A Europa perdeu o caminho: diz arcebispo polonês, Dom Gądecki

Cidade do Vaticano (RV) – “A Europa perdeu o caminho” e as Igrejas que estão neste continente “querem dar-lhe uma mão e fazer isso sem preconceito, sem condenação, mas com amor.“ Foi o que disse o arcebispo de Poznań , na Polônia, e vice presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (Ccee), Dom Stanisław Gądecki, em coletiva de imprensa na sede da Rádio Vaticano após o encontro da presidência da Ccee com o Papa Francisco.

Sorte da Europa unida à dos outros continentes

O bispo polonês ressaltou que a sorte da Europa está estreitamente ligada à sorte dos outros continentes e disse que os bispos do Velho Continente querem “despertar a alma da Europa”.

Por sua vez, o arcebispo de Westminster e também vice-presidente da Ccee, Cardeal Vincent Nichols, disse que “este é um momento difícil para nós”, enfatizou, mas o fato de a Inglaterra ser integrante da Ccee é “sinal” de uma profunda pertença deste país à Europa.

Igreja chamada a ser “uma força para ajudar os pobres”

“Sim, estamos para deixar a União, mas não a Europa”, disse o purpurado inglês. Sobre o desafio da secularização que o continente está atravessando, o Cardeal Nichols disse que as Igrejas são chamadas a ser “um espaço de diálogo” e “uma força para ajudar os pobres”, e a fonte que alimenta estes dois compromissos “é a fé, a fé em Cristo e a fé na dignidade de todo ser humano”, concluiu. (RL)

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo