Apresentando o Mês Vocacional de 2021

Mês Vocacional de 2021

O Mês Vocacional de 2021

Com o título “O Grande Anúncio para todos os Jovens”, no capítulo 4 da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit (n. 111-133),1 o Papa Francisco destaca três verdades que, segundo ele, são a coisa mais importante a ser anunciada, aquilo que nunca se deveria calar e que todos precisamos sempre escutar.

A primeira verdade é que Deus nos ama. E nunca devemos duvidar disso, apesar do que possa nos acontecer na vida. A segunda verdade é que Cristo nos salva. E foi por amor que Ele se entregou até o fim para nos salvar. “Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1).

O amor do Senhor é maior que todas as nossas contradições. E a terceira verdade, inseparável da anterior, é que Ele vive! “É preciso voltar a recordá-lo com frequência, porque corremos o risco de tomar Jesus Cristo apenas como um bom exemplo do passado, como memória, como alguém que nos salvou dois mil anos atrás. (…) O que nos enche com a sua graça e que nos liberta, o que nos transforma, o que nos cura e nos conforta é alguém que vive, é o Cristo Ressuscitado, cheio de vitalidade sobrenatural, vestido de luz infinita” (ChV, n. 124).

Nestas três verdades – Deus nos ama, Cristo nos salva, Ele vive – vemos Deus Pai e Deus Filho. E, onde estão o Pai e o Filho, também está o Espírito Santo. É ele quem prepara e abre os corações para que recebamos essas verdades. O Espírito Santo nos faz entrar cada vez mais no coração de Cristo a fim de que também nós tenhamos o seu amor, a sua luz e a sua força.

Em 2020, a animação vocacional do Brasil se deteve na primeira verdade como tema de aprofundamento do Mês Vocacional, com o tema: “Amados e chamados por Deus”, e o lema: “És precioso a meus olhos… eu te amo” (Is 43,4). Agora, com o subsídio do Mês Vocacional de 2021, aprofundaremos a segunda verdade. Por isso, o tema: “Cristo nos salva e nos envia”, e o lema: “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24). A terceira verdade, que dá o nome à Exortação Apostólica Christus Vivit (Cristo vive), esperamos aprofundar em um próximo subsídio vocacional.

Os materiais / subsídios para o Mês Vocacional 2021

Mês Vocacional de 2021

O subsídio, construído a várias mãos, envolvendo os organismos que compõem a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, bem como outras Comissões da CNBB, oferece uma riqueza de celebrações. Foram elaboradas para serem Hora Vocacional, ou seja, momento orante de escuta da Palavra de Deus, leitura, meditação e contemplação rumo à práxis vocacional. São seis roteiros de Leituras Orantes e cinco Rodas de Conversa, com temas relacionados às vocações específicas – cristãos leigos e leigas, família, catequistas, missão, vida consagrada, ministério ordenado, animação vocacional da juventude.

Além disso, o subsídio do Mês Vocacional de 2021 oferece uma proposta de Terço Vocacional e uma Vigília Vocacional. No fim, uma reflexão a partir da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações de 2021, cujo tema foi “São José: o sonho da vocação”. Tal mensagem pode ser complemento para qualquer das propostas de celebração, nas três palavras-chave vocacionais ali meditadas pelo Papa Francisco. O chamado de Deus realiza nossos maiores sonhos; nossa resposta concretiza-se no serviço e na missão; essa vocação – chamado e resposta – vai amadurecendo através da fidelidade cotidiana.

Seja-nos concedida a graça de praticar, com fidelidade, o mandamento deixado por Jesus quando se dirigiu aos seus mais próximos e disse: “Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua colheita” (Mt 9,38; Lc 10,2).

 

Dom João Francisco Salm
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral
para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada

 

Rogate / Portal Kairós