Apresentação em pdf sobre a CFE 2016

arte_portalkairos_cf2016_02

Você já pode adquirir o texto-base da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) de 2016, que tem por objetivo o debate de questões relativas ao saneamento básico, desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida aos cidadãos. O tema escolhido para a Campanha é “Casa comum, nossa responsabilidade”, e o lema, “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24).

A reflexão da CEF 2016 será a partir de um problema que afeta o meio ambiente e a vida de todos os seres vivos, que é a fragilidade e, em alguns lugares, a ausência dos serviços de saneamento básico em nosso país. O texto-base está organizado em cinco partes, a partir do método “ver, julgar e agir”. Ao final, são apresentados os objetivos permanentes da Campanha, os temas anteriores e os gestos concretos previstos durante a Campanha de 2016.

Baixe a apresentação em pdf sobre a CFE 2016:

Apresentação da CFE 2016

“Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. (Am 5,24)

Com alegria e animados pelo Espírito, cujo agir consiste em unir, chamar, congregar, superar barreiras e unir pessoas de boa vontade ao redor de objetivos comuns, apresentamos a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, com o tema “Casa Comum: nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24).

Pela quarta vez, a Campanha da Fraternidade é realizada de forma ecumênica. Nesse ano, tem como objetivo geral “assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum”.

As reflexões sobre o saneamento básico contidas no texto-base demonstram que esse é um direito humano fundamental e, como todos os outros direitos, requer a união de esforços entre sociedade civil e poder público no planejamento e na prestação de serviços e de cuidados.

Desejamos que o texto-base contribua para mobilizar e criar espaços ecumênicos de comprometimento com a Casa Comum.

Nosso agradecimento especial a todas as pessoas que contribuíram com a redação desse trabalho, que reflete a soma de muitas experiências e compromissos. O texto foi elaborado em mutirão ecumênico. Todas as pessoas que colaboraram desde as primeiras palavras até a última revisão, colocaram a serviço do testemunho da unidade cristã seus dons e conhecimentos.

Acreditamos que um mundo de justiça e direito precisa ser construído assim: coletivamente, somando as criatividades, os talentos e as experiências em benefício do bem comum.

Que essa CFE fortaleça a fé e a esperança de uma Casa Comum, em que o direito brote como fonte e a justiça qual riacho que não seca!

Dom Flávio Irala – Presidente
Pastora Romi Márcia Bencke – Secretária-Geral

Integrantes da Comissão da CFE 2016

Igrejas e organizações da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

Padre Marcus Barbosa
Suplente: Antônio Evangelista
Igreja Católica Apostólica Romana

Pastor Teobaldo Witter
Suplente: Sr. Amando Maurmann
Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

Reverenda Carmen Kawano
Suplente: Enea Stutz de Almeida
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

Reverendo Isaque Goés
Igreja Presbiteriana Unida do Brasil

Zulmira Inês LourenaGomes da Costa
Suplente: Padre Joanilson Pires
Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia

Padre José Oscar Beozzo
Suplente: Cecília Franco
Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular – CESEEP

Pastor Wellinton Pereira
Suplente: Flávio Conrado
Visão Mundial

Pastor Joel Zeferino
Aliança de Batistas do Brasil

Pastor Altemir Labes e Presbítero Danieldo Amaral
Diretoria do CONIC

Padre Thomas Schmidt
Misereor

Pastora Romi Márcia Bencke
CONIC