5º dia da Novena de Natal 2024 do Santuário de Aparecida
PELA TV APARECIDA
Novena de Natal 2024
Dias 10, 11, 12, 13, 16, 17, 18, 19 e 20 de dezembro de 2024
Horário da Novena de Natal na TV Aparecida
Das 19h às 19h30 – Basílica Histórica – Transmissão ao vivo
5º dia da Novena de Natal 2024
A ESPERANÇA DOS QUE PROMOVEM A PAZ!
“O Povo de Deus sente a necessidade de presbíteros-discípulos: que tenham uma profunda experiência de Deus, configurados com o coração do Bom Pastor, dóceis às orientações do Espírito, que se nutram da Palavra de Deus, da Eucaristia e da oração; de presbíteros-missionários; movidos pela caridade pastoral: que os leve a cuidar do rebanho a eles confiado e a procurar aos mais distanciados pregando a Palavra de Deus, sempre em profunda comunhão” (Doc. de Aparecida, 199).
01 – Reunidos no Senhor
Antífona: Ó Emanuel, sois nosso Rei e Orientador: vinde salvar-nos, ó Senhor e nosso Deus.
– “Ele está no meio de nós” e seu Reino não terá fim, pois a justiça e a paz reinarão para sempre. Com amor, invoquemos a Trindade Santa:
– Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
– Bendita seja a força da paz, que vem romper os laços da escravidão e nos traz a alegria da vida e da concórdia. “Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.”
– Felizes os que não têm medo de viver a verdade e o compromisso com o Reino de Cristo. Amém.
(Cantado): Ó Luz, que vieste ao mundo pra nos iluminar, que o teu amor profundo a paz venha nos dar!
02 – Ao Senhor, louvor e gratidão
– Ó Deus Menino, tão frágil e pequenino, que veio entre nós sem alarde, sem malas ou bagagem, mas carregado de ternura, de amor, de bondade sem-fim. Chegastes no silêncio da noite, e somente as estrelas foram testemunhas de tão belo e nobre nascimento. Bendito sejais, Senhor.
– Bendito seja o Deus Menino e benditos aqueles que promovem a paz e dizem não à violência, discórdia e divisão.
– Foi Ele que nos escolheu e quis nos amar para nos salvar. Ele chegou quase que escondido, porém revestido da imensidão da eternidade, de misericórdia sem-fim. O Verbo eterno nasceu no meio da pobreza, para nos dizer que os pobres de agora são vítimas da ganância, do lucro, do poder, dos que querem só para si. Bendito seja o Deus menino.
– Bendito seja o Deus Menino e benditos aqueles que promovem a paz e dizem não à violência, discórdia e divisão.
– Como os pobres pastores, que não sabiam para onde ir, mas viram a Luz e a seguiram, encontrando Jesus, o Amor eterno e tão protegido pelo amor tão vivo de Maria e de José, felizes são os que se aproximam dele para depositar suas queixas, sabendo reconhecer sua bondade infinita e que sem Ele nada podemos fazer.
– Bendito seja o Deus Menino e benditos aqueles que promovem a paz e dizem não à violência, discórdia e divisão. Amém.
Cartaz da Novena de Natal 2024 de Aparecida:
Tenha uma infinidade de materiais católicos
Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)
Ajude o Portal Kairós do seu jeito
03 – Ouvir o Senhor
– O homem e a mulher são criados na Palavra e chamados a viver nela; capazes de escutar e responder à Palavra divina. Cresceremos, verdadeiramente, se nos abrirmos a esse diálogo com Deus, encontrando a paz, pois vão acontecer entre nós relações verdadeiras e sinceras.
– Felizes os que sabem trazer para a vida o que escutam do Senhor, sendo portadores da paz. Amém.
(Canta-se um cântico à Palavra, antes de sua proclamação)
– Anúncio da Palavra – Paz no Senhor – Is 2,1-5
1Visão de Isaías, filho de Amós, a respeito de Judá e Jerusalém.
2Acontecerá, nos últimos tempos, que o monte da casa de Javé se erguerá sobre o alto dos montes, será elevado acima das colinas e para ele afluirão todas as nações.
3E virão muitos povos dizendo: “Vinde, subamos ao monte de Javé, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine seus caminhos, e caminharemos por suas veredas”. Pois de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra de Javé.
4Ele será juiz entre as nações e árbitro de povos numerosos. Mudarão suas espadas em relhas de arado e suas lanças, em foices; uma nação não levantará a espada contra a outra, nem mais se treinarão para a guerra.
5Vinde, ó casa de Jacó, caminhemos na luz de Javé.
(Após a meditação feita pelo Dirigente da Celebração, faz-se um instante de silêncio; canta-se um refrão meditativo)
04 – Somos Igreja peregrina
– Deus de Amor, somos peregrinos, caminheiros que labutam neste mundo, mas estamos sedentos de vós. Cada dia é uma viagem que fazemos em vossa direção, vamos até Belém e a Nazaré também, pois queremos encontrar vosso Filho. Ele é nossa caminhada, o motivo que nos faz botar o pé na estrada e não mais ficar parado. Somos vossa Igreja, e é triste ser uma Igreja parada, descomprometida, que tem medo de amar e servir.
– Vivendo na união, encontramos a paz, como a dos Pastores em Belém, quando viram o Menino Deus, nosso Redentor.
– Obrigado, Senhor, por sermos vosso povo, povo de pobres e de ricos, de santos e pecadores, de sacerdotes, bispos e leigos. Fazei-nos portadores e transmissores da bem-aventurada paz de que tanto precisamos. Fazei-nos bem-aventurados da paz e da reconciliação, da Igreja da comunhão, do lava-pés, do presépio e do alto da Cruz. Ajudai-nos a ser o povo da nova Aliança, o povo de vosso Filho Jesus.
– Vivendo na união, encontramos a paz, como a dos Pastores, em Belém, quando viram o Menino Deus, nosso Redentor. Amém.
(A Comunidade poderá fazer suas Preces, observando a realidade que a cerca. Feitas as Preces, reza-se a Oração de Jesus: Pai nosso…)
05 – Ele está chegando! (Ladainha do Advento)
– Ó Senhor! Aleluia! Vem, Messias! Maranatha!
– Ó Justiça! Aleluia! Mora entre nós! Maranatha!
– Misericórdia! Aleluia! Vive entre nós! Maranatha!
– Nossa força! Aleluia! Dentro de nós! Maranatha!
– Liberdade! Aleluia! Salva teu povo! Maranatha!
– Nossa cura! Aleluia! Tira a dor! Maranatha!
– Ó conforto! Aleluia! Dá esperança! Maranatha!
– Nossa alegria! Aleluia! Preenche-nos! Maranatha!
06 – Vão e anunciem! (Bênção – Envio)
– O Senhor vos ilumine com sua Luz incomparável e vos conceda a concórdia e a paz.
– Amém.
– O Senhor vos dê a plenitude da vida e vos ampare nas dificuldades.
– Amém.
– O Senhor, que hoje nos reuniu em seu amor infinito, guarde-vos e vos proteja sem cessar.
– Amém.
– Por intercessão da Virgem de Nazaré e de seu esposo São José, a bênção de Deus todo-poderoso, Pai † e Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e convosco permaneça para sempre.
– Amém.
– O Espírito do Senhor nos conduza em nossa vida e em nossa história, assim caminhemos decididamente ao encontro do Senhor, que vem entre nós em seu Natal. Ide e anunciai a verdade de Cristo, nosso Salvador.
– Demos graças a Deus. Amém.
Para meditar: Eu quero outro tipo de Natal, aquele que nunca morre, aquele que ao passar não deixa vazio, mas vida e calor. Melhor ainda, quero para todos um Natal imortal, cujos ecos nunca se apaguem e cujas luzes nunca se extingam. Um eterno Natal. O que quero dizer com isso? Quero dizer que o sentido da vida, a razão de ser do cristão é “ser” Natal. Tudo que vive, tudo que faz um cristão é essencialmente Natal. Nascimento. De quem? De Jesus, naturalmente. Sempre que Jesus nasce é Natal (Frei Inácio Larrañaga).
Redentoristas / A12 / Portal Kairós