1º dia da Novena de Pentecostes 2024

07/05/2024 – 19h na TV Aparecida
1º dia da Novena de Pentecostes 2024

CONSTRUTORES DA PAZ

1º dia da Novena de Pentecostes 2024

Canto inicial

01 – INTRODUÇÃO

– Caríssimos irmãos e irmãs, que o Espírito Santo nos enriqueça de dons para renovarmos a terra: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo! Amém.
– A graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo estejam sempre inundando nosso coração!
– Amém.

02 – MOMENTO DA LUZ

– O Espírito Santo no envia um raio de luz dos céus, para que jamais nos percamos nas trevas do ódio e do rancor.
– Santo Espírito de amor, iluminai nossos caminhos no seguimento de Jesus Cristo. Amém!
– Rezemos juntos:
– Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso Amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

(Acende-se a primeira vela, enquanto se canta:)

1. Espírito de Deus, enviai dos céus um raio de luz. Vinde, Pai dos Pobres, dai aos corações vossos sete dons!
2. Consolo que acalma, hóspede da alma, doce alívio, vinde. No labor, descanso, na aflição, remanso, no calor, aragem! Amém. Amém.

03 – O ESPÍRITO ILUMINA NOSSA MENTE

– Para entendermos profundamente a Palavra que Jesus trouxe do coração do Pai, precisamos permitir que o Espírito Santo opere com seu poder em nossa mente!
– Ó Santo Espírito, hóspede da alma, esclarecei nosso entendimento sobre os mistérios inalcançáveis de nossa fé. Amém!


Cartaz da Novena de Pentecostes 2024

04 – FALOU PELOS PROFETAS

Refrão para a Palavra

Leitura Bíblica (Jo 20,19-23)

Na tarde desse mesmo dia, que era o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos estavam reunidos, entrou Jesus, colocou-se no meio e disse-lhes: “A paz esteja convosco!” Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e o peito. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. De novo lhes disse: “A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. Depois dessas palavras, soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, serão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, serão retidos”.

Reflexão

05 – ATUALIZANDO A MENSAGEM

– Muitas vezes, nós nos acovardamos diante das perseguições e dificuldades de nossa caminhada cristã, mas o Senhor sempre nos anima, soprando sobre nós seu Espírito.
– Divino Espírito Santo, transformai o medo, que habita em nosso coração, em coragem e alegria para servir ao Reino de Deus!
– Nas Bem-aventuranças, Jesus foi bem claro ao dizer que os filhos de Deus serão reconhecidos por seu esforço em construir a paz, especialmente em um mundo onde os poderosos que promovem a guerra são admirados.
– A vós recorremos, Espírito de Deus, a fim de obtermos a graça e os dons necessários para renovarmos a face da terra, construindo a paz em um mundo que sofre com a violência e as guerras. Amém.

06 – LADAINHA DO ESPÍRITO SANTO

Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E iluminai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E dirigi-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: Purificai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: Fortalecei-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: Santificai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E consolai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E abrasai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E transformai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E ungi-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E enviai-nos!
Vinde, Santo Espírito!

07 – PRECES DOS FIÉIS

– Com a certeza de sempre sermos ouvidos por Deus, que nos ama constantemente, elevemos neste momento nossas súplicas sinceras:
– Senhor, que a paz reine sobre nossa terra!

1. Senhor, lembrai-vos de todas as vítimas da violência, nas cidades grandes e na periferia, em que a vida é banalizada e destruída em assaltos, vingança e assassinatos, à luz do dia. Dai o conforto a todos os que vivem o peso de tamanhas injustiças e horríveis destruições. Rezemos:
2. Senhor, voltai vosso olhar aos irmãos e irmãs que sofrem com a maldade das guerras, nas quais a vida dos pequenos é eliminada pela ganância e arrogância dos poderosos. Protegei-os das bombas, das feridas e dos traumas, possibilitando-lhes uma vida com dignidade. Rezemos:
3. Senhor, olhai com bondade para todos os vossos filhos que experimentam as consequências das desavenças e discórdias. Concedei-lhes a graça do perdão para que possam viver na tranquilidade que a paz oferece. Rezemos:

(Outras intenções)

– Acolhei em vosso coração misericordioso de Pai nossas humildes preces, dando-nos um coração semelhante ao do vosso Filho, e que seja ungido pelo Espírito Santo.
– Amém.

08 – ENSINAMENTOS DA IGREJA

– Vamos meditar um trecho da Carta de São Clemente Romano, o quarto Papa da Igreja, endereçada à comunidade de Corinto, na Grécia, no finalzinho do Primeiro Século:

“Vocês eram todos humildes e sem vanglória, procurando mais obedecer do que mandar, mais felizes em dar do que em receber. Contentavam com as provisões de viagem fornecidas por Cristo, guardavam zelosamente as palavras dele no fundo de suas entranhas, e os sofrimentos dele estavam diante dos seus olhos. Dessa forma, uma paz profunda e radiante fora dada a todos, junto com o desejo insaciável de praticar o bem, e se espalhara sobre todos abundante efusão do Espírito Santo. Repletos de santa resolução, com prontidão de ânimo para o bem, levantavam com piedosa confiança suas mãos ao Deus Todo-poderoso, suplicando-lhe que lhes fosse propício, caso tivessem involuntariamente cometido algum pecado. Dia e noite, sustentavam combate em favor de todos os irmãos, a fim de conservar íntegro, por meio da misericórdia e da consciência, o número dos eleitos de Deus. Eram sinceros e simples uns com os outros, sem nenhum rancor. Toda briga e divisão eram abomináveis para vocês. Choravam por causa das faltas do próximo e consideravam as falhas deles como suas próprias. Jamais se arrependiam de ter feito o bem, ‘prontos para toda boa obra’. Ornados de conduta virtuosa e venerada em tudo, realizavam todas as coisas no temor de Deus. Os preceitos e decisões do Senhor estavam inscritos na largueza de seu coração”.

Música para as ofertas

09 – MOMENTO COM MARIA

– A Mãe de Deus soube cultivar a paz no coração e semeá-la nos caminhos por onde andou.
– Virgem Mãe, Virgem Bela, vós que fostes sempre fiel à missão que Deus Pai vos confiou, ensinai-nos a trilhar em vossos passos.
– É certo que uma mãe que tenha mais de dois filhos vai desejar constantemente que a paz impere sobre eles, porque assim seu coração também alcança a alegria da paz.
– Maria, Mãe da Igreja e nossa Mãe, intercedei pela concórdia e harmonia entre todos os vossos filhos. Amém.

Canto Mariano

10 – ORAÇÃO

– Rezemos juntos a belíssima oração do Papa Francisco, que se encontra em sua Encíclica sobre a Fraternidade e a Amizade Social:
– Ó Deus nosso, Trindade de amor, a partir da poderosa comunhão da vossa intimidade divina infundi no meio de nós o rio do amor fraterno. Dai-nos o amor que transparecia nos gestos de Jesus, na sua família de Nazaré e na primeira comunidade cristã.
– Concedei-nos, a nós cristãos, que vivamos o Evangelho e reconheçamos Cristo em cada ser humano, para O vermos crucificado nas angústias dos abandonados e dos esquecidos deste mundo e ressuscitado em cada irmão que se levanta.
– Vinde, Espírito Santo! Mostrai-nos a vossa beleza refletida em todos os povos da terra, para descobrirmos que todos são importantes, que todos são necessários, que são rostos diferentes da mesma humanidade amada por Deus. Amém.

11 – BÊNÇÃO FINAL

– Caríssimos irmãos, ao recebermos a bênção da Trindade Santa, sejamos bênçãos por onde formos: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
– Espalhemos a paz como um rio de amor, para que sejamos verdadeiros filhos de Deus.
– Amém.

Canto final

Novena de Pentecostes 2024 da RCC

 

A12 / Portal Kairós