6º dia da Novena da Padroeira 2025

6º Dia – Com Maria, cuidar da vida humana, dom sagrado de Deus!

08/10/2025 (Quarta)
Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida
03 a 12 de outubro de 2025

Santuário Nacional em Aparecida – SP

06h – Toque dos sinos
06h45 – Missa
09h – Missa
10h30 – Missa
12h – Missa
14h30 – Acolhida no Altar Central
15h – Novena da tarde
16h30 – Missa
18h30 – Acolhida no Altar Central
19h – Novena Solene

Pregador: Dom Ricardo Hoepers, Bispo Auxiliar de Brasília – DF

Novena da Padroeira 2025Acompanhe o 6º dia da Novena da Padroeira 2025

01 – Saudação inicial

P.:Maria, vós sois o amor compartilhado e doado, pois nos trouxestes a vida, Jesus! Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo.
— Amém.

P.:Mãe, como é bela a vida, a primeira grande dádiva do Pai para nós. Nós vos bendizemos, pois nos ajudastes a compreender que, em vosso Filho Jesus, está a vida plena, e Ele nos ensinou a vivê-la com dignidade e fortaleza.
— Bendito seja o dom da vida, que o Senhor nos concedeu, dom de amor, dom da eternidade.
P.:Senhora Aparecida, vós, que estais tão perto de Deus e nos fazeis compreender que Ele também está tão perto de nós, dos marginalizados e sofredores, livrai-nos do desamor, da acomodação e do desprezo à vida.
— Obrigado, ó Mãe Aparecida, pela vida que nos trouxestes, ao ressurgirdes em vossa Imagem das águas do Rio Paraíba. Amém.

02 – Acolhendo a Senhora Aparecida

(Entronização da Imagem da Senhora Aparecida – Incensação – Silêncio orante – Na sequência, reza-se e canta-se)

P.:Senhora nossa, Jesus, que vós trouxestes ao mundo, curou os surdos, para que pudessem ouvir sua Palavra. Curou os cegos, para que pudessem ver a beleza da criação e as estrelas do céu. Perdoou aos pecadores, para que assim fossem verdadeiramente livres. Senhora, é na fortaleza do dom da vida que queremos viver, amar e servir.

— Ó Senhora e Mãe do Redentor,
Maria, clamamos a vós!
— que a vida seja amada e respeitada.
— Defendei os pobres e excluídos.
Lá no céu, rogai a Deus por nós!

— Ó Mãe do Perpétuo Socorro,
Maria, clamamos a vós!
— livrai-nos dos que ferem a vida
— e mostrai-nos o caminho da paz.
Lá no céu, rogai a Deus por nós!

— Ó Senhora e Mãe do Redentor,
Maria, clamamos a vós!
— guardai-nos na verdade do Senhor;
— que a justiça promova a vida.
Lá no céu, rogai a Deus por nós!

P.:Maria, que as redes sociais e os cristãos sejam promotores da vida, no respeito à dignidade de cada ser humano. Despertai-nos para o cuidado da vida para com aqueles que estão marginalizados, sem direito à cidadania. Ajudai-nos a amar e respeitar a vida, desde seu alvorecer até seu entardecer, desde sua concepção até seu último suspiro, pois é dom divino. Despertai-nos para o cuidado da vida para com aqueles que estão marginalizados, sem direito a ter dignidade como cidadão.

—Sejam benditos, ó Mãe, os que amam, guardam e protegem a vida, como vós fizestes com vosso Jesus. Amém.

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Músicas da Novena da Padroeira 2025:

6º dia da Novena da Padroeira 2025

03 – Testemunho Missionário

Belo é o exemplo de uma mulher, que trazia em seu coração o desejo de constituir uma família santa, numerosa, carregada de diálogo e de misericórdia. Porém, entre seu desejo e o de Deus, prevaleceu o de Deus, pois outra era sua vontade. Dentro da vida matrimonial, engravidou e ficou feliz por essa bênção, pois a vida é dom divino.

Com o passar dos dias, começou a perceber que algo não estava bem, que precisava cuidar de sua saúde, para seu bem e da criança. Depois de examinada devidamente, veio a hora decisiva: “É preciso salvar uma vida, pois as duas será impossível”. Essa mãe, esposa e médica, italiana, chamava-se GIANNA BERETTA MOLLA, uma mulher apaixonada por Deus e pela vida. Dizia, como médica: “Quem toca o corpo de um paciente toca o corpo de Cristo”.

Durante a gravidez de Joana Emanuela, descobriu um fibroma no útero e, então, disse ao cirurgião: “Salvem a criança, pois tem o direito de viver e ser feliz”. Morreu, dando a vida a uma criança, no dia 28 de abril de 1962. Hoje, temos SANTA GIANNA ou Santa Joana Beretta Molla. Deus seja louvado pela vida que nos vem dele!

(Após o Testemunho, canta-se o refrão)

— Virgem Mãe Aparecida, estendei o vosso olhar sobre o chão de nossa vida, sobre nós e nosso lar! Virgem Mãe Aparecida, nossa vida e nossa luz, dai-nos sempre, nesta vida, paz e amor no Bom Jesus!

04 – A Palavra do Senhor

— Cântico à Palavra de Deus
— Anúncio –Fuga para o Egito – Mt 2,13-15
Proclamação do Evangelho Jesus Cristo † segundo Mateus:
13Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, toma o menino e a mãe dele e foge para o Egito. Fica lá até eu te avisar, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”.
14José levantou-se, tomou de noite o menino e a mãe dele e partiu para o Egito.
15Ficou lá até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor falara pelo profeta, com as palavras: “Do Egito chamei meu filho”.
— Palavra da salvação.
— Glória a vós, Senhor.

(Mensagem de Esperança)

05 – Prece Mariana

L.: Maria, tudo o que temos e somos é dom de Deus. Nada nos vem por merecimento pessoal. Vós mesma já nos ensinastes que a vida é bela quanto maior for nossa gratuidade. Assim foi Jesus. Assim vós o fostes. Assim devemos ser, pois nada de bom poderá existir, se não existir a gratuidade do amor.
— Bendito seja o dom da vida, e felizes serão os que o respeitarem e o promoverem, com toda a força de sua alma.
L.: Quanto cuidado teve José para com a vida. Os que são de Deus são sempre cuidadores da vida. Vós bem sabeis, ó Maria, o quanto José vos amou e amou Jesus, livrando-o das mãos do covarde Herodes. Há Herodes em nossos dias. Há vidas que pouco importam, porque não são produtivas economicamente. Há pobres abandonados, doentes sem recursos, crianças à mercê da sorte… Será que um dia vamos ter a verdadeira visão cristã da vida?
— Sim, ó Maria, quando nos dermos as mãos como cristãos, sem divisão ou hipocrisia, promoveremos a vida, dom divino. Amém.

(Procissão da Caridade. Terminada a Procissão, o Presidente reza)

P: Oremos: Ó Maria, que a mística do cuidado da vida penetre profundamente o coração dos cristãos. Não nos deixeis passivos e conformados com as ameaças à vida, principalmente a dos mais fragilizados no mundo. Bem lembrastes que os poderosos não são donos de seus tronos e serão deles tirados, pois não amaram a vida, nem a promoveram. Ajudai-nos, ó Mãe, a tornar transbordante no mundo o cuidado pela vida, dom de Deus.
— Maria, vosso Filho transformou a fraqueza em força, a dor em alegria. Dai-nos viver do jeito que Ele viveu. Amém.

06 – Alimentados por Jesus

(Bênção de Jesus sacramentado)
(Entronização, Exposição e Adoração ao Santíssimo — Diante do Santíssimo Sacramento, reza-se)

L.:Deus-Comunhão, que, do trigo dourado, colhido e moído, vos tornastes o Pão do altar, alimento da plenitude da vida, força sem medida, que nos enche de paz e de alegria. Sejam benditos o dom da vida e o Pão do altar.
— Bendito seja o Senhor, o Deus da Vida, que nos olha com ternura e de nós tem compaixão.
L.:Deus-Compaixão, que vos aproximais de nossa humanidade e viveis escondido em um pouco de Pão, pois sois amor oferecido e nossa redenção. Sejam benditos o dom da vida e o Pão do altar.
— Bendito seja o Senhor, o Deus da Vida, que nos olha com ternura e de nós tem compaixão.
L.:Deus-Ternura, que amais todas as criaturas e, como se não bastasse vossa morte na Cruz, ainda ficastes em um pedaço de Pão, para nos dizer que além de nos dar vosso amor, ainda sois nosso alimento. Sejam benditos o dom da vida e o Pão do altar.
— Bendito seja o Senhor, o Deus da Vida, que nos olha com ternura e de nós tem compaixão.
L.:Deus-Misericórdia, não nos abandoneis, pois sem vossa presença, quem poderá subsistir? Dai-nos sempre vossa paz, pois ainda fazemos a guerra e fingimos amar. Fazei-nos construtores da paz. Sejam benditos o dom da vida e o Pão do altar.
— Bendito seja o Senhor, o Deus da Vida, que nos olha com ternura e de nós tem compaixão. Amém.

Bênção do Santíssimo
(Cântico “Tão Sublime”)

07 – Consagrados a Maria

(Consagração)

P.:Maria, tudo o que nasceu das mãos de Deus causa admiração, encantamento, alegria. Astros, planetas, galáxias, águas, chuvas, ventos, toda a criação manifesta a alegria da vida nascida das mãos de Deus. Desde a aurora até o entardecer de nossa vida, tudo canta a beleza de Deus, nascida de suas mãos. Vós nos ensinastes, ó Maria, a amar a vida, como amastes Jesus, nossa Verdade e nossa Vida.
— Maria, nós nos consagramos a vós, para sermos mais humanos, mais cristãos, para alcançarmos a vida, dom divino e eterno. Amém.

(Consagração a Nossa Senhora)

— Agradecimentos

08 – Oferta das Flores

P.: Senhora Aparecida, levamos em nossas mãos as flores vivas, que foram cuidadas por mãos benditas, calejadas, construtoras da beleza divina. Sem cuidado, seriam flores sofridas, murchas, que esperam a morte, pois não haveria outra escolha. Assim também nossa vida, ó Maria, sem cuidado, sem amor e justiça, como poderá sobreviver?
— A vida seja amada e muito cuidada, como a flor do jardim, pois nada se compara a sua beleza, pois é dom de Deus. Amém.

09 – Chamados à Missão

P.: O Espírito Santo, que derramou sobre vós seu amor transformador e pleno de esperança, conduza-vos nos caminhos da vida e vos conceda a paz.
— Amém. Assim seja.
P.: O amor de Deus, que foi derramado com abundância em vosso coração, traga-vos a certeza de que Ele vos toma em suas mãos e vos guia, com ternura, nos caminhos da concórdia e da vida.
— Amém. Assim seja.
P.: O Senhor estenda sobre vós suas mãos divinas e vos guarde, agora e sempre. Permaneçamos na fé, unidos ao Senhor, Deus e Homem verdadeiros, e na proteção da Senhora Aparecida.
— Amém. Amém. Amém.

(Homenagem do povo – Entrega das Flores)

Hino de Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil 2025:

 

 

A12 / Portal Kairós