Bangui: lançada pedra fundamental de hospital financiado pela Santa Sé

O Presidente da República Centro-Africana, Faustin-Archange Touadéra, lançou na quarta-feira (12/07) em Bangui a pedra fundamental daquele que será um Centro de referência para a nutrição terapêutica infantil e que terá a capacidade para cem leitos.

 Obra financiada pela Santa Sé

Na cerimônia, presente também uma delegação da Santa Sé, que financia o projeto no valor de 2 bilhões de Franc (XFA). O Centro foi uma promessa do Papa Francisco quando de sua visita ao país em 2015.

O Presidente Touadéra agradeceu ao Vaticano por apoiar o cuidado com a saúde das crianças e adolescentes.

Para o mandatário, “a saúde é uma prioridade, por isto é necessário ampliar e melhorar os serviços sociais básicos. Dada a situação que vivemos, muitos serviços foram destruídos no país, o que reduziu nossa capacidade de responder ao setor, tais como a saúde”.

Hospital Bambino Gesù

O Hospital da Santa Sé – o Bambino Gesù – decidiu assumir o projeto do Hospital Pediátrico em Bangui após a viagem do Papa ao país no início do Jubileu da Misericórdia, como uma forma de ajuda concreta da Igreja às crianças da República Centro-Africana.

O projeto de apoio já efetuou uma série de intervenções urgentes, como a compra e a instalação de um gerador elétrico; já as salas da biblioteca e da Universidade de Medicina ainda devem ser reestruturadas.

Capacitação de médicos

Como parte deste projeto de construção, o Vaticano se propõe a capacitar médicos da República Centro-Africana – orientados, mesmo que a distância, pelo Hospital Bambino Gesù – e de enviar à pediatria uma equipe de médicos italianos.

Papa visitou Hospital Pediátrico em Bangui

Antes de chegar à Catedral de Bangui para a abertura da Porta Santa, na noite do domingo 29 de novembro de 2015, o Papa Francisco havia feito uma breve visita a um hospital pediátrico de Bangui, ao qual doou algumas caixas com medicamentos provenientes do hospital “Bambino Gesù” de Roma.