Frei Gilson Quaresma 2024: terço às 4 horas da manhã ao vivo

Santo Rosário

Itinerário Quaresmal 2024 em pdf:

ORAÇÕES DO ROSÁRIO – PARA TODOS OS DIAS

Frei Gilson Quaresma 2024Súplica Ardente aos Santos Anjos

Deus Uno e Trino, Onipotente e eterno!
Antes de suplicarmos aos Vossos servos, os Santos Anjos,
prostramo-nos diante de Vós e Vos adoramos, Pai, Filho e Espírito Santo!
Bendito e louvado sejais por toda a eternidade!
E que todos os anjos e homens, por Vós criados, Vos adorem,
Vos amem e Vos sirvam, ó Deus santo, Deus forte, Deus imortal!

E vós, Maria, Rainha de todos os Anjos, aceitai benignamente as súplicas dirigidas aos vossos servos e apresentai-as junto do trono do Altíssimo vós que sois a Onipotência suplicante e Medianeira das graças, afim de obtermos graça, salvação e auxílio.
Amém.

Poderosos Santos Anjos, que por Deus nos fostes concedidos para nossa proteção e auxílio, em nome da Santíssima Trindade nós vos suplicamos:
Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos em nome do Preciosíssimo Sangue de, Nosso Senhor Jesus Cristo:
Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos pelo poderosíssimo nome de Jesus:
Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos por todas as chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo:
Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos por todos os martírios de Nosso Senhor Jesus Cristo:
Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos pela Palavra Santa de Deus:
Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos pelo Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo:
Vinde depressa, socorrei-nos!

Leia mais

Apresentando o Círio de Nazaré 2023

Círio de Nazaré 2023

231o Círio de Nossa Senhora de Nazaré
Maria, Sinal de Esperança para o Povo de Deus em Caminho
Data: 8 de outubro de 2023
Belém, Pará, Brasil

Agenda do Círio de Nazaré 2023:

Apresentando o Círio de Nazaré 2023

“Maria, Sinal de Esperança para o Povo de Deus em Caminho”

“Aprontai a vossa mente, sede sóbrios e colocai toda a vossa esperança na graça que vos será oferecida no dia da revelação de Jesus Cristo. Como filhos obedientes, não moldeis a vossa vida de acordo com as paixões de antigamente, do tempo de vossa ignorância. Antes, como é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos, também vós, em todo o vosso proceder. Pois está escrito: “Sereis santos porque eu sou santo” (1 Pd 1,13-16). “O que esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça” (2 Pd 3,13).

A Igreja nos forma e nos educa continuamente, através da Evangelização, da Catequese, da Liturgia e de nossas devoções, como este Centro de referência para todos os paraenses, a presença e a proteção de Nossa Senhora de Nazaré e o grande acontecimento que nos reúne, o Círio de Nazaré!

Todos os anos, temos a graça de reunir as famílias nas semanas que precedem o Círio, com a luz da Palavra de Deus, os ensinamentos da Igreja e a presença de Jesus entre aqueles que se amam como irmãos e irmãs!

Quem nos conduz pelas mãos é a Virgem Maria, que passa na nossa frente na peregrinação da fé. Ela é de fato um grande sinal, pois realiza tudo o que a Igreja quer e deve ser, como nos indica o Apocalipse: “Então apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés e, sobre a cabeça, uma coroa de doze estrelas” (Cf. Ap 12,1-6). Todas as virtudes que desejamos viver no seguimento de Jesus Cristo e no caminho do Reino de Deus encontram nela a plena realização. Leia mais

A liturgia do mês de setembro de 2023

A oração com a Bíblia

Liturgia do mês de setembro de 2023

Neste mês especialmente dedicado à Bíblia, a catequese do papa Francisco sobre “a oração com as Sagradas Escrituras” (27/1/2021) nos motiva a rezar “a partir de um trecho da Bíblia” e refletir sobre como temos escutado, acolhido e praticado a Palavra de Deus. “As palavras da Sagrada Escritura não foram escritas para permanecer presas nos papiros, nos pergaminhos ou no papel, mas para serem recebidas por uma pessoa que reza, fazendo-as brotar no próprio coração”, afirma o papa. Segundo ele, “nós somos ‘tabernáculos’ onde as palavras de Deus querem ser recebidas e guardadas”. No entanto, para rezar com a Escritura, é preciso a atitude de escuta atenta da Palavra, como o terreno fértil que acolhe a semente, ao invés da terra árida que a impede de germinar e crescer: “A Palavra de Deus, impregnada do Espírito Santo, quando recebida com um coração aberto, nunca deixa as situações como antes; sempre muda alguma coisa. E essa é a graça e a força da Palavra de Deus”.

A liturgia de cada dia de setembro de 2023

O Papa Francisco ressalta a importância da leitura orante da Sagrada Escritura, a lectio divina, indicando-nos os vários passos desse diálogo orante: a leitura de uma passagem bíblica com atenção, a fim de compreendê-la; o diálogo com a Escritura, perguntando-nos o que ela está nos dizendo; a contemplação. “Através da oração, a Palavra de Deus vem habitar em nós e nós habitamos nela.”

Estimulados pelas palavras de Francisco, possamos dedicar-nos mais à oração com as Sagradas Escrituras, acolhendo e meditando a Palavra de Deus, com especial atenção à liturgia da Palavra de cada missa. Continuemos unidos, em oração, pelo Sínodo convocado pelo papa Francisco – com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”- , que inicia sua etapa final no próximo mês, como ápice do caminho sinodal percorrido pela Igreja no mundo inteiro, desde outubro de 2021. Segundo afirmou o papa na homilia da missa de abertura do caminho sinodal, “o Sínodo é um caminho de discernimento espiritual, de discernimento eclesial, que se faz na adoração, na oração, em contato com a Palavra de Deus”.

Somos chamados a vivenciar, cada vez mais, a comunhão eclesial, com suas várias expressões, principalmente por meio da unidade com o sucessor de Pedro. É preciso “caminhar juntos”, conforme o significado da palavra “sínodo”, participando da vida e da missão da Igreja, sempre em comunhão.

Pelas pessoas marginalizadas: Rezemos para que as pessoas que vivem à margem da sociedade, em condições de vida desumanas, não sejam esquecidas pelas instituições e jamais sejam consideradas descartáveis.

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Leia mais

A liturgia do mês de agosto de 2023

A oração contemplativa

Liturgia do mês de agosto de 2023

No atual ritmo de vida, com tantas tarefas e preocupações, corre-se o risco de perder a capacidade de contemplar. O papa Francisco dedicou uma das suas catequeses sobre a oração ao tema da “oração contemplativa” (5/5/2021), esclarecendo inicialmente que a “dimensão contemplativa do ser humano”, com suas variadas expressões, “é um pouco como o ‘sal’ da vida: dá sabor, dá gosto aos nossos dias”. Ele ressalta, na vida de Jesus,”os tempos, os espaços, os silêncios, a comunhão amorosa” na sua relação com o Pai celestial, definindo “o caminho da oração e da contemplação” como “ação do amor em diálogo silencioso com Jesus”, resumido na atitude:”Eu olho para Ele, Ele olha para mim”.

O papa alerta sobre o modo equivocado de compreender “a contemplação em oposição à ação”, como fizeram “alguns mestres de espiritualidade do passado”, que “exaltaram aquelas vocações que fogem do mundo e dos seus problemas, a fim de se dedicarem inteiramente à oração”. Ele ressalta que,”em Jesus Cristo, na sua pessoa e no Evangelho, não há oposição entre a contemplação e a ação”.

As palavras de Francisco ecoam em nosso coração e nas comunidades, neste mês vocacional 2023, recordando-nos o seguinte:”Há apenas um grande chamado no Evangelho, que é seguir Jesus no caminho do amor. Este é o ápice e o centro de tudo. Nesse sentido, caridade e contemplação são sinónimos”. Ele nos faz pensar nas vocações como diferentes modos de viver a vocação para seguir a Cristo.

Procuremos rezar sempre pelas vocações, em resposta à palavra de Jesus: “Pedi ao Senhor da messe que envie trabalhadores para a colheita” (Lc 10,3). Procuremos também refletir sobre como temos vivido a própria vocação, unindo contemplação e ação. A contemplação acompanha e integra o serviço aos irmãos e a ação pastoral. A própria vida contemplativa é serviço à Igreja, consistindo em rezar com a Igreja e pela Igreja.

Na Igreja, a diversidade de vocações e ministérios deve ser compreendida e vivida no horizonte da comunhão e da missão. Todos são chamados a participar da Igreja, segundo a própria vocação, caminhando unidos, em vista da missão. Estamos nos aproximando da etapa final do Sínodo – que traz o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Busquemos participar e caminhar sempre mais unidos, assumindo juntos a missão, conforme a diversidade de dons e vocações.

Pela Jornada Mundial da Juventude: Rezemos para que a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa ajude os jovens a pôr-se a caminho, testemunhando o Evangelho com a própria vida.

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Leia mais

A liturgia do mês de março de 2023

A oração perseverante

Liturgia do mês de março de 2023

Nas suas catequeses sobre a oração, o papa Francisco ressaltou a importância da oração perseverante, recorrendo ao exemplo de Jesus e aos seus ensinamentos: “Jesus deu exemplo de uma oração contínua, praticada com perseverança”. Ele nos ensinou a rezar “com insistência, sem se cansar”. Necessitamos rezar nas diferentes situações, nas alegrias e dores, pois,”se não rezarmos, não teremos forças para ir em frente na vida; a oração é como o oxigênio da vida”, afirma o papa.

Ele se referiu, de modo especial, à necessidade da perseverança na oração quando se passa por situações mais difíceis, principalmente quando não se alcança imediatamente o que se pede. O papa afirma que “o ensinamento do Evangelho é claro: é preciso rezar sempre, até quando tudo parece vão, quando Deus nos parece surdo e mudo, e que perdemos tempo. Mesmo que o céu se ofusque, o cristão não deixa de rezar. Sua oração anda de mãos dadas com a fé”.

A oração perseverante brota da fé.”Deus é mais paciente do que nós, e quem bate à porta do seu coração, com fé e perseverança, não fica desiludido. Deus responde sempre”, enfatiza Francisco, recordando-nos que muitos santos e santas experimentaram o silêncio de Deus, a “noite da fé”, mas perseveraram na oração:”Nas noites da fé, quem reza nunca está sozinho”, pois conta com Jesus e o Espírito Santo. E o papa acrescenta:”Não esqueçamos o Espírito Santo que ora em nós; é ele que nos leva a orar, leva-nos a Jesus”. Assim sendo,”o cristão que reza nada teme, confia-se ao Espírito Santo, que nos foi dado como dom e que reza em nós, suscitando a oração”.

Neste tempo da Quaresma 2023, a catequese do papa Francisco sobre a oração perseverante ajuda-nos muito a refletir sobre como temos rezado e nos estimula à perseverança na oração. No caminho quaresmal de conversão que estamos percorrendo rumo à Páscoa, a oração deve ocupar um lugar especial, juntamente com a penitência e a caridade. Não basta rezar de vez em quando ou apenas em ocasiões especiais. É preciso rezar sempre, lembrando-nos da importância da oração em comunidade, da participação perseverante na celebração eucarística, especialmente aos domingos. A oração perseverante, nesta Quaresma, seja acompanhada da perseverança no amor fraterno, que se expressa na misericórdia e no perdão, na compaixão e solidariedade para com os que mais sofrem.

Rezemos por quantos sofrem por causa do mal cometido por parte de membros da comunidade eclesial, para que encontrem na própria Igreja uma resposta concreta às suas dores e aos seus sofrimentos.

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Leia mais

Sugestões