Campanha Missionária – Formação e a cooperação missionária

O Mês Missionário Extraordinário – MME

O Papa Francisco proclamou outubro de 2019 como Mês Missionário Extraordinário com o objetivo de: “despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”. Trata-se de acontecimento eclesial de grande importância que abrange todas as Conferências Episcopais, os membros dos institutos de vida consagrada, as sociedades da vida apostólica, as associações e movimentos eclesiais.

O Mês Missionário Extraordinário

Publicamos a seguir o documento apresentado, discutido e aprovado pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil no dia 22 de novembro de 2018.

MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO
Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo

1ª Parte

Considerações iniciais

1. Convocação, temática e objetivo do MME

Em 22 de outubro de 2017, Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco durante o ângelus anunciava publicamente para toda Igreja sua intenção de proclamar um Mês Missionário Extraordinário em outubro de 2019 para celebrar o centenário da carta Apostólica Maximum Illud de seu predecessor o Papa Bento XV. Neste mesmo dia o santo Padre enviou uma carta ao Cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para Evangelização dos Povos e presidente do comité supremo das Pontifícias Obras Missionárias (POM), encomendando “a tarefa de preparar este evento, especialmente através de ampla sensibilização das Igrejas particulares, dos Institutos de vida consagrada e Sociedades de vida apostólica, assim como, associações, movimentos, comunidades e outras realidades eclesiais”.

Para reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação a missão da Igreja, o Papa Francisco escolheu para o Mês Missionário Extraordinário o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”. Despertar a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral é o objetivo deste mês que está em sintonia com a solicitude pastoral do Papa Bento XV em Maximum Illud e a vitalidade missionária expressada pelo Papa Francisco na Evangelii Gaudium: “A ação missionária é o paradigma de toda obra da Igreja” (EG 15). Trata-se de “pôr a missão de Jesus no coração da Igreja, transformando-a em critério para medir a eficácia de suas estruturas, os resultados de seu trabalho, a fecundidade de seus ministros e a alegria que eles são capazes de suscitar. Porque sem alegria não se atrai ninguém” (Reunião do Comitê diretivo do CELAM, Bogotá, 7 de setembro de 2017).

O compromisso com a conversão pessoal, comunitária e pastoral a Jesus Cristo crucificado, ressuscitado e vivo em sua Igreja, renovará o ardor e paixão por testemunhar ao mundo, através da proclamação e da experiência cristã, o Evangelho da vida e da alegria pascal (Lc 24, 46-49).

2. Processo de preparação (de outubro de 2018 a outubro 2019)

Conforme orientação do Papa Francisco, a celebração do Mês Missionário de 2018 no Brasil, serviu de início para preparação do Mês Missionário de 2019, “de modo que todos os fiéis tenham verdadeiramente a peito o anúncio do Evangelho e a transformação das suas comunidades em realidades missionárias e evangelizadoras; e aumente o amor pela missão, que “é uma paixão por Jesus e, simultaneamente, uma paixão pelo seu povo” (Carta do Papa Francisco ao Cardeal Filoni, 22 de outubro de 2017).

A ideia central neste processo de preparação para o MME é inserir dentro da programação ordinária e habitual das Igrejas locais, a temática e o espírito do mês missionário, visando a conversão pastoral missionária. Será uma ocasião para despertar, animar e não cansar as comunidades.

O grupo de trabalho nomeado pela presidência da CNBB pensou propostas para as Comissões Episcopais Pastorais e organismos de comunhão e participação. Assim, o projeto para o Mês Missionário Extraordinário convocado pelo papa terá grande relevância eclesial para todos os sujeitos da missão. Além das Comissões Episcopais, a proposta servirá para todos os organismos de Comunhão e Participação da CNBB (CNP, CND, CRB, CNIS, CNLB e outros organismos).

LEIA MAIS

A Campanha Missionária de 2019

A Campanha Missionária de 2019 – Participe!

A Campanha Missionária 2019
Tema: Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo

Dia Mundial das Missões
Data: 22/10/2019

A Campanha Missionária de 2019

A Campanha Missionária de 2019

A Campanha Missionária de 2019

Hino do Mês Missionário Extraordinário
Oração do Mês Missionário Extraordinário
Cartaz da Campanha Missionária 2019

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm a responsabilidade de organizar a Campanha Missionária, realizada sempre no mês de outubro, na Igreja de todo o Brasil. Colaboram nesta ação a CNBB por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (COMINA).

A Campanha Missionária de 2019 será celebrada de maneira especial. Fomos convidados pelo Papa Francisco para viver em todo o mundo o Mês Missionário Extraordinário. Em 22 de outubro de 2017, Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco, durante o Angelus, anunciava publicamente para toda Igreja sua intenção de proclamar um Mês Missionário Extraordinário (MME) em outubro de 2019, para celebrar o centenário da Carta Apostólica Maximum Illud de seu predecessor, o Papa Bento XV.

Naquele mesmo dia, o santo Padre enviou uma carta ao Cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos e presidente do comitê supremo das Pontifícias Obras Missionárias (POM), encomendando “a tarefa de preparar este evento, especialmente através de ampla sensibilização das Igrejas particulares, dos Institutos de vida consagrada e Sociedades de vida apostólica, assim como associações, movimentos, comunidades e outras realidades eclesiais”.

Novena Missionária

Novena Missionária 2019

Novena Missionária 2019

O subsídio da Novena Missionária contém o roteiro de 9 encontros, com cantos e orações, assim como a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões. É um dos principais materiais para animar a Campanha Missionária do mês de outubro. Destacam-se testemunhos, de missionários e missionárias, que testemunham e anunciam o Evangelho da Paz em diversos contextos. Em cada dia da Novena, o método da Leitura Orante da Palavra ilumina e orienta a nossa vida na missão. O objetivo é criar comunhão, rezar, refletir e incentivar para o compromisso, tendo presente os diversos aspectos da Missão. A Novena pode ser feita pelos grupos de reflexão, famílias, nas comunidades ou escolas.

Neste ano, a Campanha Missionária apresenta uma novidade com relação aos vídeos da novena. Com a constante evolução da tecnologia e em resposta ao crescente uso da internet, os DVDs com os vídeos de testemunhos missionários foram substituídos por pen cards, podendo ser compartilhados em todas as paróquias que compõem a diocese. Os testemunhos também estarão disponíveis no site e nas redes sociais das POM. Os vídeos foram produzidos em parceria com a TV Aparecida, que terá uma programação especial durante o mês de outubro.

A capa do livrinho também traz o Zapcode. Para utilizá-lo basta baixar gratuitamente o Aplicativo Zappar no Smartphone (celular e tablet). Depois, ao direcionar o aparelho para a capa é possível assistir a um vídeo e acessar os conteúdos da Campanha Missionária.

Baixe aqui a Novena Missionária:

Mensagem do papa para o Dia Mundial das Missões

Com o título “Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo”, a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões de 2019 encontra-se encartada no subsídio da Novena Missionária.

“Que ninguém fique fechado em si mesmo, na autorreferencialidade da sua própria pertença étnica e religiosa. A Páscoa de Jesus rompe os limites estreitos de mundos, religiões e culturas, e nos chama a crescer no respeito pela dignidade do homem e da mulher, rumo a uma conversão cada vez mais plena à Verdade do Senhor Ressuscitado, que dá a verdadeira vida a todos”, diz o Papa Francisco em sua mensagem.

Baixe a íntegra da Mensagem do papa:

Santinho dos Padroeiros da Missão

Santinho dos Padroeiros da Missão

Santinho dos Padroeiros da Missão

Foram confeccionadas duas versões dos santinhos com os Padroeiros da Missão, São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus. O material traz a Oração da Campanha Missionária. Também é possível utilizar o Zapcode. Basta baixar gratuitamente o Aplicativo Zappar no Smartphone (celular e tablet). Depois, ao direcionar o aparelho para o santinho é possível assistir a uma animação e acessar os conteúdos da Campanha Missionária.

Baixe aqui os Santinhos dos Padroeiros da Missão:

Envelopes para a coleta do Dia Mundial das Missões

Envelopes para a coleta do Dia Mundial das Missões

Envelopes para a coleta do Dia Mundial das Missões

O envelope deve ser utilizado exclusivamente para a Coleta do Dia Mundial das Missões, feita nas celebrações do penúltimo final de semana de outubro (este ano, dias 20 e 21). As ofertas devem ser integralmente enviadas às Pontifícias Obras Missionárias (POM) que as repassam ao Fundo Universal de Solidariedade para apoiar projetos em todo o mundo.

Baixe aqui o Envelope para a coleta do Dia Mundial das Missões:

Orações dos fiéis

As orações dos fiéis para os quatro domingos de outubro incluem um comentário inicial e a Oração do Mês Missionário Extraordinário. As orações encontram-se disponíveis em PDF e podem ser projetadas através de aparelho multimídia para que a comunidade, reunida em celebração, acompanhe e reze em sintonia com a temática da Campanha Missionária. Além disso, serão inseridas em alguns Folhetos Litúrgicos.

Baixe o arquivo com as orações dos fiéis:

Testemunhos Missionários

A Novena Missionária vem acompanhada de um pen card, enviado a todas as Arquidioceses, Dioceses e Prelazias. O pen card pode ser reproduzido e compartilhado com todas as comunidades. O material contêm os testemunhos missionários produzidos em parceria com a TV Aparecida. Os vídeos complementam a Novena Missionária e também podem ser utilizados nas reuniões das pastorais, conselhos paróquias e comunitários, grupos e movimentos, e até mesmo nos encontros de oração.

Assista aos vídeos da Campanha Missionária de 2019:

Ofertas 2019

O Mês Missionário

O Mês Missionário tem sua origem no Dia Mundial das Missões (penúltimo domingo do mês de outubro, este ano, dia 21). A data foi instituída pelo papa Pio XI em 1926, como um Dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos. A inspiração vem do mandado de Jesus para anunciar a Boa Nova entre todas as nações. Além das ofertas, a Campanha Missionária nos convida a rezar e a refletir sobre a nossa missão no mundo.

A cooperação missionária

A missão é de Deus pela qual somos chamados a colaborar. Os batizados receberam “a missão de anunciar o Reino de Cristo e de Deus” e “de estabelecê-lo em todos os povos” (LG 5). Não podemos fugir dessa responsabilidade. Assim, “todas as Igrejas particulares, todas as Instituições e Associações eclesiais e cada cristão membro da Igreja têm o dever de colaborar para que a mensagem do Senhor se difunda e chegue até os últimos confins da terra” (CMi 1).

Ao cumprir o mandado de Jesus, nem todos os cristãos deixam a sua terra para servir nas missões além-fronteiras. Em nossas comunidades na Igreja local, são apenas alguns os missionários e missionárias que partem. Porém, toda a comunidade tem o dever de participar ativamente na missão universal.

A cooperação missionária promove a participação do Povo de Deus na missão universal. A missão por sua natureza é sempre um serviço de partilha, comunhão e solidariedade. Esta participação se realiza de três formas: 1) pela oração, sacrifício e testemunho de vida, que acompanham os passos dos missionários e das missionárias, mundo afora; 2) por meio da ajuda material dos projetos missionários: “Deus ama quem dá com alegria” (2Cor 9,7); e principalmente, 3) colocando-se à disposição para servir na missão ad gentes. Sem missionários e missionárias não há missão.

POM / Portal Kairós

Hino Mês Missionário Extraordinário

Hino do Mês Missionário Extraordinário

Para ajudar na divulgação e reflexão do mês missionário, Dom Paulo Bosi Dal’Bó, bispo da Diocese de São Mateus (ES), reconhecendo que a música é um grande veículo de comunicação e evangelização, compôs o Hino Batizados e enviados.

Em comunhão com toda a Igreja, acolhemos com ardor missionário não somente o hino, mas o clamor do Papa Francisco por uma Igreja em saída e missionária.

Hino do Mês Missionário Extraordinário

Batizados e enviados

Letra e Música: Dom Paulo Bosi Dal’bó

Batizados e enviados (2x)
A Igreja de Cristo em missão no mundo

Batizados e enviados (2x)
A Igreja de Cristo em missão no mundo

Em missão no mundo…

01 – A missão que recebemos vem de Deus
O amor de Deus é fonte da Igreja em missão
É o amor que irradia e transborda,
Se expande, sai de si e nos transforma,
Nos educa e nos faz crescer na fé em Jesus

Vem, vamos juntos caminhar,
Soltar a voz e anunciar o Evangelho de Jesus

Batizados e enviados (2x)
A Igreja de Cristo em missão no mundo

Batizados e enviados (2x)
A Igreja de Cristo em missão no mundo

Em missão no mundo…

02 – Apaixonar-se por Jesus e o seu povo,
É sinal que a missão não tem fronteiras
A Palavra, Eucaristia e o testemunho
Alimentam a vida missionária
Regar o amor e cuidar da criação de Deus

Vem, Santo Espírito de Deus,
Iluminar a nossa vida, abençoar nossa missão

Batizados e enviados (2x)
A Igreja de Cristo em missão no mundo

Batizados e enviados (2x)
A Igreja de Cristo em missão no mundo

Em missão no mundo (3x)

Baixe a cifras em pdf:

Baixe o áudio em mp3:

Na Área Especial

Baixe a partitura em pdf:

Baixe a cifras em word:

POM / Portal Kairós

Oração do Mês Missionário Extraordinário

Oração do Mês Missionário Extraordinário

Oração do Mês Missionário Extraordinário

Oração do Mês Missionário Extraordinário

(Atualizada)

Pai Nosso,
o Teu filho unigênito Jesus Cristo,
ressuscitado dentre os mortos,
confiou aos seus discípulos o mandato:
“Ide e fazei discípulos todos os povos”.
Recorda-nos que, pelo batismo,
tornamo-nos participantes da missão da Igreja.
Pelos dons do Espírito Santo, concede-nos a graça
de sermos testemunhas do Evangelho,
corajosos e vigilantes,
para que a missão confiada à Igreja,
ainda longe de estar realizada,
encontre novas e eficazes expressões
que levem vida e luz ao mundo.
Ajuda-nos, Pai Santo,
a fazer com que todos os povos
possam encontrar-se com o amor
e a misericórdia de Jesus Cristo,
Ele que é Deus convosco, vive e reina
na unidade do Espírito Santo,
agora e para sempre.

Amém

POM / Portal Kairós

Cartaz da Campanha Missionária 2019

O cartaz

O cartaz  da Campanha Missionária tem em sua arte o destaque para o Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco, trazendo o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”. A arte quer nos lembrar que todo o batizado é missionário, estando a cruz no centro, recordando o mistério pascal. A água é um elemento importante, recordando o batismo dos discípulos e missionários. Destacam-se as cores missionárias presentes na cruz, lembrando que o horizonte da missão é universal. O símbolo do Mês Missionário Extraordinário, celebrado no mundo todo, vem representado junto ao círio pascal, ao centro do cartaz. Lembramos ainda a diversidade dos sujeitos enviados em missão que caminham junto ao Papa Francisco, lembrando a sinodalidade da Igreja.

Cartaz da Campanha Missionária 2019

Cartaz da Campanha Missionária 2019


Baixe o cartaz da Campanha Missionária em alta resolução em pdf:

Na Área Especial

Baixe o cartaz da Campanha Missionária em alta resolução 300px em png:

POM / Portal Kairós