A liturgia do mês de fevereiro de 2022

Somos todos irmãos!

Liturgia do mês de fevereiro de 2022

Quando Jesus foi apresentado no templo de Jerusalém por Maria e José, um homem “justo e piedoso”, chamado Simeão, tomou-o nos braços e louvou a Deus, reconhecendo o Menino como “luz para iluminar as nações” (Lc 2,32). O louvor e a alegria de Simeão, recordados na celebração da Apresentação do Senhor, prolongam-se na Igreja, que continua a proclamar que Jesus é a luz para as nações, sem excluir ninguém.

O amor de Deus e a redenção em Cristo são para todos. A universalidade do amor de Deus, em quem cremos, leva-nos a reconhecer no outro um irmão ou uma irmã a serem amados. O papa Francisco, em sua encíclica Fratelli Tutti, ressalta justamente a necessidade de alargarmos nosso amor fraterno, sem excluir ninguém, a fim de sermos, de fato, “todos irmãos”. Ele se refere a uma “fraternidade sem fronteiras” ou ao “próximo sem fronteiras”(n. 80),ressaltando a importância de amar a todos, e não somente a quem nos agrada, pensa como nós ou está vizinho. A palavra de Jesus “Todos vós sois irmãos” (Mt 23,8) é recordada pelo papa (n. 95) para inspirar nossas atitudes pessoais e ações comunitárias.

Intenção da liturgia do mês de fevereiro de 2022: Rezemos pelas religiosas e consagradas, agradecendo-lhes a sua missão e a sua coragem, para que continuem a encontrar novas respostas diante dos desafios do nosso tempo.

A fé nos leva a atestar que Deus ama a todos, proclamar que cada pessoa tem uma dignidade infinita o “reconhecer o próprio Cristo em cada irmão abandonado ou excluído” (n. 85). Necessitamos amar a todos, a começar das pessoas com as quais convivemos diariamente, sem nos deixarmos mover por antipatias ou ideologias. Necessitamos amar, de modo especial, quem não é amado, respeitado e valorizado. O papa alerta para a gravidade do “descarte”, que exclui e sacrifica “partes da humanidade”, adquirindo proporções de “descarte mundial”(n. 18-21). Ao invés de reproduzir ou alimentar a tendência ao descarte de pessoas e grupos fragilizados, necessitamos incluir a todos em nosso amor fraterno.

O coração de quem ora a Deus, chamando-o do Pai, seja também um coração aberto ao “próximo sem fronteiras” Nossas mãos levantadas em oração, reconhecendo Jesus como “luz do mundo”, sejam também mãos fraternalmente estendidas aos irmãos, especialmente aos pobres, aos enfermos e aos mais fragilizados. Possamos testemunhar a cada dia, com gestos concretos de fraternidade, que somos “todos irmãos”!

Dia / Comemorações da liturgia do mês de fevereiro de 2022

02 – Apresentação do Senhor / Dia mundial da vida consagrada
03 – São Brás; Santo Oscar
04 – 1ª sexta-feira
05 – Santa Águeda

06 – 5º domingo do Tempo Comum

08 – Jerônimo Emiliani; Santa Josefina Bakhita
10 – Santa Escolástica
11 – Nossa Senhora de Lourdes / dia do enfermo

13 – 6º domingo do Tempo Comum

14 – Santos Cirilo e Metódico
17 – Santos fundadores dos Servitas

20 – 7º domingo do Tempo Comum

21 – São Pedro Damião
22 – Cátedra de São Pedro
23 – São Policarpo

27 – 8º domingo do Tempo Comum

 

D. Sérgio da Rocha – Cardeal Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil / Portal Kairós