9º dia da Novena de Pentecostes 2024
17/05/2024 – 19h na TV Aparecida
9º dia da Novena de Pentecostes 2024
FAMÍLIA DOS FILHOS DE DEUS
Canto inicial
01 – INTRODUÇÃO
– Irmãos e irmãs, invoquemos a Santíssima Trindade, que nos adotou como filhos queridos: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
– Somos a família que se encontra para se fortalecer pela Palavra e pela Partilha.
– Louvemos sempre a Deus, que nos reúne no amor de Cristo e na força do Espírito! Amém.
02 – MOMENTO DA LUZ
– Quantas vezes ficamos atordoados com as tragédias e dores da vida! Tudo se torna obscurecido e nublado, mas eis que se aproxima de nós a luz que não se apaga.
– Acendei em nós o amor, Divino Paráclito, incendiando nosso coração na caridade e na verdade. Amém.
– Rezemos juntos:
– Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso Amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
(Acende-se a nova vela, enquanto se canta:)
1. Consolo que acalma, hóspede da alma, doce alívio, vinde. No labor, descanso, na aflição, remanso, no calor, aragem!
2. Dai a vossa igreja, que espera e deseja, vossos sete dons. Dai, em prêmio ao forte, uma santa morte, alegria eterna. Amém. Amém.
03 – O ESPÍRITO ILUMINA NOSSA MENTE
– A felicidade, conforme nos ensinou Jesus, está em ouvir a sua Palavra e colocá-la em prática, porque é isso que nos torna sua família.
– Espírito Santo, Deus de Amor, modelai nossa mente para que entendamos perfeitamente como realizar, de forma concreta, os sonhos de Jesus em nossa vida. Amém.
Cartaz da Novena de Pentecostes 2024 Tradicional
04 – FALOU PELOS PROFETAS
Refrão para a Palavra
Leitura Bíblica (Jo 15,9-17)
“Como o Pai me amou, assim também vos amei. Permanecei em meu amor. Se guardais meus mandamentos, vós permanecereis em meu amor, assim como eu guardei os mandamentos de meu Pai e permaneço em seu amor. Eu vos disse estas coisas para que minha alegria esteja em vós, e vossa alegria seja plena. Este é meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: dar a vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando. Não vos chamo mais de servos, porque o servo não sabe o que faz seu patrão. Mas vos chamo de amigos, porque vos manifestei tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e produzirdes fruto, e para que vosso fruto permaneça, a fim de que tudo o que pedirdes a meu Pai em meu nome, ele vos conceda. Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros!”
Reflexão
05 – ATUALIZANDO A MENSAGEM
– Nós permanecemos no amor infinito e imensurável de Deus, quando nos esforçamos para viver os Mandamentos que ele nos deixou, e o maior deles é exatamente o amor.
– Queremos fazer sempre o que vós nos mandais, Senhor Jesus, porque não há prêmio maior do que sermos chamados de vossos amigos.
– O Senhor Jesus nos escolheu, em sua infinita misericórdia, e confiou em nossa capacidade e fidelidade, para cumprirmos a missão da qual nos encarregou.
– Espírito Santo, Pai dos pobres e Doador dos dons, embebei-nos daquele amor maior e mais sublime, que é o de dar a vida pelos irmãos. Amém.
06 – LADAINHA DO ESPÍRITO SANTO
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E iluminai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E dirigi-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: Purificai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: Fortalecei-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: Santificai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E consolai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E abrasai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E transformai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E ungi-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E enviai-nos!
Vinde, Santo Espírito!
07 – PRECES DOS FIÉIS
– Sabemos que o Pai nos ouve, porque Jesus nos revelou que, se pedirmos com fé, a porta sempre será aberta para todos nós. Peçamos, portanto, com muita confiança:
– Senhor, recebei-nos em vossa família!
1. Santo Deus, velai sobre a nossa família, que também é vossa, afastando-a de todos os males, perigos, tentações, ameaças e violência. Que vivamos na harmonia e no amor mútuo, como a Família Sagrada de Nazaré. Nós vos pedimos:
2. Pai Santo, auxiliai as nossas comunidades eclesiais a crescerem na unidade, fortalecendo-as na esperança e na bondade para com todos. Que elas sejam a porta da salvação para tanta gente que está nos chiqueiros da vida. Nós vos pedimos:
3. Divino Pai Eterno, derramai a paz e a concórdia sobre todos os movimentos e pastorais de nossa Igreja, para que sejam verdadeiros continuadores da misericórdia de vosso Filho, na acolhida ao próximo, principalmente os mais pobres e abandonados. Nós vos pedimos:
(Outras intenções)
– Acolhei em vosso coração misericordioso de Pai nossas humildes preces, dando-nos um coração semelhante ao do vosso Filho, e que seja ungido pelo Espírito Santo.
– Amém.
08 – ENSINAMENTOS DA IGREJA
– Vamos ouvir um trecho da Constituição Pastoral Gaudium et Spes, para que entendamos com mais profundidade a missão da Igreja:
“A Igreja, que tem a sua origem no amor do eterno Pai, foi fundada, no tempo, por Cristo Redentor, e reúne-se no Espírito Santo, tem um fim salvador e escatológico, o qual só se poderá atingir plenamente no outro mundo. Mas ela existe já atualmente na terra, composta de homens que são membros da cidade terrena e chamados a formar já na história humana a família dos filhos de Deus, a qual deve crescer continuamente até a vinda do Senhor. Unida em vista dos bens celestes e com eles enriquecida, esta família foi por Cristo constituída e organizada como sociedade neste mundo, dispondo de convenientes meios de unidade visível e social. Deste modo, a Igreja, simultaneamente agrupamento visível e comunidade espiritual, caminha juntamente com toda a humanidade, participa da mesma sorte terrena do mundo e é como que o fermento e a alma da sociedade humana, a qual deve ser renovada em Cristo e transformada em família de Deus”.
Música para as ofertas
09 – MOMENTO COM MARIA
– Nossa Senhora do Equilíbrio, vós aceitastes, sem hesitação, nos receber como filhos amados debaixo de vossa proteção. Do alto da Cruz, vosso Filho vos chamou para mais uma missão, e vós não vos negastes a responder o chamado.
– Senhora e nossa Mãe, explicai para nosso coração como corresponder aos planos, que vosso Filho apresenta constantemente para nós.
– A Igreja, enriquecida pela presença materna de Maria, estende os braços para receber todos aqueles que estão afastados de seu coração misericordioso.
– Hoje, com confiança e certeza, nós vos pedimos, ó Mãe das graças, que nos ajudeis a termos o coração semelhante ao do vosso Filho, repleto do maior amor que existe: o que se doa totalmente ao próximo. Amém.
Canto Mariano
10 – ORAÇÃO
– Rezemos juntos a belíssima oração do Papa Francisco, que se encontra em sua Encíclica sobre a Fraternidade e a Amizade Social:
– Ó Deus nosso, Trindade de amor, a partir da poderosa comunhão da vossa intimidade divina infundi no meio de nós o rio do amor fraterno. Dai-nos o amor que transparecia nos gestos de Jesus, na sua família de Nazaré e na primeira comunidade cristã.
– Concedei-nos, a nós cristãos, que vivamos o Evangelho e reconheçamos Cristo em cada ser humano, para O vermos crucificado nas angústias dos abandonados e dos esquecidos deste mundo e ressuscitado em cada irmão que se levanta.
– Vinde, Espírito Santo! Mostrai-nos a vossa beleza refletida em todos os povos da terra, para descobrirmos que todos são importantes, que todos são necessários, que são rostos diferentes da mesma humanidade amada por Deus. Amém.
11 – BÊNÇÃO FINAL
– Somos família de Deus, ele que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
– Permaneçamos no amor de Cristo, cumprindo seus mandamentos e levando a Boa Nova aos pobres!
– Enviai-nos, Senhor, para vossa Santa Missão. Amém.
Canto final
Obrigado! Até a Novena de Pentecostes de 2025
A12 / Portal Kairós