1º dia da Novena de Pentecostes 2022

24/05/2022 – 19h na TV Aparecida
1º dia da Novena de Pentecostes 2022
O Fruto da Caridade

1º dia da Novena de Pentecostes 2022

Canto inicial

01 – INTRODUÇÃO

— A união perfeita da Trindade Santa é o modelo a ser contemplado todos os dias de nossa vida e em todos os aspectos de nossa vivência, por isso invocamos, a uma só voz, sua presença amorosa: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo! Amém.
— Cobri-nos com vosso amor infinito, Senhor nosso Deus!
— Não nos rejeiteis de vossa presença e não nos priveis de vosso santo Espírito. Amém.

02 – MOMENTO DA LUZ

— O Divino Espírito Santo é o fogo do amor, que queima em nosso coração.
— Ó Santo Paráclito, iluminai nossa inteligência com vossa luz para que busquemos sempre o que é reto ante os olhos do Pai.
— Queremos manter sempre acesa essa chama que nos impele a amar a Deus e ao próximo com toda a nossa capacidade.
— Dai vossa consolação em nossas aflições e enchei-nos da paz de Cristo e do amor pelos irmãos. Amém.

(Acende-se a primeira vela, enquanto se canta:)

1. Espírito de Deus, enviai dos céus um raio de luz. Vinde, Pai dos Pobres, dai aos corações vossos sete dons!
2. Consolo que acalma, hóspede da alma, doce alívio, vinde. No labor, descanso, na aflição, remanso, no calor, aragem! Amém. Amém.

03 – O ESPÍRITO ILUMINA NOSSA MENTE

— O Espírito Santo continua a inspirar e a divulgar o Evangelho da Salvação e nos ajuda a compreender o significado exato do conteúdo da mensagem de Cristo.
— Fazei, ó Divino Espírito Santo, que perdure na Igreja a mesma verdade que os apóstolos ouviram de seu Mestre.
— O Espírito Santo, que é Amor incriado, perscruta as profundezas de Deus. É nele que a vida íntima de Deus uno e trino se torna totalmente um dom, uma permuta de amor recíproco das pessoas divinas.
— Espírito Santo de Amor, vós sois a expressão pessoal do doar-se totalmente e do ser amor. Abrasai nosso coração para que sejamos dádivas aos irmãos e irmãs, dons de vosso poder. Amém.

Acompanhe a Novena de Pentecostes 2022

04 – FALOU PELOS PROFETAS

(Música para aclamar a Palavra)

Leitura Bíblica (Lc 4,14-21)

Com a força do Espírito Santo, voltou Jesus para a Galileia, e sua fama espalhou-se por toda a região. Ensinava nas sinagogas deles e era glorificado por todos. Foi a Nazaré, lugar onde tinha sido criado. No sábado, segundo seu costume, entrou na sinagoga e levantou-se para
fazer a leitura. Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, encontrou a passagem onde estava escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para evangelizar os pobres, mandou-me anunciar aos cativos a libertação, aos cegos, a recuperação da vista, pôr em liberdade os oprimidos e proclamar um ano de graça do Senhor”. Depois enrolou o livro, entregou-o ao servente e sentou-se. Todos na sinagoga tinham os olhos voltados para ele. Então começou a dizer-lhes: “Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura diante de vós”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

(Reflexão)

05 – ATUALIZANDO A MENSAGEM DO 1º DIA DA NOVENA DE PENTECOSTES 2022

— Como atestam as Sagradas Escrituras: Deus é Amor. O Amor é dom que tem precedência e abarca todos os outros.
— Divino Espírito Santo, vós nos dissestes, por meio da Palavra Sagrada, que a caridade para com o pobre é um empréstimo ao próprio Deus, que sempre retribui as boas ações.
— Deus derramou o magnífico dom do Amor em nosso coração, pelo Espírito Santo, que nos foi dado.
— Dai-nos, pois, a força e a vontade de estender as mãos aos sofredores, de consolar os aflitos e de defender os perseguidos.
— Assim como São Paulo pedia a suas comunidades, vamos orar a Deus constantemente uns pelos outros, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo e do Espírito, para que vençamos os desafios em nossas lutas diárias.
— Divino Espírito Santo, assim como vós ungistes Jesus Cristo para anunciar a Boa Nova aos pobres e confortar os sofredores, marcai também nosso coração com o selo de vosso amor, para que trilhemos nos mesmos passos de Jesus. Amém.

06 – LADAINHA DO ESPÍRITO SANTO

Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E iluminai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E dirigi-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: Purificai-nos!
Vinde, Santo Espírito!

07 – PRECES DOS FIÉIS DO 1º DIA DA NOVENA DE PENTECOSTES 2022

— A caridade é a nova lei, queridos irmãos e irmãs. Elevemos, com confiança, nossas preces ao Pai e apresentemos também nossos agradecimentos, rezando:
— Senhor, dai-nos o fruto da caridade!

1. Senhor, vossa Igreja é sinal e instrumento de salvação no mundo. Que ela possa realmente ser sinodal, caminhando na unidade para alcançar a comunhão, a participação e a missão.
Isso vos pedimos:
2. Senhor, o amor existe para além da morte, pois é o único dom que jamais deixa de existir.
Dai-nos um coração abrasado pela caridade para que socorramos nossos irmãos e irmãs mais necessitados. Isso vos pedimos:
3. Senhor, os governantes são escolhidos para representar o povo e encontrar soluções às diversas necessidades cotidianas. Que vosso Santo Espírito instrua os corações daqueles que nos governam para que jamais traiam sua missão, entregando sua alma aos falsos deuses.
Isso vos pedimos:
4. Senhor, vários de vossos filhos experimentam grandes provações neste momento. A dor, a morte, o desânimo, o medo são realidades que avançam ferozmente contra esses nossos irmãos e irmãs. Confortai e alegrai esses corações que gritam no vale das lágrimas. Isso vos pedimos:

(Prece feita pela família dos devotos)

— Acolhei, em vosso coração misericordioso de Pai, nossas humildes preces, dando-nos um coração semelhante ao de vosso Filho, e que seja ungido pelo Espírito Santo.
— Amém.

08 – GESTO CONCRETO

— O Espírito Santo dá todas as ferramentas necessárias para que possamos produzir o fruto da caridade. Ele nos dá as sementes, mas somos nós os responsáveis por nutri-las para que Deus as faça germinar e frutificar. Peçamos ao Paráclito que nos auxilie no cultivo da caridade, para que sejamos frutuosos na distribuição desse dom tão importante. Irmãos e irmãs, convidamos vocês a fazerem esse ato de amor em sua comunidade. Que tal ajudarmos uma família ou uma instituição que está passando por necessidades neste momento? Se estiver a seu alcance, faça uma cesta de alimentos ou consiga alguns agasalhos e distribua-os àqueles que mais necessitam, pois alimentaremos e vestiremos o próprio Cristo, que nos dirá um dia: “Tive fome e me deste de comer; eu estava nu e me vestistes”.

Que o Espírito nos guie nessa missão de amor!
Neste momento, oferte seus dons e sua vida ao Pai de Misericórdia.

Música para as ofertas

09 – MOMENTO COM MARIA DO 1º DIA DA NOVENA DE PENTECOSTES 2022

— Nossa Igreja afirma que Maria, a santíssima Mãe de Deus, sempre virgem, é a obra-prima da missão do Filho e do Espírito na plenitude do tempo.
— Ó Virgem Gloriosa e Bendita, morada sublime do Verbo Divino, ensinai-nos também a sermos templo santo do Senhor.
— Pela primeira vez no desígnio da salvação e porque seu Espírito a preparou, o Pai encontra a morada na qual seu Filho e seu Espírito podem habitar entre os homens.
— Que nosso coração seja fértil como vosso ventre, que trouxe ao mundo o Dom do Amor. Tudo isso pedimos, por Cristo Senhor nosso. Amém.
Ave, Maria, cheia de graça…

10 – ORAÇÃO PELO SÍNODO

— Rezemos juntos a oração ao Divino Espírito Santo para que oriente e abençoe a caminhada sinodal de nossa Igreja:
— Eis-nos aqui, diante de vós, Espírito Santo! Eis-nos aqui, reunidos em vosso nome!
— Só a vós temos por Guia: vinde a nós, ficai conosco e dignai-vos habitar em nosso coração.
Ensinai-nos o rumo a seguir e como caminharmos juntos até a meta.
— Nós somos débeis e pecadores: não permitais que sejamos causadores da desordem; que a ignorância não nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas ou o preconceito nos tornem parciais.
— Que sejamos um em vós, caminhando juntos para a vida eterna, sem jamais nos afastarmos da verdade e da justiça.— Nós vos pedimos, vós que agis sempre em toda a parte, em comunhão com o Pai e o Filho, pelos séculos dos séculos. Amém.

11 – BÊNÇÃO FINAL

— Caríssimos irmãos e irmãs, abençoe-vos o Deus todo poderoso, a Trindade, que nos protege e nos inspira diariamente: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
— Arrisquemos sempre viver pela caridade. Ide em paz e propagai o Amor,
— pela força e pelo auxílio de Deus. Amém.

Canto final

 

A12 / Portal Kairós