Como trabalhar a Campanha da Fraternidade no Grupo de Jovens

No Grupo de Oração

Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, a Campanha da Fraternidade 2017, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), abre novamente o debate sobre o cuidado com a criação.

Durante o período da Quaresma, o assunto deverá ser amplamente abordado na Igreja Católica no Brasil e, sem dúvida, os jovens são essenciais nessa discussão.Para auxiliar o desenvolvimento da Campanha da Fraternidade nos grupos de crisma e de jovens, destacamos algumas atividades que podem ser organizadas nas paróquias e comunidades.

Palestras

A primeira coisa a fazer é entender um pouco mais o que são os Biomas e qual é a problemática proposta pela CF deste ano. Para isso, convide algum biólogo ou pessoa que tenha mais domínio sobre o assunto para dar uma breve palestra abordando o tema.

Será uma experiência interessante para os grupos da paróquia, até mesmo para conhecerem um pouco mais algumas regiões do nosso país.

Debates

Agora que os jovens da paróquia já se aprofundaram um pouco no tema, é hora de abrir o debate para que todos possam opinar e apresentar questionamentos sobre o tema. Esse exercício favorecerá o desenvolvimento do senso crítico e o aprendizado a partir do que for discutido.

É importante ter um moderador para conduzir a dinâmica e ajudar os jovens a respeitarem o tempo para expor sua reflexão. Outra forma de favorecer a atividade é já deixar preparado alguns tópicos para discussão, colaborando assim para o aproveitamento dos blocos de conversa, evitando fugir da proposta inicial.

Planos de ação

Após as discussões em grupos, sugere-se criar planos de ação, assumindo ao menos uma atividade a desenvolver em prol da Campanha da Fraternidade.

Essa atividade pode ser desde ajudar a promover a CF dentro da paróquia até levar o tema para ser abordado em escolas, conselhos municipais ou onde for oportuno.

É fundamental que os jovens tomem a iniciativa de alguma ação, para que o que foi abordado nas reflexões, seja consolidado e fique na memória como um ato em favor da Criação.

Apresentações

A partir das propostas referidas acima, os jovens serão protagonistas e estarão em sintonia com o objetivo da CF 2017: “Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho”.

Aproveite todo o conhecimento adquirido e promova formas de expor o conteúdo à comunidade paroquial. Faça cartazes, exposições, apresentações artísticas, entre outras possibilidades. Use a criatividade em favor da construção de um mundo melhor.