Sugestões
Leia mais
- Quem é o novo papa?10/05/2025 - 11:45
- Retiro Quaresmal 2025 dos Jesuítas, mais uma opção para a Quaresma23/02/2025 - 00:10
- Frei Gilson Quaresma 2025: terço às 4 horas da manhã ao vivo05/02/2024 - 08:00
- Apresentando o Círio de Nazaré 202301/10/2023 - 17:15
- A liturgia do mês de setembro de 202327/08/2023 - 16:14
Quem é o novo papa?
/em Notícias CatólicasPapa Leão XIV – Robert Francis Prevost
Sob a majestosa tradição e solenidade do Vaticano, iluminado pelo esplendor de uma noite primaveril romana, o ex-cardeal Robert Francis Prevost Martínez emergiu na sacada da Basílica de São Pedro, tornando-se o primeiro papa nascido nos Estados Unidos na história. Ele adotou o nome papal de Leão 14, rapidamente celebrado pela imensa multidão reunida na Praça de São Pedro, que entoou espontaneamente “Le-on-e”, a versão italiana do latim Leo.
No intervalo entre a ascensão da fumaça branca sobre a chaminé da Capela Sistina, sinalizando que os 133 cardeais eleitores haviam tomado sua decisão pouco depois das 18h, horário local, e a aparição do novo pontífice, as ruas próximas ao Vaticano foram tomadas por uma onda de fiéis em movimento frenético. Jovens monges e freiras, tomados pela euforia, levantavam suas vestes para correr em direção à praça, ansiosos por testemunhar o momento histórico.
Entre os presentes, muitos ostentavam bandeiras nacionais enroladas nos ombros, enquanto alguns se aventuravam a subir em postes de iluminação e nas imponentes bases dos pilares para obter uma visão privilegiada. Bem à frente da Basílica de São Pedro, epicentro do mundo católico, a Guarda Suíça do Vaticano formou uma fileira impecável, exibindo suas clássicas alabardas, espadas e trajes renascentistas, enquanto uma banda do exército italiano pontuava a celebração com sua música solene. Leia mais
Retiro Quaresmal 2025 dos Jesuítas, mais uma opção para a Quaresma
/em Notícias CatólicasRetiro Quaresmal 2025: saiba mais sobre a metodologia e utilização do livro
Para oferecer um apoio a todos que farão a experiência do Retiro Quaresmal 2025, o Pe. Adroaldo Palaoro, SJ, coordenador da obra, preparou um vídeo de apoio no qual explica a proposta e a metodologia do livro. O jesuíta também esclarece pontos importantes sobre a organização do conteúdo e a como utilizá-lo em seu caminho de conversão espiritual.
O Retiro Quaresmal oferece um roteiro de oração diária para ajudar a viver de um modo inspirador este tempo de preparação para a Páscoa. Elaborada pelo CEI Brasil e Rede Servir, em parceria com a Rede Diakonia, a publicação reflete sobre o tema Fraternidade e Ecologia Integral e o lema Deus viu que tudo era muito bom (Gn 1, 31), da Campanha da Fraternidade 2025.
O livro está disponível para a venda nos canais de Edições Loyola e nas obras da Companhia de Jesus em todo o Brasil.
Leia mais
Frei Gilson Quaresma 2025: terço às 4 horas da manhã ao vivo
/em Notícias CatólicasQuando começa a Quaresma do Frei Gilson em 2025?
Quarta-feira, 5 de março de 2025 até quinta-feira, 20 de abril de 2025
Santo Rosário
ORAÇÕES DO ROSÁRIO – PARA TODOS OS DIAS
Deus Uno e Trino, Onipotente e eterno!
Antes de suplicarmos aos Vossos servos, os Santos Anjos,
prostramo-nos diante de Vós e Vos adoramos, Pai, Filho e Espírito Santo!
Bendito e louvado sejais por toda a eternidade!
E que todos os anjos e homens, por Vós criados, Vos adorem,
Vos amem e Vos sirvam, ó Deus santo, Deus forte, Deus imortal!
E vós, Maria, Rainha de todos os Anjos, aceitai benignamente as súplicas dirigidas aos vossos servos e apresentai-as junto do trono do Altíssimo vós que sois a Onipotência suplicante e Medianeira das graças, afim de obtermos graça, salvação e auxílio.
Amém.
Poderosos Santos Anjos, que por Deus nos fostes concedidos para nossa proteção e auxílio, em nome da Santíssima Trindade nós vos suplicamos:
Vinde depressa, socorrei-nos!
Nós vos suplicamos em nome do Preciosíssimo Sangue de, Nosso Senhor Jesus Cristo:
Vinde depressa, socorrei-nos!
Nós vos suplicamos pelo poderosíssimo nome de Jesus:
Vinde depressa, socorrei-nos!
Nós vos suplicamos por todas as chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo:
Vinde depressa, socorrei-nos!
Nós vos suplicamos por todos os martírios de Nosso Senhor Jesus Cristo:
Vinde depressa, socorrei-nos!
Nós vos suplicamos pela Palavra Santa de Deus:
Vinde depressa, socorrei-nos!
Nós vos suplicamos pelo Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo:
Vinde depressa, socorrei-nos!
Leia mais
Apresentando o Círio de Nazaré 2023
/em Círio 2023, Círio de Nazaré, Liturgia Católica, Notícias CatólicasCírio de Nazaré 2023
231o Círio de Nossa Senhora de Nazaré
Maria, Sinal de Esperança para o Povo de Deus em Caminho
Data: 8 de outubro de 2023
Belém, Pará, Brasil
Agenda do Círio de Nazaré 2023:
“Maria, Sinal de Esperança para o Povo de Deus em Caminho”
“Aprontai a vossa mente, sede sóbrios e colocai toda a vossa esperança na graça que vos será oferecida no dia da revelação de Jesus Cristo. Como filhos obedientes, não moldeis a vossa vida de acordo com as paixões de antigamente, do tempo de vossa ignorância. Antes, como é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos, também vós, em todo o vosso proceder. Pois está escrito: “Sereis santos porque eu sou santo” (1 Pd 1,13-16). “O que esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça” (2 Pd 3,13).
A Igreja nos forma e nos educa continuamente, através da Evangelização, da Catequese, da Liturgia e de nossas devoções, como este Centro de referência para todos os paraenses, a presença e a proteção de Nossa Senhora de Nazaré e o grande acontecimento que nos reúne, o Círio de Nazaré!
Todos os anos, temos a graça de reunir as famílias nas semanas que precedem o Círio, com a luz da Palavra de Deus, os ensinamentos da Igreja e a presença de Jesus entre aqueles que se amam como irmãos e irmãs!
Quem nos conduz pelas mãos é a Virgem Maria, que passa na nossa frente na peregrinação da fé. Ela é de fato um grande sinal, pois realiza tudo o que a Igreja quer e deve ser, como nos indica o Apocalipse: “Então apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés e, sobre a cabeça, uma coroa de doze estrelas” (Cf. Ap 12,1-6). Todas as virtudes que desejamos viver no seguimento de Jesus Cristo e no caminho do Reino de Deus encontram nela a plena realização. Leia mais
A liturgia do mês de setembro de 2023
/em Notícias CatólicasA oração com a Bíblia
Neste mês especialmente dedicado à Bíblia, a catequese do papa Francisco sobre “a oração com as Sagradas Escrituras” (27/1/2021) nos motiva a rezar “a partir de um trecho da Bíblia” e refletir sobre como temos escutado, acolhido e praticado a Palavra de Deus. “As palavras da Sagrada Escritura não foram escritas para permanecer presas nos papiros, nos pergaminhos ou no papel, mas para serem recebidas por uma pessoa que reza, fazendo-as brotar no próprio coração”, afirma o papa. Segundo ele, “nós somos ‘tabernáculos’ onde as palavras de Deus querem ser recebidas e guardadas”. No entanto, para rezar com a Escritura, é preciso a atitude de escuta atenta da Palavra, como o terreno fértil que acolhe a semente, ao invés da terra árida que a impede de germinar e crescer: “A Palavra de Deus, impregnada do Espírito Santo, quando recebida com um coração aberto, nunca deixa as situações como antes; sempre muda alguma coisa. E essa é a graça e a força da Palavra de Deus”.
A liturgia de cada dia de setembro de 2023
O Papa Francisco ressalta a importância da leitura orante da Sagrada Escritura, a lectio divina, indicando-nos os vários passos desse diálogo orante: a leitura de uma passagem bíblica com atenção, a fim de compreendê-la; o diálogo com a Escritura, perguntando-nos o que ela está nos dizendo; a contemplação. “Através da oração, a Palavra de Deus vem habitar em nós e nós habitamos nela.”
Estimulados pelas palavras de Francisco, possamos dedicar-nos mais à oração com as Sagradas Escrituras, acolhendo e meditando a Palavra de Deus, com especial atenção à liturgia da Palavra de cada missa. Continuemos unidos, em oração, pelo Sínodo convocado pelo papa Francisco – com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”- , que inicia sua etapa final no próximo mês, como ápice do caminho sinodal percorrido pela Igreja no mundo inteiro, desde outubro de 2021. Segundo afirmou o papa na homilia da missa de abertura do caminho sinodal, “o Sínodo é um caminho de discernimento espiritual, de discernimento eclesial, que se faz na adoração, na oração, em contato com a Palavra de Deus”.
Somos chamados a vivenciar, cada vez mais, a comunhão eclesial, com suas várias expressões, principalmente por meio da unidade com o sucessor de Pedro. É preciso “caminhar juntos”, conforme o significado da palavra “sínodo”, participando da vida e da missão da Igreja, sempre em comunhão.
Tenha uma infinidade de materiais católicos
Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)
Ajude o Portal Kairós do seu jeito
Leia mais