“Caminhando ao local de nascimento do Profeta” recorda 100 anos de Romero

“Caminhando ao local de nascimento do profeta” é o nome da peregrinação organizada pelo Arcebispado de San Salvador, para recordar os cem anos de nascimento de  om Óscar Arnulfo Romero.

A caminhada de três dias – como explicou aos jornalistas na quarta-feira o Cardeal Gregorio Rosa Chávez – sairá da capital salvadorenha com destino à terra natal do Beato, no município de Ciudad Barrios, San Miguel.

“Qual o objetivo da peregrinação? É dar um sinal de esperança, sendo um povo que peregrina, buscando caminhos de unidade, realizando um esforço para construir a paz, caminhando pelas ruas até a cidade natal do Profeta”, afirmou o Diretor da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de San Salvador, Padre Santos Hernández.

Primeira etapa

As autoridades eclesiásticas programaram desenvolver a marcha em três etapas, entre a sexta-feira 11 e o domingo 13 de agosto. Alguns trechos serão percorridos à pé e outros em ônibus.

O Cardeal Rosa Chávez explicou que para a sexta-feira foi programada uma missa para às 5 horas da manhã na Catedral Metropolitana.

Com o término da celebração, terá início a caminhada até San Rafael Cedros, no Departamento de Cuscatlán.

Esta primeira etapa estará a cargo da Arquidiocese de San Salvador.

Segunda etapa

Já a segunda parte da jornada estará a cargo das Arquidioceses de San Vicente, Zacaecoluca e Santiago de María.

A caminhada terá início no sábado, 12, no município de Apastepeque (San Vicente) e terminará em Mercedes Umaña (Usulután).

Terceira etapa

A terceira e última etapa terá lugar no domingo 13 em San Miguel, partindo do município de Chapeltique até Ciudad Barrios. A peregrinação culminará com uma missa no local onde nasceu o Beato Romero.

“Todo mundo foi se unindo ao longo do caminho. Há grande entusiasmo, de modo que este sinal é visto como uma esperança para o país. Acreditamos que este povo se movendo com fé pode alcançar o que se acredita impossível, um país em paz “, disse o Cardeal Rosa Chávez.

Símbolos

Três símbolos irmão marcar a peregrinação: a cruz, a imagem do beato Romero e a imagem da rainha da Paz.

Recomendações aos participantes

Àqueles que participarão da caminhada é pedido que levem uma capa para se proteger as chuva, um lenço para proteger-se do sol, uma térmica e alimentos energéticos, tudo armazenado dentro de uma pequena mochila.

Todo o percurso terá a proteção e o apoio da Policía Nacional Civil, a Cruz Vermelha, a Cruz Verde, o Grupo de Escoteiros e grupos paroquiais das diferentes dioceses.

 

Informações podem ser obtidas na fan-page “Camino de Monseñor Romero “Caminando a la cuna del profeta”.
br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo