4º dia da Novena da Padroeira 2020

4º Dia – Com Maria, caminhar para a terra da justiça e da paz!

06/10/2020
BASÍLICA VELHA
6h45: Missa
9h: Missa
12h: Missa
15h às 16h15: Novena da tarde

SANTUÁRIO NACIONAL
19h: Novena Solene
YouTube Ao Vivo Novena 2020
TV Aparecida Ao Vivo Novena 2020
Rádio Aparecida Ao Vivo Novena 2020

Pregador: Dom Cláudio Cardeal Hummes
Arcebispo Emérito de São Paulo – SP
Presidente da Rede Eclesial PAN-AMAZÔNICA – REPAM

Acompanhe o 4º dia da Novena da Padroeira 2020

4º dia da Novena da Padroeira 2020

4º dia da Novena da Padroeira 2020

Com Maria, caminhar para a terra da justiça e da paz!

ACOLHER
Somos a Família reunida

(Procissão de Entrada)

01 – Início orante

P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
— Amém!
P.: Maria, vós que sois a Imaculada Conceição, nós vos saudamos com fervor e gratidão. Maria, estamos reunidos em Família, em Comunidade, como Igreja, da qual sois Mãe bendita. Vós, que cumprindo a vontade divina vos revestistes da bondade e da misericórdia do Senhor, fazei-nos ser uma Família com o mesmo penhor, com o mesmo ardor de fé e de amor.
— Ave, ó Maria, ó cheia de graça, ó bendita entre todas as mulheres da terra, o Senhor é convosco!
P.: Em vosso Sim resoluto tornastes vosso seio fecundo, gerando o Salvador da humanidade, o novo Moisés, Jesus, o Messias esperado, realização da nova Páscoa, da Aliança eterna de amor. Vós vos fizestes o mais pleno vazio para vos revestirdes da vontade e da Palavra do Pai.
— Eis aqui a serva do Senhor. Realize-se em mim sua vontade, sua Palavra!

P.: Senhora Aparecida, vós fostes apaixonada por Deus, por isso sois a Mulher de todos os tempos, de Nazaré, de Belém, de todos os lugares. São inesquecíveis o dia e a hora em que dissestes: “Eis aqui a serva do Senhor”. E o Verbo eterno do Pai tornou-se a Palavra viva, encarnada, presente em nossa história, e vós fostes a primeira a vos revestirdes de sua Palavra libertadora e redentora.
— Por Maria, o Verbo eterno do Pai fez sua morada em nós!
R: Bendita sejais, ó Maria, Mariama de todas as raças e línguas! Como Família e cheios de devoção, dai-nos um coração puro, com os mesmos sentimentos de Jesus. Modelai nosso coração para que seja sempre revestido do verdadeiro amor cristão e assim alcancemos a salvação.
— Fazei-nos, ó Maria, ser vossa Família, revestida da Palavra de Jesus, vosso Filho, e assim viveremos a mais bela poesia do mais belo Amor, Jesus, nosso Senhor. Amém!

OUVIR
Como Família ouvimos o Senhor

02 – A Palavra nos reveste

P.: Ó Maria, como foi radiante aquele dia em que vosso Filho entoou louvores ao Pai, por Ele ter revelado a verdade do Reino aos simples e pequenos.
— Sim, ó Maria, é encantadora a alegria de quem se deixa tocar pela verdade de Cristo!
L.: Mãe Aparecida, Virgem de cor morena e de rosto sereno, queimado pelo sol, como o rosto de nossa gente que luta pela sobrevivência, clamando pela justiça e pela paz, que parecem tardar, mas não vão faltar,
— porque o vosso e nosso Senhor jamais se esqueceu dos pobres e oprimidos, dos abandonados e esquecidos!
L.: Maria, Mãe bendita, guiai-nos nesta vida pelos caminhos do Reino, bem longe dos projetos vãos,
daqueles que se enganam, pensando ter maior força por causa do poder.
— Vosso Filho já nos lembrou que não fracassa quem crê no amor, e que os fracos, diante do mundo, confundem os soberbos e os derrubam de seus tronos.
L.: Nós vos bendizemos, ó Maria, porque vós ouvistes, aquele dia, vosso Filho pleno de alegria, por causa dos humildes que acolheram com fervor o Reino do Céu, o Reino do amor, da justiça e da paz.
— Vinde, ó Maria, com vossa força maternal, e ajudai-nos a compreender o jeito certo de viver, aqui e agora, o Reino do Céu!

(Entrada da Palavra)

03 – Maria se reveste da Palavra

R: Maria, nossa Família aqui reunida vos acolhe com filial alegria, em vossa imagem tão pequenina, que faz transbordar nosso coração de tanta alegria, que só pode ser do céu.
— Revesti nossa Família com a força do Evangelho e dai novo vigor a quem pede vosso consolo, ó Mãe de amor!
R: Senhora Aparecida, desde o dia bem-aventurado em que, em vossa imagem, aparecestes nas redes dos humildes pescadores, João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, vós nos ensinais que são bem-aventurados
— Os que procuram viver, com todo o empenho e com toda a dedicação, o ensinamento de Cristo, para alcançarem a salvação! Amém!

(Entronização e incensação da Imagem. Durante a incensação, silêncio orante. Em seguida, cantam-se os “Louvores a Maria”.)

R: Mãe do Céu, estamos reunidos como Família para vos louvar. Pela encarnação do Filho de Deus, em vosso seio bendito, fizestes acontecer a história divina em nossa realidade humana. Assim, ó Mãe Aparecida, ouvi com maternal acolhida o que vos apresentamos, cheios de esperança.
— Maria, ajudai-nos a cantar os louvores do Senhor, e chegue ao céu nosso clamor. Amém!

— Ó Virgem e Mãe de Jesus.
Maria, clamamos a vós!
— Revesti-nos da paz e esperança.
— Revesti-nos da verdade de Cristo.
Lá no céu, rogai a Deus por nós!

—Ó Senhora e Mãe dos peregrinos.
Maria, clamamos a vós!
— Revesti-nos de justiça e de paz.
— Revesti-nos de amor e ternura.
Lá no céu, rogai a Deus por nós!

— Ó Mãe de nossas Famílias.
Maria, clamamos a vós!
— Guardai os jovens e as crianças.
— Guiai-nos nos caminhos do Reino.
Lá no céu, rogai a Deus por nós!

P.: Mãe de Cristo e Mãe de toda a humanidade, Mãe de todos os que clamam e esperam pela justiça e pela paz, dai-nos um coração
nobre, revestido, como o vosso, das coisas do Evangelho, do Reino do Céu. Sois nosso exemplo e modelo de que vale a pena sempre apostar no que é de Deus.
— Libertai-nos, ó Mãe, de nossa mesquinhez e fazei-nos mais solícitos e fiéis ao Senhor, nosso Caminho, Verdade e Vida.
Amém!

04 – A Palavra nos ilumina

R: Maria, temos certeza de que ficastes feliz aquele dia em que vosso Filho Jesus anunciou sua missão na sinagoga de Nazaré.
— Os pobres se alegraram, pois chegara o esperado, o Messias Redentor!
R: E aquele anúncio tão esperado, ó Maria, foi um sinal divino que provocou a admiração, mas também a oposição, pois 0 Evangelho, desde então, tira-nos da acomodação e nos convoca para a missão.
— São bem-aventurados como vós, ó Maria, os que se deixam impregnar pela Palavra que vem para nos libertar. Amém!

— Cântico à Palavra de Deus
— Anúncio – Jesus em Nazaré – Lc 4,16-21

16 Jesus foi a Nazaré, lugar onde tinha sido criado. No sábado, segundo seu costume, entrou na sinagoga e levantou-se para fazer a leitura.
17 Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, encontrou a passagem onde estava escrito:
18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para evangelizar os pobres, mandou-me anunciar aos cativos a libertação, aos cegos a recuperação da vista, pôr em liberdade os oprimidos
19 e proclamar um ano de graça do Senhor”.
20 Depois enrolou o livro, entregou-o ao servente e sentou-se. Todos na sinagoga tinham os olhos voltados para ele.
21 Então começou a dizer-lhes: “Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura diante de vós”.

— Meditação (Pregação)

05 – Caridade: Êxodo da vida

L: Maria, bem sabemos que podemos vencer os mares e os oceanos, pois temos a liberdade de neles navegar e escolher a direção
que quisermos. Mas, ó Mãe, como podemos navegar, se não temos o barco e nos proibiram de fazê-lo?
— Impulsionai nosso coração, ó Mãe, para que seja simples e humilde como é o vosso!
L.: Ajudai-nos, ó Mãe, a construir o barco da justiça e da paz, para que ele possa singrar em todos os mares do mundo. E onde houver
a injustiça e opressão, que elas sejam derrubadas de seus tronos corruptos e caiados.
— Um dia vão chegar a justiça e a paz a todos os cantos e recantos, pois elas não têm dono, são de Deus!
L.: Fazei-nos, ó Mãe, ser uma Igreja não autoritária, mas comunitária; não impositora, mas dialogai; não elitista, mas popular; não moralista, mas que tenha moral. Fazei-nos ser uma Igreja viva, a Igreja do jeito de Jesus.
— Ajudai-nos, ó Mãe, a ser a Igreja da partilha, do lava-pés, do bom samaritano, do acolhimento e da ternura. Amém!

(Procissão da Caridade – Oferta dos Alimentos)

BENDIZER
A Família dialoga com o Senhor

06 – Realização da Aliança

L.: Senhora Aparecida, se o mundo marginaliza os direitos de cidadania e rechaça o bem comum da pátria ou nação, não podemos nos calar, enquanto não reinarem a justiça e a paz.
— Ó Justiça divina, ó Cristo Senhor, fazei reinarem, aqui e agora, a justiça e a paz!
L.: Nós vamos confiar, ó Mãe querida, pois vos haveis de nos apoiar, para superar o rancor das armas, que só serve para matar, reconquistando a solidariedade e a paz.
— Mãos que se mantém unidas rompem os laços de qualquer ignomínia!
L.: Viveremos muito unidos, como Família fiel, revestidos da esperança que brota cada dia no coração de quem se sabe nas mãos de Deus, desejando fazer acontecerem a fraternidade e a paz.
— Vinde, Jesus, presente no Pão da vida, Senhor Libertador, pleno de misericórdia e compaixão. Amém!

(Entronização, Exposição e Adoração do Santíssimo)

07 – Pão em todas as Mesas

(Oração Congresso Eucarístico – Antes do cântico “Tão Sublime”)

— Ó Salvador do Mundo, no deserto, Deus Pai alimentou o povo com o maná e preparou na sua bondade uma mesa para o pobre. Fazei que, neste Congresso Eucarístico Nacional, ao celebrarmos o mistério da Palavra que se fez carne e Pão da vida, vivamos em vós a comunhão e a partilha de nosso pão de cada dia,
— Para que não haja necessitados entre nós.
— Vós, cheio de compaixão, tomastes o pão, destes graças e o distribuístes à multidão com fome. E, para permanecer entre nós o sacrifício da Nova Aliança,
— Na última ceia, mandastes que o celebrássemos em memória de vós.
— Concedei-nos que, ao participar do banquete do vosso Corpo e do vosso Sangue e adorando vossa presença na Eucaristia,
— Continueis vossa ação, em nós e através de nós, para que haja pão em todas as mesas.
— À luz do Espírito Santo, pelo qual realizais hoje o memorial da vossa Páscoa na Igreja, façamos a opção evangélica pelos pobres, como consequência da fé que age pela caridade, e saiamos, com a Virgem Maria, proclamando que Deus saciou de bens os famintos,
— Oferecendo a todos vossa vida, pelo anúncio alegre do Evangelho. Amém.

Bênção do Santíssimo

(Cântico “Tão Sublime”)

IDE – EVANGELIZAI!
A Família unida evangeliza

08 – Consagrar a vida

P.: Ó Maria, somos preciosos a vossos olhos maternos. Como Mãe que sois, conheceis o que habita em nosso frágil coração e o quanto precisamos de vosso auxílio,
— Mãe bendita do Redentor, fazei morar em nós vosso amor, igual ao de Cristo, nosso Senhor!
P.: Como é bom, ó Mãe, de vós recebermos o afago consolador e libertador de vosso amor. Vós que vos revestistes dos mesmos sentimentos de Cristo,
— Guiai-nos no caminho de Cristo, e sejam rompidos os laços da corrupção e do desamor. Amém!

(Consagração a Nossa Senhora)

09 – Oferta das Flores

L.: Como podemos, ó Maria, não ter um pouco de poesia no coração? Pois nada há de mais belo nesta vida do que saber que somos filhos ou filhas
— De uma Mãe tão bendita, que gerou em seu seio a mais Bela Criatura.
L.: Foi Deus que vos escolheu e vos revestiu com toda a beleza do céu, pois sois Imaculada e assim fostes concebida.
— Trazemos nossas flores e nossa gratidão, por vosso Sim, naquele dia, lá em Nazaré.
L.: Foi lá também que vosso Filho proclamou o Ano da Graça do Senhor
— E volveu seu olhar aos que estavam desprezados e tidos como sem valor. Amém!

10 – Agradecimentos do 4º dia da Novena da Padroeira 2020

11 – Envio Missionário

R: Todos nós, que nos unimos neste dia em Cristo e com Maria, sejamos um povo revestido da Palavra. Brilhem sobre a Família dos Devotos a alegria e a esperança, como as estrelas do céu… Que a mão do Senhor pouse suavemente sobre a vida e o coração de vocês e os faça fortes na fé… Procurem a cada dia o rosto do Senhor, para que Ele lhes abra os tesouros da sabedoria e os encha de amor transformador… Que a luz do Senhor ilumine a vida de vocês e lhes dê a paz… Que Ele os guarde na palma de sua mão e os abençoe.
— Amém! Assim seja!
R: Vão e anunciem com fervor e alegria, com amor e compaixão, com a vida e o testemunho, o Evangelho libertador de Cristo, nosso Senhor.
— Amém! Assim seja!
R: A festa da vida continua! Permaneçamos na paz de Jesus e na proteção da Senhora Aparecida.
— Ó Santa Mãe Aparecida, fazei-nos ser uma Igreja em saída missionária. Amém!

(Homenagem do povo – Entrega das Flores)

Livrinho da Novena da Padroeira 2020:

 

A12 / Portal Kairós