Apresentação do Mês da Bíblia 2023

Mês da Bíblia 2023
Tema: Carta aos Efésios

Lema: Vestir-se da nova humanidade (Ef 4,24)

Mês da Bíblia 2023

O “Mês da Bíblia 2023” é um tempo privilegiado para o estudo de um livro ou tema bíblico. Neste ano, a Comissão de Animação Bíblico- atequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e as instituições bíblicas, dentre elas, o Serviço de Animação Bíblica, escolheram como tema a “Carta aos Efésios” e o lema “Vestir-se da nova humanidade” (Ef 4,24). Esta frase é de uma exortação da pró-
pria carta, na qual o autor apresenta aos batizados e batizadas em que consiste assumir a vida nova após a adesão a Cristo e ao batismo, sobretudo em um contexto não cristão,¹ onde viviam, provavelmente, os destinatários dessa carta.

POR QUEM, QUANDO E ONDE FOI ESCRITA A CARTA AOS EFÉSIOS?

Leia mais

Reze a oração à chaga do ombro de Jesus

Oração, pedido e graças prometidas por Nosso Senhor Jesus Cristo à veneração da chaga de seu Santo OMBRO:

Em uma ocasião, em Oração, São Bernardo perguntou ao Divino Redentor, qual era a dor que sofrera mais e que era a mais desconhecida dos homens, Jesus respondeu:

Oração à chaga do ombro de Jesus

“Eu tinha uma chaga profundíssima no ombro no qual carreguei a minha pesada Cruz. Essa chaga era mais dolorosa que as outras. Os homens não fazem dela menção porque não a conhecem. Honrai essa chaga e farei tudo o que por ela me pedirdes.”

Oração:

Ó Amantíssimo Jesus, manso Cordeiro de Deus, apesar de eu ser uma criatura miserável e pecadora, Vos adoro e venero a Chaga causada pelo peso da Vossa Cruz que, dilacerando Vossas carnes, desnudou os ossos do Vosso Ombro sagrado e da qual a Vossa Mãe Dolorosa tanto se compadeceu. Também eu ó Aflitíssimo Jesus me compadeço de Vós e do fundo do coração Vos louvo, Vos glorifico, Vos agradeço por propor esta chaga dolorosa de Vosso ombro em que quiseste carregar a Vossa Cruz, pela minha salvação e pelo sofrimento que padecestes, Vos rogo com muita humildade, tende piedade de mim, pobre criatura pecadora, perdoai os meus pecados, conduzindo-me ao céu, pelo caminho da Vossa Santa Cruz. Assim seja.

Rezam-se 7 Ave Marias

Leia mais

As Novenas de Natal em 2022

Nasceu para nós um menino: o Príncipe da Paz (Cf. Is9,5)

Novenas de Natal em 2022

É muito importante durante o período do Advento que nos preparemos bem para celebrarmos o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Uma das maneiras de nos prepararmos bem para acolher Nosso Senhor que chegará no Natal é realizando a novena de Natal.

A novena de Natal pode ser realizada em família, em comunidade ou entre vizinhos e amigos. Pode ser rezada nove dias antes do Natal, de 15 a 23 de dezembro, ou ao longo do período do Advento, de acordo com a necessidade do grupo. A novena de Natal nos introduz no mistério da história da salvação e como Deus se fez um de nós para nos salvar. Jesus Cristo é o verbo encarnado, ou seja, a Palavra que se fez carne.

A partir da oração da novena de Natal, somos convidados a ser como João Batista, ou seja, anunciar aos outros que o Reino de Deus está próximo de nós e temos que estar preparados para acolher esse reino. Ser como Maria que, após o anúncio do Anjo, foi correndo ao encontro de sua prima Isabel para socorrê-la. Temos que levar aos outros a alegria de ter Jesus Cristo conosco.

Participemos com fé e entusiasmo da novena de Natal, na esperança do Senhor que vem. A novena de Natal pode ser um momento para a família se reunir, conversar um pouco e rezar junto. Devido à correria do dia, com trabalho, estudo e outros afazeres, nem sempre a família consegue se reunir para conversar, e a novena de Natal é uma oportunidade para a família se reunir e rezar. É uma oportunidade de aproximar mais as famílias e celebrarem com mais alegria o Natal.

Novena de Natal 2022 :

Leia mais

CNBB abre o mês da Bíblia 2021 com missa e leitura orante

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre a 50ª edição do Mês da Bíblia com uma série de eventos para todo o país. A programação terá três momentos: Missa pela manhã, leitura orante no período da tarde e uma mesa redonda à noite.

Neste ano em que se celebra os 50 anos (1971-2021) da dedicação de setembro como o Mês da Bíblia na Igreja no Brasil, a CNBB propõe o aprofundamento da Carta de São Paulo aos Gálatas e o lema “Pois todos vós sois UM só em Cristo Jesus”.

A missa de abertura do Mês da Bíblia 2021 será transmitida para todo o Brasil direto do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG). Será presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo. À tarde, às 17h, o arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética da CNBB, dom José Antônio Peruzzo, conduz uma edição especial do programa Leitura Orante, na TV Evangelizar.

Às 20h, será promovida uma mesa-redonda sobre o Mês da Bíblia 2021. Os convidados são: dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB; dom José Antonio Peruzzo e padre Reginaldo Manzotti, presidente da Obra Evangelizar é Preciso. A mediação será feita pelo assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, padre Jânison de Sá, e pela professora Patricia Zaganin, mestra e doutora em Bíblia pela PUC-Paraná.

Confira a programação da Abertura do Mês da Bíblia e como acompanhar:

– 01/09/2021

Celebração Eucarística presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo

Horário: 9h
Local: Santuário Nossa Senhora da Piedade

Exibição:

– Redes Sociais da CNBB (Facebook e YouTube)

TV HORIZONTE

TV EVANGELIZAR

TV PAI ETERNO

TV IMACULADA

Leitura Orante com Dom Josê Antônio Peruzzo

Horário: 17h

Exibição:

TV EVANGELIZAR

TV HORIZONTE

Mesa Redonda

Horário: 20h

1 – Dom Joel Portella Amado – Aspectos pastorais do Mês da Bíblia
2 – Dom José Antônio Peruzzo – O livro do mês da Bíblia deste ano – Carta aos Gálatas
3 – Pe. Reginaldo Manzotti – A importância da Bíblia nos meios de comunicação
Mediação: Pe. Jânison e Patricia Zaganin

Exibição:

TV EVANGELIZAR

TV PAI ETERNO

TV IMACULADA

TV HORIZONTE

Leia mais

Apresentação do Mês da Bíblia 2021

O Mês da Bíblia 2021

Tema e lema do Mês da Bíblia 2021

O tema do Mês da Bíblia 2021 é: “Carta de São Paulo aos GÁLATAS”.

O lema do Mês da Bíblia 2021 é: “Pois todos vós sois UM só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d). Essa pequena citação da Epístola faz parte do “Hino Batismal” (Gl 3,26-28), que é de uma riqueza indescritível. Ali, o Apóstolo mostrou que, a partir do Batismo e do revestimento de Cristo, todos são “filhos de Deus”. Nessa rica situação, foram superadas todas as trincheiras que impediam uma experiência igualitária e livre: “não há mais judeu ou grego, escravo ou livre, homem ou mulher”.

Ele arrematou que, portanto, “todos vós sois um (gr. heis) só em Cristo Jesus”. Todas as discriminações foram abolidas em Cristo. As fronteiras foram abertas. Por quê? Exatamente por causa da “unidade” (um só), porque só existe um Evangelho (Gl 1,6-9; 2,7-8; 5,14). Quem adere à fé, batizando-se conscientemente, procura viver em comunidade viva e compreende que todos são iguais diante de Deus, ou seja, conhece a igualdade. O fato de estar em um mesmo nível aponta para a “unidade”. Como se verificará em toda a Carta, diversos acontecimentos ameaçavam a unidade. Paulo, no entanto, enfrentou todas as adversidades, justamente, por causa da “unidade em Cristo”.

A Carta aos Gálatas mostrou incessantemente que, em Cristo, acabam todas as diferenças e distinções de classe, raça (etnia), nacionalidade, sexo, religião que separam e rompem as pessoas e a sociedade. A superação das divisões só é possível na “unidade em Jesus Cristo”. Tudo gira em torno de “Jesus Cristo”, o ponto focal de toda a Carta.

Lançando o Mês da Bíblia de 2021

Passeando com o Apóstolo Paulo na compreensão de Gálatas

Como, neste ano, foi escolhido o texto da “Carta de Paulo Apóstolo aos Gálatas”, é preciso, agora, começar a dar os primeiros passos na compreensão desse Documento. Agora, com vagar, será feito um percurso analisando trecho por trecho.

De início, apresentam-se informações sobre a Carta aos Gálatas:

Gênero Literário

O gênero literário e o “tipo de texto” são ferramentas linguísticas que ajudam a compreender o texto que se lê, dando ao leitor mais chaves de interpretação. A Bíblia faz uso de diversos “gêneros literários”, que precisam ser conhecidos a fim de que o leitor tenha um bom aproveitamento no entendimento da Escritura.

Leia mais