Campanhas da Igreja Católica – O objetivo é evangelizar

Sugestões de temas para a Semana da Família 2022

Semana Nacional da Família 2022
Tema: Amor familiar, vocação e caminho de santidade!

Data: 14/08 a 20/08 de 2022

​A Semana Nacional da Família é em agosto, mas as coordenações regionais e locais da Pastoral Familiar, paróquias e comunidades de todo o país já podem se antecipar e organizar os preparativos para celebrar este momento tão especial para a Igreja no Brasil. Os encontros relacionados ao evento estão disponíveis no Hora da Família anual 2022 da Pastoral Familiar da CNBB, que neste ano vem junto com as celebrações da Semana Nacional da Vida 2022, que ocorre em outubro.

Temas para a Semana da Família 2022

Dividido em sete encontros e uma celebração específica para o dia dos pais 2022, o material conta com subsídios e dicas para preparar este momento, inclusive com a participação das crianças. A Semana Nacional da Família 2022 tem como tema “Amor familiar, vocação e caminho de santidade!”, em sintonia com o X Encontro Mundial das Famílias convocado pelo Papa Francisco e o XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, marcado para o final de agosto em Governador Celso Ramos (SC). Os encontros começam a ser celebrados no dia 14 de agosto.

Confira os temas para a Semana da Família 2022 e as dicas:

1º Encontro

– “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus”
Para as crianças: Imprimir dois desenhos para pintar com personagens pobres e ricos e pedir às crianças para – ao pintarem – descrever o que pensam sobre eles. Um adulto fala às crianças sobre o valor da pobreza de espírito.

2º Encontro

– “Felizes os mansos, porque possuirão a terra”
– Dica: Providenciar uma imagem de Jesus Misericordioso, a Bíblia e, se possível, fotos de revistas ou jornais que apresentem pessoas chorando.
Para as crianças: Em dupla, as crianças, frente a frente, serão uma o espelho da outra. O “espelho” deve repetir todos os movimentos da outra e ver como é bom repetir atitudes de mansidão e como é ruim sentir ódio ou ser odiado. Se tiver várias crianças, troque as duplas de maneira que todos tenham sido também espelhos.

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

3º Encontro

Leia mais

Dicas para viver a Semana Nacional da Família 2022

Semana Nacional da Família 2022

Semana Nacional da Família 2022
Tema: Amor familiar, vocação e caminho de santidade!

Data: 14/08 a 20/08 de 2022

A oração em família é, acima de tudo, um ato de fé e de entrega daquele lar e daquelas pessoas a Deus. Além disso, é uma maneira de fortalecer laços, criar memórias, evangelizar e catequizar os filhos.

Por outro lado, rezar reunido com os familiares é colocar em prática a vivência da Igreja Doméstica, como afirma o Catecismo da Igreja Católica: “a família cristã  é o primeiro lugar de oração. Fundada sobre o sacramento do matrimônio, ela é ‘a Igreja Doméstica’, onde os filhos de Deus aprendem a orar ‘como Igreja’ e a perseverar na oração.” (CIC 2685)

Portanto, a vivência da oração em família é fundamental tanto para o lar quanto para a sociedade. Mas e como colocar em prática?

Encontros para a Semana da Família 2022:

Semana Nacional da Família 2022: terço mariano

Devemos fazer dos nossos lares um verdadeiro lugar de devoção a Nossa Senhora. Rezar o terço mariano é uma forma maravilhosa de se aproximar de Jesus por meio de Maria, afinal de contas se pedir à Mãe, o Filho atende!

Além disso, muitos santos já testemunharam a graça e a devoção a Nossa Senhora. Inclusive, Santo Afonso de Ligório que era muito fiel ao Rosário.

Entregue sua família e ser lar para Nossa Senhora e rezem juntos, diariamente, o terço!

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Recorra a novenas

Leia mais

CF 2023 também é tema do Conselho Episcopal Pastoral da CNBB

A 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi um dos principais temas da manhã desta quarta-feira, 25 de maio de 2022, na reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep). O encontro reúne a Presidência da entidade, os presidentes das Comissões Episcopais Pastorais, assessores e convidados.

A Campanha da Fraternidade 2023, cuja temática é “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

O bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, reforçou que o encontro deste ano trata-se de uma única assembleia em duas etapas: na primeira, em formato on-line, deu-se prioridade para os comunicados, para a antecipação de temas e conteúdos e para o discernimento.

Etapa presencial

Para a etapa presencial, de 29 de agosto a 2 de setembro, no Santuário Nacional de Aparecida, segundo o secretário-geral, os verbos “conviver, votar e rezar” serão priorizados. Os quatro temas principais são Estatuto, Missal, o Tema Central e Estudo nº 114. A previsão é de três sessões para encaminhamento de cada um dos temas. Dom Joel informou que apenas os informes indispensáveis serão acolhidos.

O secretário-geral pediu aos presidentes das Comissões que enviem os informes em arquivos para serem disponibilizados aos bispos. Ele também partilhou orientações sobre hospedagem e informou dos horários das atividades: a abertura da etapa presencial será com a missa, às 18h, no dia 29 de agosto, e o encerramento na sexta-feira, 2 de setembro, após a missa das 18h.

No dia 1º de setembro, quinta-feira, após o jantar, haverá uma “Sessão de Homenagem aos 70 anos da CNBB”.  A parte da manhã, no Centro de Convenções, terá um tempo mais longo. As tardes, no salão no subsolo da Basílica, serão dedicadas às reservadas.

Acompanhe a Novena de Pentecostes 2022

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal no Youtube

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Leia mais

Consep se reúne para planejar a a 59ª Assembleia Geral e CF 2023

Assembleia Geral e CF 2023

59ª Assembleia Geral e CF 2023

A reunião do Conselho Episcopal Pastoral, o Consep, ocorre na próxima quarta-feira, 25 de maio, a partir das 9h, em duas sessões (matutina e vespertina). Estarão reunidos por meio da plataforma Zoom os membros da Presidência da CNBB e os presidentes das Comissões Episcopais Pastorais, além de assessores e outros convidados.

No encontro, os membros farão uma avaliação da primeira etapa da 59ª Assembleia Geral da CNBB, ocorrida de forma virtual, nos dias 25 a 29 de abril, e já aproveitarão o momento para planejar a próxima fase da Assembleia, que irá ocorrer de forma presencial nos dias 29 de agosto a 2 de setembro, em Aparecida (SP).

A Campanha da Fraternidade 2023 cuja temática é “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16) também estará dentre os assuntos de destaque. Atualmente, há dois editais abertos para a CF 2023 – um para a escolha do hino e outro para a escolha da identidade visual.

Na ocasião, o Consep também fará a ratificação dos novos membros eleitos para a presidência da Comissão Nacional de Presbíteros, a CNP. A eleição aconteceu durante o 18º Encontro Nacional de Presbíteros, ocorrido em Aparecida (SP), nos dias 9 a 14 de maio.
Eventos celebrativos como os 70 anos da CNBB e os 15 anos da Conferência de Aparecida serão tratados também na reunião.

Grupo de Assessores

A reunião do Grupo de Assessores, o GA, antecede a reunião do Conselho Episcopal Pastoral. Os assessores irão se encontrar, de modo remoto, na terça-feira, 24 de abril.
Na pauta do encontro segundo o padre Marcus Barbosa, subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, está o Estatuto da CNBB, que contará com uma apresentação de dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto (SP) e presidente da Comissão de Redação.
Para além disso, os assessores também discutirão sobre a CF 2023, a Jornada Mundial dos Idosos e a 59ª Assembleia Geral da CNBB.

CNBB / Portal Kairós

Começando os estudos da Campanha da Fraternidade 2023

Para o ano de 2023, foi escolhido o tema “FRATERNIDADE E FOME”, e o lema: “DAI-LHES VÓS MESMOS DE COMER” (Mt 14,16).

– Os estudos da Campanha da Fraternidade – CF

Qual o lema da Campanha da Fraternidade 2023?

Qual o tema da Campanha da Fraternidade 2023?

Estudos da Campanha da Fraternidade 2023

A Campanha da Fraternidade nasceu na cidade de Nísia Floresta, na Arquidiocese de Natal, Rio Grande do Norte, por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, filho e filha de Deus.
Em 1964, em pleno desenvolvimento do Concílio Vaticano II, realizou-se a primeira CF, em âmbito nacional – agora assumida pelo conjunto das Igrejas Locais do Brasil – sob os cuidados da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A CF tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como realização – ainda que parcial – do Reino de Deus para o qual nos aponta a ação da fé, o esforço do amor e a constância da esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3).

A CF tem como objetivos permanentes:

Leia mais