada de Mosul pelos jihadistas, Abu Bakr al Baghdadi proclamou o nascimento do Califado.

Dor pelas vítimas civis. Falta alimento, água, remédios

Por meio de um comunicado oficial, o Patriarcado expressar sua dor pelas vítimas civis dos bombardeios e por todos os habitantes que no conflito em andamento na cidade, estão privados de água, alimento e remédios.

A Igreja Caldeia manifesta ainda esperança, de que diante dos tantos sofrimentos a que são submetidos hoje, os iraquianos possam ver nascer em seus corações propósitos de reconciliação pela construção de uma convivência pacífica e fecunda.

UNESCO condena destruição

A UNESCO considerou a destruição da mesquita uma “tragédia cultural e humana”. Por meio de um tweet, a organização da ONU para a cultura lançou um apelo à comunidade internacional para não medir esforços “em proteger o patrimônio cultural para proteger as pessoas”.

Al Nuri e minarete foram construídos há 845 anos e estavam entre os locais mais históricos do Iraque.

 

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo