A liturgia do mês de janeiro de 2022

Recomeçar com Esperança

Liturgia do mês de janeiro de 2022

A carta encíclica do papa Francisco denominada Fratelli Tutti, de 3 de outubro de 2020, sobre “a fraternidade e a amizade social” pela importância e urgência de sua temática, continua a nos interpelar e produzir frutos. Por ser uma “encíclica social”, nos seus argumentos e destinatários, ultrapassa as fronteiras da Igreja católica, interpelando a todos. Os critérios e valores do Evangelho, transmitidos pela Doutrina Social da Igreja, fundamentam a reflexão. No seu ensinamento, a Igreja não tem a pretensão de oferecer soluções técnicas para os problemas sociais, e sim o que ela tem de mais precioso, o Evangelho de Jesus Cristo.

Intenção da liturgia do mês de janeiro de 2022: Para que todas as pessoas que sofrem discriminação e perseguição religiosa encontrem nas sociedades onde vivem o reconhecimento dos próprios direitos e da dignidade que nasce de sermos irmãos.

O título italiano Fratelli Tutti, traduzido como “Todos irmãos”, provém do modo como “escrevia São Francisco de Assis, dirigindo-se a seus irmãos e irmãs”, segundo explica o papa, logo no início.  A encíclica é um convite à vivência, no mundo de hoje, da “fraternidade e amizade social” Os títulos dos seus oito capítulos despertam interesse e reflexão, iniciando-se com “As sombras de um mundo fechado” (capítulo I) e terminando com “As religiões a serviço da fraternidade no mundo” (capítulo VIII). “Mundo aberto”, “coração aberto”, “diálogo”, “fraternidade”, “amizade social” e “encontro” são termos que aparecem nos títulos dos seus capítulos e na reflexão desenvolvida, indicando-nos o caminho a seguir.

Assine nosso Canal no YouTube!

A Fratelli Tutti desinstala quem está acomodado diante dos problemas sociais, reacende a esperança e estimula a caminhar na “fraternidade sem fronteiras” O papa não quer que permaneçamos nas “sombras de um mundo fechado”, mas nos motiva a pensar e trilhar “caminhos de esperança” (n. 54). “Deus continua a espalhar sementes de bem na humanidade”, sendo nossa vida “tecida e sustentada” pelo amor de tantas pessoas que se dedicam a servir e a cuidar de nós.

Neste início de 2022, temos oportunidade privilegiada de recomeçar, trilhando, com esperança, o caminho da fraternidade indicado pelo papa Francisco.” A esperança é ousada, sabe olhar para além das comodidades pessoais, das pequenas seguranças e compensações que reduzem o horizonte, para se abrir aos grandes ideais que tornam a vida mais bela e digna” (n. 55). Neste novo ano, possa ecoar, em nosso
coração e no mundo, o convite do papa: “Caminhemos na esperança!”

Dia / Comemorações da liturgia do mês de janeiro de 2022

01 – Santa Maria, Mãe de Deus – Dia mundial da paz

02 – Epifania do Senhor

03 – Santíssimo Nome de Jesus
07 – São Raimundo de Penyafort – Beata Lindalva J. de Oliveira / 1ª sexta-feira
09 – Batismo do Senhor
13 – Santo Hilário
15 – Santo Arnaldo Janssen

16 – 2° domingo do Tempo Comum

17 – Santo Antão
20 – São Fabiano; São Sebastião
21 – Santa Inês
22 – São Vicente (diácono); São Vicente Pallotti

23 – 3° domingo do Tempo Comum

24 – São Francisco de Sales
25 – Conversão de São Paulo
26 – Santos Timóteo e Tito
27 – Santa Ângela Mérici
28 – Santo Tomás de Aquino
29 – São José Freinademetz

30 – 4° domingo do Tempo Comum

31 – São João Bosco

 

D. Sérgio da Rocha – Cardeal Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil / Portal Kairós

Reflexão e sugestão para a Festa do Batismo do Senhor 2022 – Ano C

Para: 09/01/2022

Batismo do Senhor 2022 – Ano C

Is 42,1-4.6-7; Sl 28; At 10,34-38;lc 3,15-16.21-22

Batismo do Senhor 2022

O tempo litúrgico do Natal se conclui com a festa do Batismo do Senhor 2022. Ele, o Verbo eterno do Pai, fez-se carne, habitou entre nós e é o Deus verdadeiro e Homem verdadeiro. Ele assumiu não apenas um corpo, mas toda a condição humana. Jesus inaugura no Batismo, recebido de João às margens do Rio Jordão, sua ação missionária pública e, certamente, sabia que sua missão não seria fácil, que o levaria ao Calvário. Ele tem clareza do que vai fazer e qual será a reação das pessoas diante do projeto do Reino. Jesus se apresentou para ser batizado por João.

Era o batismo de penitência e de purificação dos pecados. E seu Batismo nos faz pensar em nosso Batismo, que é sacramento e foi instituído por Jesus. À beira do Rio Jordão, o Pai se fez solidário com seu Filho, que, por sua vez, abraçou sua missão e foi fiel até o fim: “Tu és meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”. Escutar o ensinamento de Cristo é mais do que dever cristão, é salvação.

Nosso batismo é a fonte de amor para todos os filhos de Deus, fonte de amor eterno. Amor para com Deus passa necessariamente no amor para com os irmãos. Se amamos a Deus e guardamos seus mandamentos, amamos também ao próximo. Existe uma relação muito próxima entre amor a Deus e amor aos filhos de Deus, isto é, ao próximo. Recebendo o batismo de João, Jesus manifestou toda a sua docilidade ao Pai e sua generosa solidariedade com os pecadores. Leia mais

Reflexão e sugestão para a Festa da Sagrada Família 2021: Jesus, Maria e José – Ano C

Para: 26/12/2021

Sagrada Família 2021: Jesus, Maria e José – Ano C

Eclo 3,3-7.14-17a; SI 127; Cl 3,12-21; Lc 2,41-52

Sagrada Família 2021

Recordamos hoje a “Sagrada Família 2021”, Jesus, Maria e José. Deus que escolheu se encarnar em uma família, mostra-nos que, por meio dela, Ele se manifesta ao mundo. Aprendemos que a realização da salvação de Deus para a humanidade passa necessariamente pela experiência familiar. Quando honramos e respeitamos nossa família, manifestando nosso afeto e nossa dedicação, estamos, na verdade, amando e respeitando o próprio Deus (Eclo 3,3s). Os valores da gratidão, do respeito e do perdão, que devem ser aprendidos e vividos no seio familiar, são também fundamentais em nossa vida de fé.

Por isso a vida familiar, que deve ser promovida e vivida por todos os cristãos, seja por meio dos valores do Evangelho, seja por meio da formação-da consciência em relação a esse tema na sociedade, é decisiva para o futuro do mundo e da Igreja. Em todos os tempos, a família sempre enfrentou grandes desafios. A Bíblia está repleta de famílias que passaram por crises e dificuldades. Nos dias atuais, são, sobretudo, as drogas e a violência as grandes ameaças. O papa Francisco, na Exortação Apostólica Amoris Laetitia, recordou-nos que a família “deve ser reflexo do amor divino, que conforta com a palavra, o olhar, a ajuda, a carícia, o abraço”.

Certo é que não existem nem existirão famílias perfeitas. A única família perfeita que conhecemos é própria Santíssima Trindade. Mas é bonito e edificante sabermos que muitas famílias, que estão bem longe de se considerarem perfeitas, vivem no amor, realizam sua vocação e continuam suas lutas, embora caiam, muitas vezes, ao longo do caminho. Aliás, esta é também uma missão da família: apoiar-se e colaborar para o crescimento humano e espiritual uns dos outros.

No Evangelho, vemos elementos próprios da vida familiar. Notamos claramente como José e Maria lidam com situação de crise, na ocasião da perda de Jesus em Jerusalém (Lc 2,48). Manifestam serenamente sua preocupação e se abrem para o diálogo. Essa atitude deve servir de inspiração para nós, esposos, pais e filhos de hoje. “Ser família é uma experiência espiritual profunda, que faz contemplar cada ente querido com os olhos de Deus e reconhecer Cristo nele” (Papa Francisco).

Sugestões litúrgicas para a Festa da Sagrada Família 2021: Jesus, Maria e José – Ano C

Sagrada Família 2021

– Procissão de entrada: destacar o núcleo familiar, com a entrada de pai, mãe, filho.

– Ato penitencial: destacar as atitudes individuais destrutivas do ambiente familiar, a degeneração institucionalizada da moral familiar e mostrar que a misericórdia e o perdão serão a energia para o restabelecimento da dignidade da família.

– Abraço da paz: incentivar que os membros da família estejam próximos e assumam um pequeno compromisso de trabalhar para á harmonia familiar.

– Cantar, em algum momento oportuno, a oração da família: “Abençoa, Senhor, as famílias. Amém. Abençoa, Senhor, a minha também…”

Feliz 2022, para todos da Família Portal Kairós!

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós

9º dia da Novena de Natal 2021 do Santuário de Aparecida

PELA TV APARECIDA
Novena de Natal 2021
Dias 13, 14, 15, 16, 17 e  20 (segunda), 21 (terça), 22 (quarta) e 23/12/2021 (Quinta) Último dia
Nos vemos em 2022 – Feliz Natal!

Das 19h00 às 19h30 – Basílica Histórica – Transmissão ao vivo

9º dia da Novena de Natal 2021

Natal: Deus sempre nascendo entre nós!

9º dia da Novena de Natal 2021
01 – Caminhando no Senhor

Antífona: Ó sublime alegria em saber que a vida ganhou sua plenitude no coração daquele que veio morar entre nós: Jesus, nascido de Maria, Filho de Deus, nosso Senhor.

— Aproximando-nos do Natal, bate forte nosso coração, pois vem aquele que traz a plenitude da vida.
— Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
— A nova e eterna Aliança, Jesus, o Verbo eterno do Pai, fez-se criança para que todos pudessem se aproximar do Belo Amor.
— Isso nos prova que o Senhor nos acolhe em sua misericórdia.
— É a mais bela presença que revigora nosso olhar e nos faz enxergar a vida com esperança.
— Bendita seja Maria, bendito seja José, que nos mostraram a mais pura ternura divina. Amém.
(Cantado) Entoai ação de graças e cantai um canto novo! Aclamai ao Deus Senhor, aclamai-o com fé e amor!
Símbolo: velas acesas trazidas por crianças, relembrando todas as vítimas da pandemia e outras doenças. Solidariedade com a vida (preparar o número de pessoas falecidas ao longo do ano, em decorrência de doenças, e colocá-lo na manjedoura, em uma placa… Deus sempre nascendo e nos dando sua Luz, que resplandece).

02 – Louvor da Família

— Nossa Família, Senhor, pode experimentar, em cada dia, a inseparável alegria que vós tendes por nós.
— Somos felizes, pois estais presente em nossa história e em nossa Família, com vosso amor sem-fim.
— Bendita seja a Família que sabe compreender que Deus é a liberdade e a paz sem- fim.
— Quando o Senhor tem seu lugar em nossa história, nada pode tirar nossa alegria.
— Como foi bonito o nascimento de Jesus em Belém, mesmo sem ter as coisas necessárias daquela hora!
— No seio de uma Família que faz a vontade de Deus, só pode mesmo a vida florescer.
— O Deus, que amamos, está sempre nascendo entre nós, pois Ele quer nos ofertar sem cessar sua própria vida.
— Obrigado, Senhor, por nossa Família, pela Família de Nazaré, por Belém e Nazaré. Amém.

Apresentando o Advento e Natal 2021

Apresentando a Novena de Natal 2021

8º dia da Novena de Natal 2021 do Santuário de Aparecida

Novena da Natal 2021 de Aparecida em pdf:

03 – A Palavra nos une

Leia mais

8º dia da Novena de Natal 2021 do Santuário de Aparecida

PELA TV APARECIDA
Novena de Natal 2021
Dias 13, 14, 15, 16, 17 e  20 (segunda), 21 (terça), 22 (quarta) e 23/12/2021

Das 19h00 às 19h30 – Basílica Histórica – Transmissão ao vivo

8º dia da Novena de Natal 2021

Família: sal, fermento, luz do Reino!

8º dia da Novena de Natal 2021
01 – Caminhando no Senhor

Antífona: Ó alimento, que tem o gosto de Deus; ó fermento, tão capaz de fazer crescer, deixai que a luz do Reino faça dissipar as trevas que nos rodeiam.

— Senhor, vós nos chamais para sermos no mundo sal, luz e fermento, tornando vosso Reino vivo e presente.
— Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
— Vossa graça nos acompanha em cada dia, pois vós mesmo desejais que estejamos perto de vós.
— Por isso, não vos cansais de nos dar vosso amor, que nos faz ser fermento transformador.
— Assim não há lugar para trevas na Família e na Comunidade, na sociedade e no mundo inteiro.
— Queremos, Senhor, que vosso coração seja nossa casa, nossa vida e nossa paz. Amém.
(Cantado) Entoai ação de graças e cantai um canto novo! Aclamai ao Deus Senhor, aclamai-o com fé e amor!
Símbolo: uma muda de videira ou arranjos de flores que tenham raízes (inspiração no Sl 127). A Família como fonte de novos “rebentos”, equilibrados, comprometidos.

02 – Louvor da Família

— Bendita seja a Família que reconhece a alegria de pertencer ao Reino do Céu.
— E fortes serão os laços do amor que os unem num só coração.
—Temos a alegria de sermos Família, de sermos o sal da terra, a luz do mundo, dons preciosos em nossos dias.
— E, com esforço e dedicação, vamos construindo sem cessar nossa Família.
— Não nos deixeis perder o encanto, nem tenham lugar, em nossa Família, o desânimo e a desunião.
— Seja de vosso agrado nossa sinceridade em vos amar e servir.
— Na alegria do Natal de Jesus, fazei-nos caminhar como sal e como luz, nas sendas de vosso Reino.
— Vinde, Senhor Jesus, e renovai-nos em vossa luz, que nos guia nesta vida. Amém.

Apresentando o Advento e Natal 2021

Apresentando a Novena de Natal 2021

7º dia da Novena de Natal 2021 do Santuário de Aparecida

Novena da Natal 2021 de Aparecida em pdf:

03 – A Palavra nos une

Leia mais