Círio de Nazaré

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2021

Nossa Senhora de Nazaré 2021

 Nossa Senhora de Nazaré 2021 - Arte

Cartaz do Círio de Nazaré 2021 para baixar:

Livro de Peregrinação do Círio de Nazaré 2021 em pdf:

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2021 é uma devoção bonita, expressiva do povo de Deus em relação à mãe do Senhor. É uma demonstração pública do amor de Deus por meio de Maria que vai se perpetuando sempre mais em nossos lares e nas vidas das pessoas. Ele agrupa milhares de peregrinos provenientes de diversas partes da região e do Brasil de modo que as pessoas vivem momentos de graça e de louvor ao Deus Uno e Trino. O Círio aponta à imagem de nossa Senhora de Nazaré na qual o Estado do Pará é muito forte, próximo do povo peregrino. O Círio é a grande multidão de fiéis que honram a Mãe do Filho de Deus, com alegria e com amor.
O Círio é uma palavra latina cereus, cujo significado é uma grande vela usada no sábado santo, para aludir à presença de Jesus Cristo ressuscitado entre os mortos. Ele é o eterno vivente, o vencedor da morte, o fogo novo para a vida da Igreja e do mundo.

É Círio outra vez

O mês de outubro, conhecido como o mês missionário na Igreja no Brasil, é também para o nosso povo, o mês do Círio. É claro que com a pandemia não é possível ainda fazer a caminhada nas ruas, porque o vírus pode circular entre as pessoas, ainda que a vacina já esteja bem adiantada para o nosso povo, sobretudo com os pobres e com os simples. Mas o fato comum, bem expressivo, bonito é de ver uma multidão que vai às ruas, honrar a Nossa Senhora de Nazaré. É um fenômeno de religiosidade popular muito forte, alegre, devocional. Por isso o povo costuma dizer que é Círio outra vez, é mais um ano de alegrias e de muito amor à Maria e ao seu Filho, Jesus Cristo.

Rainha da Amazônia

No Círio de Nazaré, Maria é vista como a Rainha da Amazônia. Nós estamos numa região muito importante de evangelização, de pessoas que deram as suas vidas por causa do Reino de Deus, de muitos mártires, de pessoas simples e pobres, de águas, de florestas, de povos indígenas, povos dos campos e das cidades. Nós a temos como a Rainha da Amazônia para que esta região não seja tão cobiçada pelos interesses dos políticos, do agronegócio, do capital internacional. A Rainha da Amazônia conduza os nossos povos nos caminhos para o bem, a justiça, o amor ao Senhor Jesus Cristo e a todo este povo maravilhoso que o Senhor confiou a todos nós.

Pagamento de promessas

Muitas pessoas almejam a vinda deste período para a realização de promessas. Na grande procissão, as pessoas vão às ruas, com um tijolo na cabeça, ou na mão, para significar a casa que pôde ter adquirido, ou pensa em ter um dia. As pessoas fazem promessas. Outras vão de pé descalço, tendo presente o sol escaldante, mas estão lá para pagar alguma promessa. Outras ainda carregam uma cruz para viver o seguimento a Jesus Cristo ou é um pedido de perdão pelas suas faltas e a vontade de conversão na sua família e na sua comunidade. Muitas pessoas rezam uma dezena ou um mistério do terço. As promessas sempre têm um significado de retribuição pelos dons recebidos por Jesus Cristo, o intercessor do Pai, pelas mãos de Nossa Senhora.

A berlinda

É o local onde se encontra a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, geralmente rodeada de flores e de luzes. Ela está protegida com vidro de modo que ela brilha em seu interior. A imagem é a mãe do eterno amor, tendo em seus braços o seu Filho. Nós temos a certeza de que os pedidos feitos com fé e amor dirigidos a Maria são conduzidos a Jesus Cristo, o seu Filho.
Quando a berlinda passa pelas ruas, muitas pessoas param não só para tirar uma fotografia, mas, sobretudo elas se colocam de joelhos, em atitudes de oração, fecham os olhos, tendo as mãos juntas para fazer alguma oração ou um agradecimento. Outras se emocionam ao ver a berlinda com Nossa Senhora. Algumas pessoas agradecem o dom da saúde, por estarem vivas, neste tempo de pandemia, como uma mulher disse em alta voz, enquanto nós passávamos com a berlinda na rua, pois ela queria agradecer a Nossa Senhora de Nazaré que tinha sido curada da doença. A berlinda fala muito para o povo devoto de Maria.

Leia mais

Círio de Nazaré

Em 2020, como será o Círio de Nazaré em casa?

Círio de Nazaré 2020 em casa

Imagem oficial de Nossa Senhora de Nazaré

O segundo domingo de outubro é uma data especial para a devoção dos paraenses, que mesmo diante da pandemia em que o mundo vive, os católicos celebrarão a 228ª edição do Círio de Nazaré, com tema “Ave Maria, cheia de graça”, no dia 11, data em que os fiéis se reúnem, em Belém, para homenagear aquela que é exemplo de sabedoria, confiança e obediência, Maria.

O Círio é o momento para entender o mistério do “sim” de Maria, um dos eventos fundamentais para a Igreja, que convida multidões à comunhão com Jesus. As manifestações marianas estão espalhadas pelo mundo com o propósito de anunciar o Evangelho. Entre as manifestações está o Círio, a festa da Rainha da Amazônia, padroeira dos paraenses e rainha da Amazônia, celebrada desde o dia 8 de setembro de 1793. Passando a ser realizado no segundo domingo de outubro a partir de 1901.

Este ano será diferente, Círio de Nazaré em casa, sem as procissões e os fiéis no caminhar nas ruas históricas de Belém, mas será forte nos corações e lares dos paraenses, e de centenas de milhares de devotos espalhadas pelo mundo. E claro, seguindo todos os protocolos de segurança e, também, possibilitando ao máximo que todos vivam a sua devoção.

Em pronunciamento oficial o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, disse: “Para nós, o Círio vai acontecer e deve acontecer, ainda que tenhamos muitas adaptações a fazer. Um Círio diferente, tarefa de todos nós, cristãos católicos que o assumimos como missão, dando exemplo a todos de que somos capazes de abraçar também as cruzes e limitações que nos vieram durante este período!”.

Para que ninguém se sinta excluído, fiéis de qualquer parte do mundo poderão acompanhar a programação ao vivo pelos Meios de Comunicação da Arquidiocese de Belém, que também são os veículos oficiais de transmissão do Círio: TV Nazaré, Rádio Nazaré, Portal Nazaré e as redes sociais. Este ano também a programação será retransmitida pelo canal TV Círio.

TV Nazaré Canal 30.1

Facebook

Tv Círio

Leia mais

A festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2019

Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2019
Data: 13 de outubro de 2019
Local: Belém do Pará
Tema: Maria, Mãe da Igreja

O Cartaz Oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2019

O ano de 2019 é marcado pela celebração dos 300 anos da Diocese de Belém. A ideia central do cartaz do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2019 foi homenagear a Igreja Mãe, a Catedral Metropolitana de Belém, por meio dos vitrais que ornam seu interior. Ao entrar num lugar sagrado os olhos procuram a luz, luz que brilha pela janela (vitral), ilumina, inspira e conta um pouco de história. História que é humana e divina ao mesmo tempo porque fala de um Deus que se fez homem e veio habitar entre nós, porém ele não desceu diretamente do céu, mas foi gerado pelo Espírito Santo no seio de uma mulher: a Virgem Maria.

Foram utilizados alguns elementos, como desenhos dos arcos e outros detalhes. No alto vemos dois pássaros, trazendo no bico um ramo de oliveira, recordando a história da Arca de Noé, quando, depois de alguns dias, a pombinha retorna com o ramo de oliveira sinalizando que há vida na terra. Vislumbramos nesse episódio a pacificação entre Deus, homem e a natureza; paz significa harmonia entre o Criador, o homem e todas as demais criaturas.

Cartaz Oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2019

Baixe o Cartaz Oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2019

Os lírios homenageiam Maria de Nazaré, nosso “lírio mimoso”, Mãe da Igreja, que recebeu aos pés da cruz a humanidade inteira como filhos e também nos ajuda a viver com esperança. A mesma que Jesus, no ápice de sua demonstração de amor para conosco, no-las deu como mãe: “Eis aí a tua mãe… Eis aí o teu filho…”. O apóstolo João representava ali os discípulos de Jesus e de todos os tempos, de todos os povos, e Maria se tornava então Mãe da Igreja, Mãe da humanidade.

Padre Luiz Carlos Maria Nunes Gonçalves, Reitor da Basílica Santuário de Nazaré

Livro de Peregrinações em família

Criadas em 1972, pelo então Pároco de Nazaré, Padre Giovani Maria Incampo, as Peregrinações em Família estão entre os principais momentos de evangelização do Círio de Nazaré, com mais de 5 mil grupos que percorrem aproximadamente 100 mil lares, em momentos de oração, louvor e reflexão sobre a temática do Círio.

“Maria, Mãe da Igreja” é o tema proposto para este ano, que norteia os roteiros dos 15 encontros que estão no livro. Por meio deste subsídio os dirigentes e dinamizadores orientam os momentos de oração e reflexão que antecedem a grande festa. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré é levada de casa em casa, além de entidades, empresas, escolas, universidades e tantos lugares quanto se possa alcançar por meio da devoção a Nossa Senhora de Nazaré.

A expectativa é promover cada vez mais a evangelização por meio do Círio, como um momento para vivenciar o amor de Deus e a fraternidade. Um feliz e abençoado Círio a todos.

Faça aqui o download do livro em PDF e utilize com seu grupo

Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2019

Programação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2019

Leia mais

Conheça e baixe o cartaz oficial do Círio 2019

O Cartaz Oficial do Círio 2019

Círio de Nazaré
Data: 13 de outubro de 2019
Local: Belém do Pará
Tema: Maria, Mãe da Igreja

O ano de 2019 é marcado pela celebração dos 300 anos da Diocese de Belém. A ideia central do cartaz do Círio 2019 foi homenagear a Igreja Mãe, a Catedral Metropolitana de Belém, por meio dos vitrais que ornam seu interior. Ao entrar num lugar sagrado os olhos procuram a luz, luz que brilha pela janela (vitral), ilumina, inspira e conta um pouco de história. História que é humana e divina ao mesmo tempo porque fala de um Deus que se fez homem e veio habitar entre nós, porém ele não desceu diretamente do céu, mas foi gerado pelo Espírito Santo no seio de uma mulher: a Virgem Maria.

Foram utilizados alguns elementos, como desenhos dos arcos e outros detalhes. No alto vemos dois pássaros, trazendo no bico um ramo de oliveira, recordando a história da Arca de Noé, quando, depois de alguns dias, a pombinha retorna com o ramo de oliveira sinalizando que há vida na terra. Vislumbramos nesse episódio a pacificação entre Deus, homem e a natureza; paz significa harmonia entre o Criador, o homem e todas as demais criaturas.

Os lírios homenageiam Maria de Nazaré, nosso “lírio mimoso”, Mãe da Igreja, que recebeu aos pés da cruz a humanidade inteira como filhos e também nos ajuda a viver com esperança. A mesma que Jesus, no ápice de sua demonstração de amor para conosco, no-las deu como mãe: “Eis aí a tua mãe… Eis aí o teu filho…”. O apóstolo João representava ali os discípulos de Jesus e de todos os tempos, de todos os povos, e Maria se tornava então Mãe da Igreja, Mãe da humanidade.

Padre Luiz Carlos Maria Nunes Gonçalves, Reitor da Basílica Santuário de Nazaré

Baixe o cartaz oficial do Círio de Nazaré 2019:

ASCOM Basílica Santuário de Nazaré / Portal Kairós

Círio de Nazaré 2019 – A maior procissão católica do mundo

Faça parte da grande festa da evangelização que todos os anos atrai milhares de pessoas às ruas de Belém para homenagear a padroeira dos paraenses

O Círio de Nazaré de 2019

O Círio de Nazaré 2019

Muito além da grande procissão que percorre as ruas de Belém no segundo domingo de outubro, reunindo mais de dois milhões de fieis, o Círio de Nazaré 2019, como grandioso espetáculo de fé e devoção, é um conjunto de manifestações religiosas que faz parte da vida dos paraenses há mais de 200 anos.

A origem da Festa está ligada ao achado de uma pequena imagem de Nossa Senhora de Nazaré às margens do igarapé Murutucu, no ano de 1700, por Plácido José de Souza. No local do achado está hoje a suntuosa Basílica Santuário de Nazaré, onde a mesma imagem encontra-se no Glória, no altar mor, local para onde converge a fé e a devoção dos filhos amados de Maria de Nazaré. Em 1968, para tentar preservar a chamada Imagem Original, foi elaborada a Imagem Peregrina, encomendada ao escultor italiano Giacomo Mussner, que desde então passou a ser utilizada nas romarias e visitas.

A Festa é preparada ao longo do ano por voluntários que se dedicam intensamente para o trabalho de evangelização que o Círio propõe. Eles fazem parte da Diretoria da Festa de Nazaré, que tem à frente o Reitor da Basílica Santuário de Nazaré. O grupo tem como presidente do Conselho Consultivo o Arcebispo de Belém, responsável pelas decisões que envolvem diretamente a grande festa.

Ainda no mês de maio é feito o lançamento do cartaz oficial do Círio de Nazaré 2019. Considerado um dos ícones do Círio, é a principal peça de divulgação da festividade. O lançamento é feito durante uma cerimônia na Praça Santuário, quando ele é mostrado pela primeira vez ao público. Em agosto, após a Missa do Mandato, têm início as Peregrinações em Família, momento especial de evangelização, quando mais de cinco mil grupos de evangelização percorrem mais de cem mil lares paraenses na Região Metropolitana de Belém e também em outros municípios, levando sempre uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Os 15 encontros seguem um roteiro previamente elaborado pela Diretoria da Festa de Nazaré.

O Círio de Nazaré 2019 começa oficialmente na terça-feira que antecede o segundo domingo de outubro, com a Santa Missa na Basílica Santuário. A partir de então a programação se intensifica com diversos eventos que envolvem Adoração ao Santíssimo Sacramento, concerto Mariano, Missas, visitas, e as 12 romarias oficiais, dentre elas o Círio propriamente dito. A festa continua por mais 15 dias até o Recírio, quando, após percorrer mais de 140 quilômetros, em cerca de 42 horas de procissões e fazer aproximadamente 400 visitas, a Imagem Peregrina segue na ultima procissão, até o Colégio Gentil Bittencourt. Ao longo do ano a Imagem permanece em um nicho na sacristia da Basílica Santuário.

Transcendendo o aspecto religioso, o Círio faz parte da história, da cultura e da vida dos devotos, em especial os paraenses, que durante o ano inteiro visitam a Basílica Santuário de Nazaré para agradecer ou pedir a intercessão de Maria Santíssima. Belém, sua Região Metropolitana e vários municípios se preparam e vivem intensamente a Festa da Rainha da Amazônia em todas as suas dimensões. O Círio movimenta os setores econômicos do comércio e serviços, sendo considerada a época como de alta temporada, principalmente relacionada ao turismo religioso.

Por sua grandiosidade, o Círio e seu conjunto de manifestações religiosas e culturais recebeu em 2015 da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade. Em 2004, foi inscrito pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial Brasileiro.

Baixe o cartaz
Baixe materiais especiais para seu grupo

Círio de Nazaré
Data: 13 de outubro de 2019
Local: Belém do Pará
Tema: Maria, Mãe da Igreja

Fabrício Coleny – Jornalista Publicitário / A12 / Portal Kairós

Palavra oficial do Papa