3º dia da Novena de Natal 2024 do Santuário de Aparecida

PELA TV APARECIDA
Novena de Natal 2024
Dias 10, 11, 12, 13, 16, 17, 18, 19 e 20 de dezembro de 2024

Horário da Novena de Natal na TV Aparecida
Das 19h às 19h30 – Basílica Histórica – Transmissão ao vivo

3º dia da Novena de Natal 2024

3º dia da Novena de Natal 2024

A ESPERANÇA DOS QUE SOFREM!

“O encontro com Jesus Cristo através dos pobres é uma dimensão constitutiva de nossa fé em Jesus Cristo. Da contemplação do rosto sofredor de Cristo neles e do encontro com Ele nos aflitos e marginalizados, cuja imensa dignidade Ele mesmo nos revela, surge nossa opção por eles. A mesma união a Jesus Cristo é a que nos faz amigos dos pobres e solidários com seu destino” (Doc. de Aparecida, 106).

01 – Reunidos no Senhor

Antífona: Eis que o Senhor há de vir, a fim de salvar seu povo; felizes são todos aqueles que estão prontos para ir-lhe ao encontro (Mt 11,28-30).

– Irmanados na mesma fé e em uma só esperança, que a Luz da eternidade penetre nosso ser e nos resgate para a vida. Na Luz do amor iniciemos nosso encontro:
– Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
– São benditos os que no Senhor depositam sua esperança, mesmo que seja grande sua dor. Vossa Luz, Senhor, nos traz a paz e nos enche de esperança.
– Na força do amor se vence toda dor, e no vigor da esperança se alcança a paz que tanto desejamos. Amém.

(Cantado): Ó Luz, que vieste ao mundo pra nos iluminar, que o teu amor profundo a paz venha nos dar!

02 – Ao Senhor, louvor e gratidão

– Ó Deus de misericórdia, ó força invencível que nos faz vencer toda dor e humilhação, pois sois a mão que ampara e conforta os que sofrem. Vosso Filho nos mostrou que sois misericórdia infinita, e foi sem medida seu amor pelos pobres e pequenos, pelos doentes e pecadores.
– Ao Senhor, nosso Deus, que nos ampara com sua misericórdia, nosso louvor e nossa gratidão.
– Vosso Filho Jesus não hesitou em tocar, perdoar e curar tantos enfermos e pecadores, pois sempre esteve ao lado dos perseguidos e marginalizados. Há pessoas doentes, Senhor, mas há quem provoca a doença da injustiça, da ganância, do poder, que fere e mata e nega a vida.
– Ao Senhor, nosso Deus, que nos ampara com sua misericórdia, nosso louvor e nossa gratidão.
– São transformadoras, Senhor Deus, a palavra de vosso Filho, que anunciou ao mundo a vida e a paz, a luz e a esperança, e anunciou que sois Pai, e de todos cuidais como filhos e filhas. Vosso alento, Senhor, ampare-nos e nos conforte, trazendo-nos a paz.
– Ao Senhor, nosso Deus, que nos ampara com sua misericórdia, nosso louvor e nossa gratidão. Amém.

Cartaz da Novena de Natal 2024 de Aparecida:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

03 – Ouvir o Senhor

– A Palavra do Senhor permanece eternamente. A Palavra que foi anunciada ontem é a mesma que nos anima na Esperança hoje, pois é o mesmo Senhor que nos fala. Felizes os pacíficos que esperam nele e os que nele confiam, pois sua Palavra é a verdade eternamente.
– Como o sol ilumina e a água fecunda a terra, assim é a Palavra do Senhor entre nós. Amém.

(Canta-se um cântico à Palavra, antes de sua proclamação)

– Anúncio da Palavra – Consolação do Senhor – 2Cor 1,3-7

3Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai misericordioso e Deus de toda a consolação,
4que nos consola em toda a nossa aflição, a fim de podermos também nós consolar os que se acham em qualquer aflição com a consolação com que somos consolados por Deus!
5Com efeito, assim como os sofrimentos de Cristo são muitos em nós, assim também, por meio de Cristo, é grande nossa consolação. 6Quando somos afligidos, é para vossa consolação e salvação; quando somos consolados, é para vossa consolação, que vos concede suportar com constância os mesmos sofrimentos que nós enfrentamos.
7E nossa esperança a vosso respeito é firme: sabemos que, participando dos sofrimentos, participareis também da consolação.

(Após a meditação feita pelo Dirigente da Celebração, faz-se um instante de silêncio; canta-se um refrão meditativo)

04 – Somos Igreja peregrina

– Senhor, não quero passar indiferente ante o homem ou a mulher que sofre à beira do caminho da vida. Quero ser vossa Igreja solidária, da comunhão, do encontro, do diálogo. Quero ser uma Igreja bonita no amor solidário, que não tem medo de sair de si e estender a mão ao pobre, ao sofredor, ao abandonado. Dai-nos a coragem do samaritano e daqueles que carregaram o pobre aleijado pelo telhado, para que Jesus o curasse.
– Seja nosso coração, Senhor, compassivo e solidário, como foi o coração de vosso Filho.
– Dai-nos uma fé viva e atuante, capaz de carregar o irmão, não importa por onde, mas para salvá-lo e para que alcance a vida. Ajudai-nos, pelo Natal de Jesus, vosso Filho, ser essa Igreja que não tem medo de anunciar, de servir e de amar. Não nos deixeis fazer do pobre uma teoria, mas que ele seja mesmo nosso irmão e nossa irmã, companheiros na caminhada do Reino.
– Seja nosso coração, Senhor, compassivo e solidário, como foi o coração de vosso Filho. Amém.

(A Comunidade poderá fazer suas Preces, observando a realidade que a cerca. Feitas as Preces, reza-se a Oração de Jesus: Pai nosso…)

05 – Ele está chegando! (Ladainha do Advento)

– Ó Senhor! Aleluia! Vem, Messias! Maranatha!
– Ó Justiça! Aleluia! Mora entre nós! Maranatha!
– Misericórdia! Aleluia! Vive entre nós! Maranatha!
– Nossa força! Aleluia! Dentro de nós! Maranatha!
– Liberdade! Aleluia! Salva teu povo! Maranatha!
– Nossa cura! Aleluia! Tira a dor! Maranatha!
– Ó conforto! Aleluia! Dá esperança! Maranatha!
– Nossa alegria! Aleluia! Preenche-nos! Maranatha!

06 – Vão e anunciem! (Bênção – Envio)

– O Senhor vos ilumine com sua Luz incomparável e vos conceda a concórdia e a paz.
– Amém.
– O Senhor vos dê a plenitude da vida e vos ampare nas dificuldades.
– Amém.
– O Senhor, que hoje nos reuniu em seu amor infinito, guarde-vos e vos proteja sem cessar.
– Amém.
– Por intercessão da Virgem de Nazaré e de seu esposo São José, a bênção de Deus todo-poderoso, Pai † e Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e convosco permaneça para sempre.
– Amém.
– O Espírito do Senhor nos conduza em nossa vida e em nossa história, assim caminhemos decididamente ao encontro do Senhor, que vem entre nós em seu Natal. Ide e anunciai a verdade de Cristo, nosso Salvador.
– Demos graças a Deus. Amém.

Para meditar: A Igreja é depositária da Boa Nova que há de ser anunciada. As promessas da nova aliança em Jesus Cristo, os ensinamentos do Senhor e dos apóstolos, a Palavra da vida, as fontes da graça e da benignidade de Deus, o caminho da salvação, tudo isso lhe foi confiado. É o conteúdo do Evangelho e, por conseguinte, da evangelização, que ela guarda como um depósito vivo e precioso, não para manter escondido, mas sim para o comunicar. Enviada e evangelizadora, a Igreja envia também ela própria evangelizadores. É ela que coloca em seus lábios a Palavra que salva, que lhes explica a mensagem de que ela mesma é depositária, que lhes confere o mandato que ela própria recebeu e que, enfim, os envia a pregar (Evangelii Nuntiandi, 15).

 

Redentoristas / A12 / Portal Kairós