POM realiza reunião de planejamento da Campanha Missionária 2023

Campanha Missionária 2023 (CM 2023)
Tema: “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”
Lema: “Corações ardentes, pés a caminho”

Planejamento da Campanha Missionária 2023

O planejamento da Campanha Missionária 2023

Foi realizada na manhã desta sexta, 17 de fevereiro de 2023, reunião da equipe das Pontifícias Obras Missionárias (POM) com a Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, buscando projetar a Campanha Missionária deste ano. O tema escolhido para o mês missionário em 2023 será “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”.

O encontro teve o objetivo de avaliar a Campanha Missionária de 2022, apresentando os resultados da pesquisa on line de avaliação realizada a partir do site das POM. Durante o encontro também foi apresentado o trabalho do Setor de Comunicação das POM para a nova arte visual da Campanha Missionária de 2023.

Os participantes refletiram sobre as temáticas que serão apresentadas na novena missionária, tendo como sujeito principal a animação missionária advinda das Igrejas Locais, reforçando sua importância e participação na consciência da missão Ad Gentes. A novena missionária também vai apresentar os sujeitos da missão universal, destacando o protagonismo dos leigos e leigas, vida religiosa e consagrada, diáconos, padres e bispos.

Participaram do encontro de forma virtual Ir. Regina da Costa Pedro, diretora nacional das POM, Dom Odelir José Magri, presidente da Comissão Missionária da CNBB, Ir. Sandra Amado, assessora da Comissão Missionária da CNBB, Ir. Antonia Vania de Sousa, secretária nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM), Pe. Genilson Sousa, secretário da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e Pe. Antonio Niemiec, secretário da Pontifícia União Missionária.

A oração da Campanha da Fraternidade 2023

A Campanha Missionária

A Campanha Missionária é uma iniciativa da Igreja Católica que tem como objetivo promover a missão e a evangelização em todo o mundo. Ela ocorre geralmente no mês de outubro, conhecido como “Mês Missionário”, e é organizada pelas Pontifícias Obras Missionárias, um organismo da Santa Sé responsável por coordenar e animar as atividades missionárias em nível mundial.

A Campanha Missionária busca despertar nas comunidades católicas a consciência da missão evangelizadora e a solidariedade com os povos e culturas menos evangelizados. Durante o mês missionário, são realizadas diversas atividades, como encontros de formação, celebrações litúrgicas, palestras, novenas e momentos de oração, entre outras.

Além disso, a Campanha Missionária tem como objetivo arrecadar recursos financeiros para apoiar projetos missionários em diferentes partes do mundo, como a construção de igrejas, escolas, hospitais, a formação de missionários e a promoção de projetos de desenvolvimento humano e social.

A Campanha Missionária é uma oportunidade para que os católicos possam vivenciar de forma mais intensa o espírito missionário da Igreja e contribuir para a construção de um mundo mais fraterno e solidário, em conformidade com os ensinamentos de Jesus Cristo.

 

CNBB / POM / Portal Kairós