Apresentando a Campanha para a Evangelização 2023

A Campanha da Evangelização foi criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1998 e busca mobilizar os católicos para assumir a corresponsabilidade da sustentação das atividades evangelizadoras da Igreja.
Um dos pontos altos da iniciativa é a coleta realizada em todas as comunidades, no 3º domingo do Advento, este ano dia 17 de dezembro, inclusive nas missas vespertinas.

Campanha para a Evangelização 2023

A Campanha para a Evangelização 2023:

A Campanha para a Evangelização deste ano quer ser uma ponte a nos conduzir da Campanha da Fraternidade 2023, sobre a fome, à Campanha da Fraternidade 2024, sobre “Fraternidade e amizade social”, passando pelo Mistério da Encarnação. Por isso, o tema escolhido é:

“Em Belém, casa do pão, Deus nos faz irmãos”.

Ele foi inspirado na canção do frei Fabretti e do José Thomaz Filho, que diz: “Deus nos espera em Belém. Sabe da fome que temos. Vamos à casa do pão. Lá nosso irmão nós veremos”, e quer nos conduzir da “casa do pão”, Belém, lugar onde, com o Mistério da Encarnação, nasce todo o nosso compromisso de superação da fome uns dos outros, até à amizade social, outro nome da fraternidade nascida na pessoa do Verbo Encarnado que, em Belém, se fez nosso irmão e nós o pudemos ver “envolto em faixas” (Lc 2,12), deitado sobre as palhas, colocado entre o boi e o burro (1Cel 84).

Leia mais

Inspirada pela Fratelli Tutti, começa a Campanha para a Evangelização 2022

Neste domingo, 20 de novembro, data em que a Igreja celebra Cristo Rei 2022, também tem início a Campanha para Evangelização 2022 promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelas dioceses e Igrejas particulares da Igreja no Brasil. Com o tema “Evangelizar: graça e missão que se dá no encontro”, a iniciativa busca mobilizar os católicos para a corresponsabilidade na sustentação das atividades evangelizadoras da Igreja e tem como ponto alto a coleta realizada nas comunidades, no 3º Domingo do Advento, este ano, nos dias 10 e 11 de dezembro.

Começa a Campanha para a Evangelização 2022

O tema desta edição está em sintonia com o 3º Ano Vocacional celebrado pela Igreja no Brasil de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023, com o tema “Vocação: Graça e Missão”. A reflexão proposta para esta Campanha para a Evangelização recorda que evangelizar é a vocação da Igreja e, nela, a vocação de cada batizado, discípulo missionário de Jesus Cristo. “Essa vocação é dom e compromisso, ou seja, é graça e missão, a qual se realiza no encontro interpessoal, intercomunitário, intergeracional, etc.”, destaca um trecho do texto-base.

Começa a Campanha para a Evangelização 2022

“Neste Tempo do Advento, no qual se realiza o tempo forte da Campanha para a Evangelização, Deus vem ao nosso encontro e renova a nossa esperança de um mundo novo. Queremos, portanto, convidar todos os cristãos e demais pessoas de boa vontade a intensificar: o encontro com a Palavra; o encontro com o Cristo-Pão; o encontro com os irmãos que sofrem; e o encontro missionário”, lê-se no texto-base.

Assim, de acordo com a reflexão apresentada, a Igreja no Brasil vai reavivar os quatro pilares da ação evangelizadora — Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária — propostos pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE, 2019-2023). Desta forma, espera-se dos cristãos católicos a tomada de consciência de que não existe evangelização sem encontro interpessoal.

“A partir deste encontro, entenderemos igualmente que precisamos mais do que nunca nos comprometer com a obra evangelizadora, deixando-nos encontrar, saindo ao encontro do outro e promovendo a cultura do encontro”.

As reflexões sobre o tema proposto no texto-base da campanha também retomam explicações do Papa Francisco para edificar a cultura do encontro, em especial a partir de trechos da encíclica Fratelli Tutti, sobre a amizade e a paz social.

A Campanha

Leia mais

Apresentando a Campanha para a Evangelização 2022

Campanha para a Evangelização 2022
Tema: Evangelizar: graça e missão que se dá no encontro
10 e 11 de dezembro de 2022

A Campanha para a Evangelização 2022 (CE 2022) tem como tema “Evangelizar: graça e missão que se dá no encontro”. A iniciativa busca mobilizar os católicos para a corresponsabilidade na sustentação das atividades evangelizadoras da Igreja e tem como ponto alto a coleta realizada nas comunidades, no 3º Domingo do Advento 2022, este ano, nos dias 10 e 11 de dezembro.

Campanha para a Evangelização 2022

Texto-base da Campanha para Evangelização 2022:

Envelope da Campanha para Evangelização 2022:

Cartaz da Campanha para Evangelização 2022:

Graça e missão

O tema desta edição está em sintonia com o 3º Ano Vocacional celebrado pela Igreja no Brasil de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023, com o tema “Vocação: Graça e Missão”.

A reflexão proposta para esta Campanha para a Evangelização, sobre “Evangelizar: graça e missão que se dá no encontro”, recorda que evangelizar é a vocação da Igreja e, nela, a vocação de cada batizado, discípulo missionário de Jesus Cristo. “Essa vocação é dom e compromisso, ou seja, é graça e missão, a qual se realiza no encontro interpessoal, intercomunitário, intergeracional, etc.”, destaca um trecho do texto-base.

Intensificar o encontro

“Neste Tempo do Advento 2022, no qual se realiza o tempo forte da Campanha para a Evangelização, Deus vem ao nosso encontro e renova a nossa esperança de um mundo novo. Queremos, portanto, convidar todos os cristãos e demais pessoas de boa vontade a intensificar: o encontro com a Palavra; o encontro com o Cristo-Pão; o encontro com os irmãos que sofrem; e o encontro missionário”, lê-se no texto-base.

O cartaz

Assim, de acordo com a reflexão apresentada, a Igreja no Brasil vai reavivar os quatro pilares da ação evangelizadora — Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária — propostos pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE, 2019-2023). Desta forma, espera-se dos cristãos católicos a tomada de consciência de que não existe evangelização sem encontro interpessoal.

“A partir deste encontro, entenderemos igualmente que precisamos mais do que nunca nos comprometer com a obra evangelizadora, deixando-nos encontrar, saindo ao encontro do outro e promovendo a cultura do encontro”.

As reflexões sobre o tema proposto no texto-base da campanha também retomam explicações do Papa Francisco para edificar a cultura do encontro, em especial a partir de trechos da encíclica Fratelli Tutti, sobre a amizade e a paz social.

Leia mais

Apresentando a Campanha da Evangelização 2020

Durante este mês de novembro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza a Campanha da Evangelização 2020: É Tempo de Cuidar da Evangelização 2020, uma campanha da Igreja no Brasil que terá na solenidade de Cristo Rei, dia 22, seu momento forte com a realização do grande gesto concreto: a Coleta do Bem. O lema da campanha é: “Somos Igreja: cuidamos da vida, cuidamos do anúncio da Palavra e cuidamos dos pobres”. A campanha é motivada pelo versículo bíblico: “Conheceis a generosidade de Cristo.” (2 Cor 8,9)

Campanha da Evangelização 2020

É Tempo de Cuidar da Evangelização 2020

As diversas coletas e campanhas promovidas pela Igreja no Brasil são momentos de forte sensibilização e mobilização dos fiéis. Ocasião em que a Igreja chama atenção para a vivência da caridade no horizonte da fé cristã. São sinais de co-responsabilidade que manifestam o senso de pertença à comunidade ao mesmo tempo em que oferece os meios necessários para o alívio do sofrimento dos mais pobres.

“Em 2020 o modo de realização das coletas foram impactados pela pandemia da covid-19. O mundo mudou mas nossa missão continua, agora, mais necessária do que nunca. As perspectivas para os próximos meses e anos não são animadoras: aumento da fome, da miséria, do desemprego e de tantas outras situações diante das quais não podemos agir com indiferença e omissão” (Texto-base da Campanha).

Por esta razão a Coleta da Solidariedade e também a Coleta para a Evangelização serão realizadas de modo diferente esse ano. Não somente estas coletas mas também as coletas para os lugares santos e Óbulo de São Pedro sofreram alterações em seu modo de realização.

Neste sentido, o Texto-base da Campanha da Evangelização 2020 ajudará a refletir e a preparar para a realização destas coletas que ocorrerão no segundo semestre de 2020 e que são de fundamental importância para toda a Igreja. “Conscientes do momento difícil que vivemos em nossas comunidades, paróquias e dioceses, somos chamados a colaborar motivados pela generosidade de Cristo” (Texto-base da Campanha).

“É tempo de cuidar da Evangelização!” é o tema da Campanha da Evangelização 2020 que será realizada em conjunto com a Coleta da Solidariedade. Motivados pelo lema: “Conheceis a generosidade de Cristo.” (2 Cor 8,9), a Igreja no Brasil quer renovar a co-responsabilidade na ação evangelizadora que também necessita de recursos. “Como Igreja somos comunidade que cuida dos pobres; uma comunidade que cuida do anúncio da Palavra; uma comunidade que cuida da vida!” (Texto-base da Campanha).

Uma Comunidade que Cuida dos Pobres, do Anúncio da Palavra e da Vida

Cartaz da Campanha da Evangelização 2020A Igreja sempre procurou revelar o amor de Cristo por meio da caridade, essência da identidade cristã. Desse amor, nasceram ao longo da história inúmeras ações de cuidado tais como: hospitais, orfanatos, casas de acolhida, auxílio aos necessitados. “Assim, a Igreja se torna presença concreta junto aos pobres, sendo uma voz profética, de denúncia dos sinais de morte, característico de uma sociedade marcada pela indiferença e egoísmo” (Texto-base da Campanha). E para melhor organizar a caridade e servir a vida, em momentos de crise e calamidade, a Igreja sempre convoca todos os fiéis, e com eles homens e mulheres de boa vontade, a fim de unirem-se em torno da solidariedade fraterna em vista daqueles que mais sofrem.

O texto-base não deseja outro fim senão relembrar e redespertar o caminho da caridade vivido pela Igreja e ao mesmo tempo estimular e dá continuidade a inúmeras iniciativas de amor ao próximo, promovidas por meio de duas importantes campanhas realizadas na Igreja do Brasil: Campanha da Fraternidade e a Campanha para a Evangelização. Dessas campanhas, nasceram dois gestos concretos: a coleta da solidariedade, realizada no domingo de Ramos e a coleta para a Evangelização, realizada no 3º domingo do advento.

A Coleta do Bem a ser realizada durante a solenidade de Cristo Rei (21 e 22 de novembro) será o grande gesto concreto da Campanha “É tempo de cuidar da Evangelização” que tem como objetivo mobilizar a comunidade, os homens e mulheres de boa vontade, a redescobrir a generosidade do amor de Cristo e revelá-la ao mundo por meio desse gesto concreto.

Com esses recursos, a Igreja continuará apoiando diversas iniciativas em favor da vida e da evangelização. Iniciativas que dão origem a belos processos de solidariedade, aliviam sofrimentos e cuidam da vida em plenitude. “É solidário o coração que ama. É solidário o coração que traz em si os mesmos sentimentos de Cristo. Generoso e solidário é o coração de quem não se cansa de fazer o bem” (Texto-base da Campanha).

Como será feito os repasses às (Arq)dioceses, prelazias e regionais?

Além do tradicional modo de contribuição durante as celebrações foi criada uma página para doações que será disponibilizada pelas redes sociais: doe.campanhas.cnbb.org.br. É a digitalização das campanhas. O doador fará um pequeno cadastro e escolherá a melhor forma de fazer a doação: via boleto ou cartão de crédito. O desejo é favorecer ao doador concedendo a ela uma possibilidade a mais de participar.

O doador identificará qual o município de onde estará efetuando a doação. Estas informações são processadas e vinculadas ao SERVIÇO, sistema da CNBB que fará a identificação município-diocese. Feita a identificação será enviado um relatório a cada bispo apresentando os valores arrecadados e de quais municípios vieram. Em seguida o setor financeiro da CNBB fará o depósito devido a cada diocese e regional num prazo de até 21 dias após a doação.

Neste site será possível encontrar alguns testemunhos de onde os recursos estão sendo aplicados, bem como a prestação de contas de toda campanha. É um esforço em conjunto para a divulgação das ações da Igreja no Brasil de forma transparente a fim de que todos possam participar mas também acompanhar as ações de cuidado evangelizador da Igreja Católica no Brasil.

Este ano não haverá um envelope específico, porém, os envelopes enviados para a coleta da solidariedade que não foram utilizados, poderão ser distribuídos agora. Com isso, além de reforçarmos o cuidado ecológico reutilizando os envelopes da coleta da solidariedade, haverá uma economia significativa e, com estes recursos, continuam-se as obras de cuidado da Igreja no Brasil.

Participe conosco! É tempo de cuidar da Evangelização.

Materiais de divulgação da Campanha da Evangelização 2020:

Texto-base da Campanha da Evangelização 2020 em pdf:

Materiais da Campanha da Evangelização 2020 em áudio:

Cartazes da Campanha da Evangelização 2020:

CNBB / Portal Kairós

Reze a oração para a Campanha da Evangelização 2020

Oração para a Campanha da Evangelização 2020

Bendito sois, Deus da vida,
auxílio dos pobres e vulneráveis,
amparo daqueles que esperam em vós.

Ajudai-nos a testemunhar a alegria da evangelização,
em meio aos desafios do tempo presente.

Batizados e enviados para anunciar a Palavra, cuidar da vida e
evangelizar os pobres, vivendo
em comunidades eclesias missionárias,
queremos renovar nossa responsabilidade com a missão da Igreja.

Renovai nossa esperança,
fortalecei nosso chamado,
enviai-nos em missão.

Por Jesus Cristo,
na força do Espírito Santo.
Amém.

Leia mais