A Festa e Novena da Padroeira de 2019

Apresentação da Festa e Novena da Padroeira de 2019

Um dos mais belos tempos de nossa vida e de nossa fé é o Tempo da Novena de Nossa Senhora Aparecida, Mãe e Rainha do povo brasileiro. Está cravado em nosso coração o desejo de amar a Deus. Ao manifestarmos nosso amor e louvor a Nossa Senhora Aparecida, manifestamos nosso amor a Deus, pois nela tudo se refere a Cristo. Nesta Novena e festa de Nossa Senhora Aparecida, deixemo-nos tocar pelo espírito missionário, pois ela nos ensina a sair de nós mesmos, como saiu de sua casa e rompeu distâncias, pelos vales e montanhas, até chegar a Ain Karim, na casa de Isabel, para servi-la com amor e simplicidade de alma.

O tema da Novena deste ano de 2019, COM MARIA: ESCOLHIDOS E ENVIADOS EM MISSÃO, quer responder ao espírito missionário que o papa Francisco, ao recordar o centenário da Carta Apostólica Maximum illud, de Bento XV, promulgada em 30 de novembro de 1919, aponta-nos, orientando que o mês de outubro seja um “Mês Missionário especial”. Quer também recordar nossa missão batismal e o mandato de Jesus: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura” (Mc 16,15). Também, neste ano, realiza-se o “Sínodo para a Amazônia – Pan-Amazônica”, com o tema: “Amazônia – Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.

Quanta riqueza apostólica em nossa Igreja, que está viva e presente. Deus tem mesmo derramado sua misericórdia sobre nosso povo. E é com esse espírito de unidade e de missionariedade que colocamos em suas mãos o texto orante e meditativo desta Novena de Nossa Senhora Aparecida de 2019.

Esperamos que ela venha despertar em cada um de nós, em nossas Comunidades e na Igreja latino-americana, a partir da Amazônia, esse espírito e esse ardor missionário.

Agradeço, como Reitor deste Santuário Nacional, o empenho de todos para a realização desta Novena e Festa de Nossa Senhora Aparecida, como também suplico a Maria as bênçãos do céu para todos os que participarem da Novena da Padroeira de 2019, aqui no Santuário ou em suas Comunidades e Paróquias.

Uma bênção muito especial a todos os romeiros de Nossa Senhora, particularmente a todos os que participam diretamente da “Campanha dos Devotos”.

A você minha bênção sacerdotal: Em nome do Pai e do Filho e do
Espírito Santo. Amém.

 

Pe. Carlos Eduardo Catalfo, C.Ss.R.
A12 / Portal Kairós