Nos encontramos na Jornada Mundial da Juventude 2022 em Lisboa

#JMJ2022

Jornada Mundial da Juventude 2022 em Lisboa

Jornada Mundial da Juventude 2022 em Lisboa

A próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) já tem confirmada a sua próxima sede, conforme foi anunciado pelo presidente do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Farrell, neste domingo, 27 de janeiro. Será em Lisboa, Portugal, em 2022.

“A próxima Jornada Mundial da Juventude será em Portugal”, assim o Cardeal Farrel fez o anúncio mais aguardado dos últimos dias, ao final da Missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Panamá 2019, no Campo São João Paulo II, o que foi acompanhado com alegria por parte dos peregrinos portugueses, que fizeram grande festa no Panamá.

Em sua saudação ao final da Santa Missa, o Papa Francisco afirmou: Já foi anunciado o local da próxima Jornada Mundial da Juventude. Peço-vos para não deixar resfriar o que vivestes nestes dias. Regressai às vossas paróquias e comunidades, às vossas famílias e aos vossos amigos, e transmiti esta experiência, para que outros possam vibrar com a força e o sonho que tendes em vós. Com Maria, continuai a dizer “sim” ao sonho que Deus semeou em vós”.

Sobre a JMJ

A JMJ foi criada por São João Paulo II e acontece a cada ano nas dioceses ao redor do mundo. Mas, a cada certo tempo, em um evento especial, congrega jovens de todo o mundo em uma cidade para celebrar a alegria da fé e compartilhar com o Papa.

A primeira Jornada Mundial da Juventude foi realizada em Roma (Itália), em 1985.

No Brasil

A XXVIII Jornada Mundial da Juventude (ou apenas JMJ Rio 2013) aconteceu de 23 a 28 de julho de 2013 no Rio de Janeiro, Brasil. Pela primeira vez, esse evento da Igreja Católica ocorreu em um país cuja língua portuguesa é majoritária, e pela segunda vez em um país da América do Sul – o primeiro encontro no subcontinente foi na Argentina em 1987.

A escolha da cidade brasileira foi feita pelo então papa Bento XVI em 2011, no encerramento da Jornada Mundial da Juventude daquele ano.

Com a renúncia do papa Bento XVI em fevereiro de 2013, o evento foi conduzido pelo seu sucessor, papa Francisco. Foi o primeiro encontro do novo papa com a juventude católica e também o primeiro evento internacional do seu pontificado.

A JMJ Rio 2013 foi considerada como “o maior evento da história do Rio de Janeiro” pelo prefeito da cidade.

Patriarcado de Lisboa / Portal Kairós

Acompanhe a JMJ 2019 – World Youth Day 2019

Acompanhe a Jornada Mundial da Juventude 2019

Site oficial da Arquidiocese do Panamá:
Arquidiocesis de Panama (oficial)

A Jornada Mundial da Juventude de 2019
Começou:
na terça – 22 de janeiro
e termina em:
no domingo – 27 de janeiro

World Youth Day 2019
Began on:
Tuesday – January 22
and ends on:
Sunday – January 27

Mensagem do Papa Francisco para a JMJ Panamá 2019

JMJ Panamá 2019

O Papa Francisco incentivou os jovens a participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá no Panamá em janeiro de 2019, com uma mensagem de vídeo que a Santa Sé divulgou no dia 21 de novembro de 2018.

A seguir, o texto completo da mensagem de vídeo do Papa Francisco:

Queridos jovens!

Vai-se aproximando a Jornada Mundial da Juventude, que será celebrada no Panamá em janeiro do próximo ano e terá como tema a resposta da Virgem Maria à chamada de Deus: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra» (Lc 1, 38).

As suas palavras são um «sim» audaz e generoso; o sim de quem compreendeu o segredo da vocação: sair de si mesmo e pôr-se ao serviço dos outros. A nossa vida só encontra sentido no serviço a Deus e ao próximo.

Há muitos jovens, crentes ou não crentes, que, no final dum período de estudos, mostram desejo de ajudar os outros, fazer algo pelos que sofrem. Esta é a força dos jovens, a força de todos vós, que pode transformar o mundo; esta é a revolução que pode desbaratar os «poderes fortes» desta terra: a «revolução» do serviço.

Para colocar-se ao serviço dos outros não basta estar pronto para a ação, é preciso também entrar em diálogo com Deus, numa atitude de escuta, como fez Maria. Ela escutou o que o anjo Lhe dizia e, depois, respondeu. A partir deste relacionamento com Deus no silêncio do coração, descobrimos a nossa identidade e a vocação a que nos chama o Senhor; a vocação pode expressar-se em várias formas: no matrimônio, na vida consagrada, no sacerdócio… Mas todas elas são caminhos para seguir Jesus. O importante é descobrir aquilo que o Senhor espera de nós e ter a audácia de dizer «sim».

Maria foi uma mulher feliz, porque generosa com Deus, aberta ao plano que tinha para Ela. As propostas de Deus para nós, como a que fez a Maria, não são para satisfazer sonhos mas para acender desejos; para fazer com que a nossa vida dê fruto, faça desabrochar muitos sorrisos e alegre muitos corações. Responder afirmativamente a Deus é o primeiro passo para ser feliz e tornar felizes muitas pessoas.

Queridos jovens, tende a coragem de entrar, cada um, no próprio interior e perguntar a Deus: Que quereis de mim? Deixai que o Senhor vos fale, e vereis a vossa vida transformar-se e encher-se de alegria.

Na iminência da Jornada Mundial da Juventude no Panamá, convido-vos a preparar-vos, acompanhando e participando em todas as iniciativas que se vão realizando. Isto ajudar-vos-á a caminhar para tal meta. Que a Virgem Maria vos acompanhe nesta peregrinação e o seu exemplo vos induza a ser audazes e generosos na resposta.

Boa caminhada rumo ao Panamá! E, por favor, não vos esqueçais de rezar por mim. Até breve!

Vaticano / Portal Kairós

JMJ Panamá 2019 lança a versão internacional do Hino Oficial

Versão internacional do Hino oficial da JMJ 2019

World Youth Day Panama 2019

A 48° “Cena de Pan y Vino” (Jantar do Pão e Vinho), um evento realizado uma vez por ano para arrecadar fundos para o Seminário Maior San José, foi o cenário escolhido para o lançamento da versão internacional do hino da 34ª Jornada Mundial da Juventude Panamá 2019, gravado nos 5 idiomas oficiais (espanhol, inglês, francês, italiano e português).

“A Jornada Mundial da Juventude é um evento internacional e multilíngue, portanto o hino deve ser cantado em vários idiomas; não podemos esquecer que, ainda que se espere que a maioria dos peregrinos sejam de origem hispânica, muitos serão de língua portuguesa, inglesa, italiana e francesa”, disse Pedro Guevara Mann, Diretor Artístico da JMJ Panamá 2019.

O hino, composto pelo panamenho Abdiel Jiménez, será cantado e escutado nos cinco continentes. Portanto, para que se conseguisse uma adaptação que fosse fiel à música de Jiménez, Guevara Mann contatou vários compositores católicos de reconhecimento internacional para que ajudassem com as traduções.

Desta forma, a versão italiana foi adaptada pelo maestro Marco Frisina, que é conhecido por sua composição Jesus Christ You Are My Life, lançada na JMJ de Roma no ano 2000 e que se tornou no hino extraoficial de todas as JMJs.

A versão em língua portuguesa foi adaptada por Ziza Fernandes, do Brasil; a versão em inglês pelo Padre Robert Galea, da Austrália; a versão francesa pelos talentosos músicos e compositores da Comunidade Chemin Neuf, da França.

Uma vez aprovadas as versões em cada idioma, Guevara Mann trabalhou com o arranjador do hino, Aníbal Muñoz, para conseguir a combinação perfeita. A versão foi toda gravada no Panamá, usando o talento de artistas católicos panamenhos, que tiveram que apurar seus conhecimentos nestes idiomas.

Os intérpretes da versão internacional do hino são: Gabriel Díaz e Marisol Carrasco (espanhol), Lucia Muñoz e Pepe Casis (italiano), Naty Beitia (francês), José Berástegui e Eduviges Tejedor, do Panamá (inglês) e Erick Vianna e Kiara Vasconcelos (português), da Comunidade Shalom do Brasil, que estão no Panamá trabalhando para a JMJ que será em janeiro de 2019.

Logo após o lançamento da versão internacional do hino da JMJ Panamá 2019, foi apresentado o vídeo, gravado em diferentes dioceses do Panamá, confira e compartilhe:


Video Oficial – Versión Internacional del Himno de la JMJ #Panama2019

Composed  by  Abdiel  Jiménez
Music  Arranged  by  Anibal  Muñoz.
The  original  title,  “Hágase  en  mí  según  tu  Palabra.”
WYD  Panama  2019:  Theme  Song  Video

Versão oficial em português do hino da JMJ Panamá 2019 é lançado

Jovens podem agora cantar o hino da JMJ 2019 na versão em língua portuguesa

Na manhã do dia 14 de maio de 2018, foi lançado clipe do Hino Oficial em língua portuguesa da jornada do Panamá: “Faça-se em mim segundo a Tua Palavra”.

Sob a coordenação da cantora católica Ziza Fernandes e da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a gravação em português do hino da JMJ aconteceu nos dias 26 e 27 de março, reunindo 25 cantores católicos do país. O projeto também contou a atuação da equipe jovem de comunicação da CEPJ, os “Jovens Conectados”, que desempenhou um trabalho de cobertura e divulgação desta produção e veiculou o lançamento o hino para os brasileiros.

Baixe o áudio em português e espanhol:

Baixe a letra em português e espanhol e cifra em espanhol:

Layla Kamila, membro da equipe dos Jovens Conectados, disse que ouvir o hino em língua portuguesa foi como se sentir parte do corpo Jornada Mundial da Juventude. “Saber que o Brasil e os demais países de língua portuguesa estão representados e ver cada cena, a letra que evidencia a presença Mariana, dão um tom especial!”, afirmou.

“Ser como Maria, que um dia disse sim, quando foi chamada ao seu projeto!”, é um dos trechos do hino da jornada do Panamá, que apresenta a Mãe de Deus como modelo de discipulado e do anúncio da Boa Nova de Cristo. “Se nos deixarmos contagiar pelo exemplo de Maria, viveremos concretamente aquela caridade que nos impele a amar a Deus acima de tudo e de nós mesmos, a amar as pessoas com quem partilhamos a vida diária”, disse o Papa Francisco na mensagem da jornada deste ano, que constitui mais um passo para a JMJ de 2019.

Letra do hino da Campanha da Fraternidade 2019

Respondendo ao chamado de Deus, em ritmo panamenho!

O Hino da JMJ 2019 traz como base o trecho do Evangelho de Lucas que narra a resposta de Maria à vontade de Deus: Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38), lema escolhido pelo Papa Francisco para XXXII jornada mundial da juventude, que acontecerá no Panamá, de 22 à 27 de Janeiro.

Formado por ritmos próprios da cultura panamenha, o hino é composição de Abdiel Jiménez, catequista e salmista da paróquia Cristo Ressuscitado, em San Miguelito, autor de várias obras litúrgicas, membro de diversos coros e formado pela Faculdade de Ciências Religiosas da Universidade Católica Santa María La Antigua.

Hino oficial: “Hágase en mí según tu palavra”
Escritos e Compositor: Abdiel Jiménez

Hino oficial em Língua Portuguesa: “Faça-se em mim a Tua palavra”
Tradução para Língua Portuguesa: Ziza Fernandes

Artistas que gentilmente cooperaram com este projeto: 1.Adriana Arydes 2.Aline Souza 3.Ana Lúcia 4. André Leite 5. Diego Contiero 6. Diego Fernandes 7. Fátima Souza 8. Hugo Santos 9. Larissa Viana 10. Mayra 11. Pitter di Laura 12. Polyana Demori 13. Ziza Fernandes 14. Ana Gabriela 15. Davidson Silva 16. Débora Pires 17. Eliana Ribeiro 18. Gil Monteiro 19. Gustavo Osterno 20. Olívia Ferreira 21. Rafael Morel 22. Raquel Carpejani 23. Thiago Brado 24. Walmir Alencar 25. Eugênio Jorge 26. Dunga 27. Marcelo Duarte 28. Raquel Carpejani 29. Pe Fábio de Melo

https://jovensconectados.org.br/panama2019/

Vídeo oficial em Espanhol:

Maurício Alves, dos Jovens Conectados

Confira em breve a cobertura da Campanha da Fraternidade 2019:

Tema e lema da CF 2019:
Tema: Fraternidade e Políticas Públicas
Lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27)