O Círio de Nazaré 2025
12 de outubro de 2025 – Domingo
Tema: “Maria, Mãe e Rainha de toda a criação.”
A Virgem Maria é a Mulher “vestida de sol, com a lua debaixo dos pés e com uma coroa de doze estrelas na cabeça” (Ap 12, 1). Elevada ao céu, é Maria, Mãe e Rainha de toda a criação. No seu corpo glorificado, juntamente com Cristo ressuscitado, parte da criação alcançou toda a plenitude da sua beleza.
Podemos conversar com Nossa Senhora: “Nós te invocamos como “Rosa Mística”: “Maria, tu és a Rosa Mística, da qual nasceu Cristo, maravilhoso, de inebriante perfume” (Hino Akatistós). Queremos pedir-te o espírito de oração, representado pela rosa branca, o espírito de expiação e sacrifício, pela rosa vermelha e o espírito de penitência, pela rosa dourada.
E somos levados mais uma vez a retomar um lindo cântico da Igreja: “Nasceu a flor formosa, da tribo de Jessé, a prole venturosa, da esposa de José. Jesus é essa flor, Maria é a roseira que trouxe o Salvador. É essa flor bendita, de luz e grato odor, há séculos predita, nos livros do Senhor. Ó rosa divinal, maior do que a roseira, prodígio sem igual! Ó flor, que a cristandade atrai com teu vigor, não negues, por piedade, a nós o teu amor! Ó rosa, ó flor sem par, sacia nossas almas com graça salutar!” (Música do Século XV).
Assim entendemos a multiplicidade de títulos e expressões de carinho com que Maria é invocada na Igreja, como pétalas de rosa que se multiplicam. É Mãe da Igreja que cuida como uma rosa de ternura e carinho, mas também que nos ensina a superar os espinhos que a vida oferece, pois sabemos que na vida cristã não há espinhos sem rosas! Para nós, ela é lírio mimoso e formoso no título de Nossa Senhora de Nazaré! A piedade do Povo de Deus, em toda a história, sempre viu no jardim florido da Igreja a mais bela flor: Maria!
Num tempo em que a sociedade procura caminhos para o respeito à natureza e seus ritmos, a Igreja quer contribuir para uma Ecologia Integral, cujo eixo é o ser humano, tendo toda a humanidade o próprio Jesus Cristo, como cabeça do Corpo Místico. Olhando para Maria, e com Maria olhemos o mundo, tenhamos sua ternura e carinho com toda a criação de Deus, que viu que tudo o que ele fez é muito bom!
Cada família acolha os textos propostos no livro das peregrinações de 2025 (download abaixo) com o coração aberto, na prontidão para enfeitar mais o mundo com as virtudes que embelezam a vida humana e descobri-lomais bonito ainda, quando acolhe os dons de Deus!
Livro das peregrinações do Círio 2025:
O Círio é um momento organizado para reunir todos os corações devotos de Nossa Senhora de Nazaré. É tudo muito bem elaborado, tendo à frente a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), a Basílica Santuário e a Arquidiocese de Belém. Um trabalho que é desenvolvido ao longo de todo o ano: assim que termina um Círio, começa o planejamento para o ano seguinte.
Belém do Pará, no dia 13 de junho de 2025, Festa de Santo Antônio, o santo da Eucaristia, do Evangelho e da Devoção à Nossa Senhora.
Dom Alberto Taveira Corrêa – Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará
Dom Júlio Endi Akamine SAC – Arcebispo Coadjutor de Belém do Pará
Dom Paulo Andreolli SX – Bispo Auxiliar de Belém do Pará
Portal Kairós / Cïrio de Nazaré