A liturgia do mês de outubro de 2020

A IDENTIDADE DA IGREJA

A liturgia do mês de outubro de 2020

O mês de outubro é dedicado às missões. E o papa afirma – citando os  bispos da África Ocidental – que só o anúncio e a caridade do Senhor Jesus, difundidos com a santidade da vida e as boas obras, constituem o motivo da missão: “Somos chamados, no espírito da nova evangelização, a ser evangelizados e a evangelizar através da promoção de todos os batizados, para que assumam suas tarefas, como sal da terra e luz do mundo, onde quer que se encontrem” (GE 33).

O convite perene de Jesus continua a ecoar no coração dos seus discípulos, hoje como ontem: “lde pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-nova a toda criatura” (Mc 16,15). A Igreja é, por sua natureza, missionária: “Evangelizar constitui, de fato, a graça e a vocação própria da Igreja, sua mais profunda identidade. Ela existe para evangelizar” (EN 14).

O Documento 109 da CNBB, que traça as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023),é enfático ao afirmar que o momento atual exige de todos” a renovação de forças missionárias para bem cumprir a tarefa de anunciar a Palavra de Deus” Esse desafio de renovação inclui a necessidade de testemunhar a fraternidade e a solidariedade em todas as circunstâncias. A tarefa de construção de uma sociedade assentada sobre os valores do Evangelho de Jesus Cristo é permanente, recordam ainda essas diretrizes.

Intenção do mês de outubro de 2020:
Pela evangelização: Para que, em virtude do batismo, os fiéis leigos, em especial as mulheres participem mais nas instâncias de responsabilidade da Igreja.

Pelo batismo, todos somos enviados a realizar a missão da Igreja no mundo, a tornar Jesus Cristo-nosso Salvador- mais conhecido e mais acolhido em todas as esferas da realidade. As comunidades eclesiais, as assembleias litúrgicas, os movimentos e associações da nossa Igreja, adultos, jovens e crianças, ministros ordenados e leigos, consagrados e famílias, todos somos enviados à missão: nossa fé se manifesta na busca da santidade e na oferta da nossa ação pastoral para a Igreja realizar sua identidade.

São Paulo, na carta aos Romanos, diz-nos que o justo vive pela fé: “Eu não me envergonho do Evangelho, pois ele é a força salvadora de Deus para todo aquele que crê, primeiro para o judeu, mas também para o grego. Nele se revela a justiça de Deus, que vem pela fé e conduz à fé, como está escrito:’0 justo viverá pela f锑 (Rm 1,16-17).

A fé em Cristo ressuscitado é o sustento da vida cristã. Sem fé e caridade, nossa ação pastoral perde sua força e a identidade do cristão desaparece.

Comemorações do mês de outubro de 2020

01 – Santa Teresinha do Menino Jesus/ dia dos idosos
02 – Santos Anjos da Guarda / Primeira sexta-feira
03 – Santos André de Soveral, Ambrósio Ferro e comps.

04 –  27° domingo do Tempo Comum (São Francisco de Assis) / dia da natureza
05 – São Benedito
06 – São Bruno
07 – Nossa Senhora do Rosário
08 – São João Calábria / dia nacional da vida
09 – Santos Dionísio e comps.; João Leonardi
10 – São Daniel Comboni

11 – 28° domingo do Tempo Comum (São João 23)
12 – Nossa Senhora Aparecida / dia da criança
14 – São Calisto primeiro
15 – Santa Teresa de Jesus / dia do professor
16 – Santas Edviges; Margarida Alacoque
São Geraldo Majella / dia mundial da alimentação
17 – Santo Inácio de Antioquia

18 – 29° domingo do Tempo Comum (São Lucas) / dia das missões / dia do médico
19 – Bem-aventurado Timóteo Giaccardo; Santos João de Brébeuf, Isaac Jogues e comps.; Paulo da Cruz
22 – São João Paulo II
23 – São João de Capistrano
24 – Santo Antônio Maria Claret / Beata Eugênia Ravasco

25 – 30° domingo do Tempo Comum (Santo Antônio de Santana Galvão) / dia nacional da juventude
28 – Santos Simão e Judas Tadeu

 

D. Geraldo Majella Agnelo – Cardeal Arcebispo Emérito de Salvador / Portal Kairós