Novena e Festa da Padroeira

A Novena da Padroeira do Brasil 2020

“Com Maria, em família, revestir-se da Palavra.”

Apresentação

Dom Orlando Brandes, nosso querido Arcebispo, sempre lembra com carinho que o Santuário Nacional de Aparecida é o Santuário da Palavra. Também por isso, o tema da Festa e Novena da Padroeira do Brasil 2020 ressoa em nossos ouvidos como um convite: “Com Maria, em família, revestir-se da Palavra.”

Desde o ano passado a Família dos Devotos está sendo convidada a percorrer, por meio da Jornada Bíblica do Santuário de Aparecida, um itinerário de fé em busca da vivência e do aprendizado da Palavra de Deus. Agradecemos a todos vocês que nos acompanham na missão de revestir as fachadas do Santuário com os mosaicos bíblicos. O Templo tornou-se uma Família! Somos a Família dos Devotos, cuja missão é cuidar com carinho da Casa da Mãe.

Mais do que uma obra-prima da arte sacra, a história de Moisés, estampada na “Fachada Norte” da Basílica de Aparecida, nos faz lembrar que o Egito precisa acabar. Queremos ser livres de todas as formas de escravidão que o mundo de hoje nos impõe. Vocacionados como Moisés, devemos viver em constante êxodo: sempre em êxodo missionário. Livres para a Aliança com Deus, nosso objetivo é a Páscoa de Jesus. A dolorosa experiência no deserto não tem o poder de roubar nossa firme esperança de caminhar rumo à terra prometida, sempre na direção da justiça e da paz.

A Palavra de Deus, a bela “fachada” de nossa vida, é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça (cf, 2Tm 3,16). Nosso principal desafio não é outro senão viver a fé à luz da Palavra! Reunidos para celebrar a Palavra de Deus, queremos revestir nossa família com o projeto de Jesus, a Palavra encarnada que liberta e salva.

“Com Maria, em família, revestir-se da Palavra.”  – Tema da Novena da Padroeira do Brasil 2020

Nossos agradecimentos sempre muito especiais aos queridos redentoristas que prepararam a Novena deste ano. Obrigado ao padre Ferdinando Mancílio, que mais uma vez redigiu o texto. Gratidão aos padres José Ulysses da Silva e Domingos Sávio da Silva, que cuidaram da revisão teológica.

Nossa Senhora Aparecida entre nós

A todos vocês, queridos devotos de Nossa Senhora, nosso muito obrigado e a certeza de nossas orações cotidianas. Com os olhos fixos em Maria, “a melhor e a mais perfeita discípula da Palavra”, como ensina Dom Orlando, queremos seguir os caminhos de Deus, sempre na companhia de Jesus, como fizeram os discípulos de Emaús (cf. Lc 24,13-35).

3 a 12 de outubro de 2020

Baixe o cartaz da Novena da Padroeira 2020

Cartaz da Novena e Festa da Padroeira 2020 – Versão web:

Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R.
Reitor do Santuário Nacional / Portal Kairós

Palavra oficial do Papa