8º dia da Novena da Padroeira 2024

8º Dia – Mãe Aparecida, somos peregrinos-missionários da Copiosa Redenção!

10/10/2024 (Quinta-feira)
Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança.
03 a 12 de outubro de 2024

Santuário Nacional em Aparecida – SP

06h – Alvorada
06h45 – Missa
09h – Missa
10h30 – Missa
12h – Missa
14h30 – Acolhida no Altar Central
15h às 16h15 – Novena da Tarde
16h30 Missa
18h30 – Acolhida no Altar Central

19h às 20h30 – Novena Solene

20h45 – Festival da Padroeira: Daniel e convidados cantam a Maria – participação da Orquestra PEMSA – Tribuna Dom Aloisio Lorscheider

Pregador: Dom Murilo S. R. Krieger, SCJ, Arcebispo Emérito de São Salvador (BA)

8º dia da Novena da Padroeira 2024

Acompanhe o 8º dia da Novena da Padroeira 2024

01 – Ritos iniciais

P.: Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo.
— Amém.
P.: Mãe Aparecida, viemos de longe e de perto, mas aqui somos todos irmãos, uma só família, um só coração, buscando a Copiosa Redenção.
— Unidos em Cristo e convosco, ó Maria, caminhamos com alegria na estrada que ao céu conduz.
P.: Desde nosso Batismo, ó Mãe querida, Deus nos acolhe, enche-nos de seu amor e nos envia ao mundo como sinais vivos de seu Reino. Despertai-nos para tão nobre e profundo desejo de sermos missionários com Jesus, o Redentor.
— Como Peregrinos da Esperança e unidos em Cristo, vamos viver e crescer em Comunidade, como deseja o Senhor. Amém.

02 – Acolhendo a Senhora Aparecida

(Entronização da Imagem da Senhora Aparecida – Incensação – Silêncio orante – Na sequência, reza-se e canta-se)

P.: Senhora Aparecida, pelas palavras do Anjo e com o sopro do Espírito Divino, vosso seio bendito tornou-se fecundo e acolheu o Redentor prometido. Ouvi vosso povo, que vos suplica auxílio e proteção.

— Ó Senhora e Mãe dos Peregrinos,
Maria, clamamos a vós!
— dos pobres sois Mãe e amparo.
— Guardai-os em vosso amor materno.
Lá no céu, rogai a Deus por nós!

— Ó Mãe dos cristãos batizados,
Maria, clamamos a vós!
— inspirai-nos no anúncio do Evangelho,
— e seja abundante a redenção.
Lá no céu, rogai a Deus por nós!

— Ó Virgem e Senhora dos Missionários,
Maria, clamamos a vós!
— guardai-nos em vosso divino coração
— e libertai-nos de toda escravidão.
Lá no céu, rogai a Deus por nós!

P.: Maria, vós sois o Santuário da vida, pois acolhestes o Redentor em vosso seio bendito. Por vosso materno amor, derramai em nossas famílias, nas Comunidades e no coração da sociedade a vida e a paz. “Ouvi o grito que sai do chão, dos oprimidos em oração.”
— Caminhai conosco, ó Maria, em cada dia, para que sejamos fiéis ao Redentor, como peregrinos da esperança. Amém.

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Novena de Nossa Senhora 2024 para imprimir

8º dia da Novena da Padroeira 2024

03 – Exemplo de peregrino da esperança

De família nobre, mas já na juventude, como estudante universitário, Santo Afonso se condoía com os mais sofridos da sociedade: dedicava bom tempo aos pacientes do Hospital dos Incuráveis em Nápoles. Quando, sacerdote, viu o total abandono em que viviam os cabreiros nas montanhas de Scala – que entendiam de Deus tanto quanto suas ovelhas –, seu coração jamais pulsou no mesmo ritmo: tinha de surgir alguém que vivesse por aqueles cabreiros! Quando teve a divina certeza de que esse alguém era ele mesmo, abandonou sua querida Nápoles, sua família, deixou tudo e foi partilhar da vida dos cabreiros: pobre entre os pobres, a favor dos pobres!
E um dia, há exatos 130 anos, seus filhos espirituais chegaram ao Santuário da Mãe Aparecida e, sob esse manto materno, passaram a anunciar a Copiosa Redenção em terras brasileiras!

Onde há Copiosa Redenção, há vida em abundância! Que brote de nossos lábios uma profunda ação de graças por sermos peregrinos-missionários da Redenção abundante, a partir dessa grande Casa da Mãe Aparecida!

04 – A Palavra do Senhor

(Entrada da Palavra)

— Cântico à Palavra de Deus
— Anúncio – Pregação de Jesus em Nazaré – Lc 4,14-21

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas
14Com a força do Espírito Santo, voltou Jesus para a Galileia, e sua fama espalhou- se por toda a região.
15Ensinava nas sinagogas deles e era glorificado por todos.
16Foi a Nazaré, lugar onde tinha sido criado. No sábado, segundo seu costume, entrou na sinagoga e levantou-se para fazer a leitura. 17Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, encontrou a passagem onde estava escrito:
18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para evangelizar os pobres, mandou-me anunciar aos cativos a libertação, aos cegos a recuperação da vista, pôr em liberdade os oprimidos
19e proclamar um ano de graça do Senhor”.
20Depois enrolou o livro, entregou-o ao servente e sentou-se. Todos na sinagoga tinham os olhos voltados para ele.
21Então começou a dizer-lhes: “Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura diante de vós”.
— Palavra da Salvação!
— Glória a vós, Senhor!

(Mensagem de Esperança)

05 – Prece Mariana

L.: Maria, o mistério da encarnação de vosso Filho nos toca profundamente, pois Ele veio entre nós e armou sua tenda em nós. Não se apegou à condição divina, mas se fez humilde, mesmo sendo o Senhor de tudo e do todo de nossa vida. Hoje, Ele espera que haja cristãos que sejam missionários da redenção.
— Ó Mãe, dai-nos um coração como o coração de vosso e nosso Redentor.
L.: Maria, o vosso e nosso Jesus não se pôs limites em sua doação, abraçou até a cruz, com toda a força de seu amor e de sua fidelidade. Até não mais poder, ofereceu- nos seu amor, para que ninguém se sentisse fora da salvação.
— Ó Mãe, dai-nos um coração como o coração de vosso e nosso Redentor. Amém.

(Procissão da Caridade. Terminada a Procissão, o Presidente reza)

P.: Oremos: Ó Maria, tornai fecundo nosso viver; que jamais a vazia ilusão da posse, do poder e do prazer venha reinar em nosso coração. Mas, em Comunidade, queremos ser doação, amor e redenção, junto dos irmãos, no tempo de agora.
— Sim, ó Mãe, que a força da caridade redentora impulsione sempre nosso coração. Amém.

06 – Caminhando com Ele

(Bênção de Jesus sacramentado)
(Entronização, Exposição e Adoração do Santíssimo — Diante do Santíssimo Sacramento, reza-se)

L.: Ó Copiosa Redenção de todos os tempos e dos tempos de agora,
— vós sois o Pão da redenção, da salvação, da vida eterna.
L.: Ó Copiosa Redenção, que nascestes para nós, da Virgem bendita, escolhida pelo Pai,
— vós sois o Pão da redenção, da salvação, da vida eterna.
L.: Ó Copiosa Redenção, que não hesitastes em nascer em uma periferia, na simples manjedoura,
— vós sois o Pão da redenção, da salvação, da vida eterna.
L.: Ó Copiosa Redenção, que na Cruz nos oferecestes a plenitude da vida, a salvação,
— vós sois o Pão da redenção, da salvação, da vida eterna.
L.: Ó Copiosa Redenção, sois Eucaristia, sois presença viva, sois o altar da vida e de nossa união.
— Vós sois o Pão da redenção, da salvação, da vida eterna. Amém.

Bênção do Santíssimo
(Cântico “Tão Sublime”)

07 – Consagrados a Maria

(Consagração)

P.: Maria, sois a Serva, discípula destemida, que nada recusou do que veio do Senhor: da manjedoura ao alto da Cruz, vós nos ensinais a colocar Deus em primeiro lugar e a amar e servir sem reserva alguma. Queremos a disponibilidade e prontidão de vosso coração.
— Ó Maria, Mãe do Salvador, sustentai-nos na missão e na fidelidade ao Redentor. Por isso nos consagramos a vós. Amém.

(Consagração a Nossa Senhora)

— Agradecimentos

08 – Oferta das Flores do 8º dia da Novena da Padroeira 2024

P.: Cheios de gratidão, nós vos oferecemos flores, ó Mãe e Senhora de nossa vida. Mãos que oferecem flores são abençoadas: as dos jovens, das crianças e dos anciãos.

Elas rejeitam o mal, a violência e opressão presentes no coração do ganancioso e orgulhoso.
— Com elas, o mundo será o jardim que Deus sempre desejou para toda a humanidade. Amém.

09 – Chamados à Missão

P.: A você, que hoje rezou, que a brisa leve do Espírito de Deus sopre sobre sua existência… A luz de Cristo brilhe suave em sua face… Que uma chuva de graças caia de mansinho em sua vida. E, até que nos encontremos de novo, que Deus guarde você na palma da mão e o abençoe rica e poderosamente, em tudo e sempre.
— Amém. Assim seja.
P.: A festa da vida, da esperança e da paz continua! Permaneçamos na paz de Jesus e na proteção da Senhora Aparecida, Mãe dos peregrinos da esperança.
— Amém. Amém. Amém.

(Homenagem do povo – Entrega das Flores)

Hino de Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil 2024 Versão Coral:

YouTube video

 

A12 / Portal Kairós