Campanhas da Igreja Católica – O objetivo é evangelizar

Explicando o Cartaz da Campanha da Fraternidade 2024

Explicando o Cartaz da Campanha da Fraternidade 2024

Explicando o Cartaz

Cartaz da Campanha da Fraternidade 2024 em alta qualidade (300px)

 O Tema

“Fraternidade e Amizade Social”, bem no alto do cartaz, recorda que este é o tema escolhido para a Campanha da Fraternidade 2024, pela qual seremos convidados a transformar a divisão em fraternidade; a substituir a indiferença e o ódio por amizade social;

O Lema

“Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8) é a presença da Palavra de Deus, iluminadora da realidade em que vivemos e desafiadora da nossa conversão. Se, de fato, nos reconhecermos como somos, ou seja, como irmãos e irmãs de todos, certamente viveremos entre nós a fraternidade e a amizade social;

Cartaz da Campanha da Fraternidade 2024 A casa

é o ambiente geral do cartaz. Casa, que é referência ao lar, onde gostamos de acolher os irmãos e amigos para a partilha do alimento e da vida. Casa, que é referência à Igreja, Casa de Deus que Ele quis estabelecer entre os seres humanos, para nos acolher, alimentar e celebrar nossa vida na sua. Casa, que é, enfim, referência à Terra, nossa Casa Comum, da qual devemos cuidar com responsabilidade fraterna em vista das gerações presente e futuras;

A mesa

à mesa gostamos de estar sempre rodeados de amigos, partilhando o alimento, a bebida, boas risadas e a vida concreta como ela é. A mesa remete também ao Sacramento da amizade de Deus conosco e de nós todos com Ele, pois Ele quis que celebrássemos essa amizade redentora ao redor de uma Mesa, com pão, vinho e fraternidade;

Os diversos personagens

Cada uma com suas singularidades — etnias, condições físicas, idades etc. — todas se apoiam alegremente, dando expressão à fraternidade e à amizade social;

As janelas

As janelas abrem a cena para o mundo, para a realidade rural e urbana, especialmente para aqueles que estão privados da mesa de todos, da mesa da fraternidade e da amizade social. Abrem inclusive para o ambiente socioambiental, para a Criação.

O Papa com sua bengala

Francisco, assumindo suas limitações, é aquele que propõe para o mundo o tema da amizade social como absolutamente necessário para a nossa subsistência como seres humanos. A amizade social é dom de Deus e tarefa nossa. Com seu amor fraternal, Francisco está sempre disposto a participar da nossa vida e ajudar-nos a construir pontes onde quer que estejamos;

A cruz de Dom Helder

presenteada a todos os Bispos presentes no 18º Congresso Eucarístico Nacional, em Olinda e Recife – PE, no mês de novembro de 2022, a cruz de Dom Helder, pendurada ao pescoço do Papa Francisco, nos recorda das semelhanças entre esses dois grandes homens de Deus e da nossa história. Recorda-nos também de que, há 60 anos a CF era celebrada e vivenciada pela primeira vez em âmbito nacional. Embora tenha sido criada por Dom Eugênio Sales, na Arquidiocese de Natal – RN, foi Dom Helder, então Secretário-Geral da CNBB, que envidou os esforços necessários para torná-la nacional, assumida por todas as Igrejas Locais do nosso imenso Brasil;

Os alimentos

Típicos da dieta mediterrânica, os alimentos que estão sobre a mesa recordam as refeições de Jesus. Foram muitas! Foram muito significativas! Foram ímpares! Cinco pães e dois peixes, o fruto da videira, o azeite, a romã e o cálice de vinho recordam a sua presença em meio à comunidade, fazendo da fraternidade a expressão da sua memória;

A coleta

por fim, o cartaz apresenta o convite à Coleta Nacional da Solidariedade, que acontecerá em 2024, no dia 24 de março, Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor. A Coleta Nacional da Solidariedade gera o Fundo Diocesano e o Fundo Nacional de Solidariedade que, com todos os seus recursos, socorre centenas de projetos sociais por todo o Brasil, especialmente aqueles ligados ao tema da CF.

Material da CF 2024 para as paróquias:

CNBB / Portal Kairós

Quais o objetivos da Campanha da Fraternidade 2024?

Objetivos da Campanha da Fraternidade 2024

Objetivos da Campanha da Fraternidade 2024

Objetivo geral:

DESPERTAR

para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos.

Objetivos específicos:

01 – ANALISAR

as diversas formas da mentalidade de indiferença, divisão e confronto em nossos dias e suas consequências para toda a humanidade, inclusive na dimensão religiosa.

02 – COMPREENDER

as principais causas da atual mentalidade de oposição e conflito, geradora da incapacidade de ver nas outras pessoas um irmão e irmã.

03 – IDENTIFICAR

iniciativas de comunhão, reconciliação e fraternidade, capazes de estimular a cultura do encontro.
Leia mais

Apresentando a Campanha da Fraternidade 2024

Apresentando a Campanha da Fraternidade 2024

Tema: Fraternidade e Amizade Social
Lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8)

O Tempo da Quaresma é um momento oportuno para vivermos a conversão exigida por Jesus: “Arrependei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15). “A penitência do Tempo Quaresmal não deve ser apenas interna e individual, mas também externa e social. A prática da penitência, de acordo com as possibilidades de nosso tempo, as realidades de cada região e as condições dos fiéis” (SC, n. 110).

A Campanha da Fraternidade é, a cada ano, uma iniciativa concreta para realizarmos ações que testemunhem um profundo arrependimento e uma verdadeira conversão, em âmbito pessoal, comunitário, eclesial e social. Pois, “a Quaresma é o tempo de sacrifício e penitência, mas é também um tempo de comunhão e solidariedade (…) cada um dos homens, na verdade, é chamado a compartilhar realmente os sofrimentos e as desventuras do todos os demais. Assim, a esmola e o dom de si mesmo não devem ser atos isolados e ocasionais, mas sim a expressão de união fraterna entre todos”.

Leia mais

Conheça as músicas da Campanha da Fraternidade 2024

Hino da CF 2024 e Repertório Quaresmal do ano B

Todas as músicas para a Quaresma 2024 / CF 2024, super organizadas e com todas as letras, cifras e partituras

O tempo quaresmal é contínuo chamado à transformação interior, rumo à alegria das festas pascais. Nos domingos deste tempo, fica mais forte, em um movimento crescente, o convite a sair do individualismo, rumo à vida nova, marcada pelo sentido comunitário e pela busca por respostas de diálogo. A Igreja no Brasil, como maneira de vivenciar essa espiritualidade, propõe a Campanha da Fraternidade, cujo objetivo é unir forças na construção de uma sociedade que melhor corresponda à mensagem do Evangelho (cf. Mc 1,15).

O tema “Fraternidade e Amizade Social”, juntamente com o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8). A Campanha da Fraternidade deste ano traz consigo “o convite a um amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço” (FT, n.1), nos interpela à comunhão e solidariedade, mostrando que a conversão passa pela experiência da humildade, da aceitação do outro e da alegria do encontro que vem da ressurreição, como Jesus que pergunta a Pedro:“Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” e Pedro responde:“Sim, Senhor, tu sabes que te amo” (Jo 21,15).

As músicas da Campanha da Fraternidade 2024 aqui apresentadas, e também suas letras, cifras e partituras, partem da Sagrada Escritura e desejam nos introduzir no Mistério celebrado, ora criando espaço à escuta, ora inspirando respostas concretas.

O repertório de cada um dos domingos, com suas ênfases próprias, traduz os anseios da comunidade em música e oração, sempre em consonância com as diretrizes litúrgicas próprias deste Tempo sagrado.

Agradecimento à Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia (Setor Música Litúrgica) que, com muito zelo e cuidado, elaborou o valioso material (seleção das músicas) que certamente ajudará as comunidades de todo o Brasil, fazendo ressoar o refrão: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8).

Leia mais

Apresentando a Campanha para a Evangelização 2023

A Campanha da Evangelização foi criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1998 e busca mobilizar os católicos para assumir a corresponsabilidade da sustentação das atividades evangelizadoras da Igreja.
Um dos pontos altos da iniciativa é a coleta realizada em todas as comunidades, no 3º domingo do Advento, este ano dia 17 de dezembro, inclusive nas missas vespertinas.

Campanha para a Evangelização 2023

A Campanha para a Evangelização 2023:

A Campanha para a Evangelização deste ano quer ser uma ponte a nos conduzir da Campanha da Fraternidade 2023, sobre a fome, à Campanha da Fraternidade 2024, sobre “Fraternidade e amizade social”, passando pelo Mistério da Encarnação. Por isso, o tema escolhido é:

“Em Belém, casa do pão, Deus nos faz irmãos”.

Ele foi inspirado na canção do frei Fabretti e do José Thomaz Filho, que diz: “Deus nos espera em Belém. Sabe da fome que temos. Vamos à casa do pão. Lá nosso irmão nós veremos”, e quer nos conduzir da “casa do pão”, Belém, lugar onde, com o Mistério da Encarnação, nasce todo o nosso compromisso de superação da fome uns dos outros, até à amizade social, outro nome da fraternidade nascida na pessoa do Verbo Encarnado que, em Belém, se fez nosso irmão e nós o pudemos ver “envolto em faixas” (Lc 2,12), deitado sobre as palhas, colocado entre o boi e o burro (1Cel 84).

Leia mais