CNBB lança a CF-2023 na quarta-feira de Cinzas

CF-2023 na quarta-feira de Cinzas

No Brasil, mais de “33 milhões de pessoas estão em situação de fome*”, de acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. O país voltou a aparecer no Mapa da Fome das Organizações das Nações Unidas, a ONU, depois de uma década.

A emergência sobre o assunto fez com que, pela terceira vez, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assumisse a realização de uma Campanha da Fraternidade que trouxesse luz ao tema, buscando fomentar ações, em todos os níveis, para minimizar os impactos desta realidade na vida do povo brasileiro.

Convocando todos a considerar a fome como referência para reflexão e propósito de conversão, a Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Fome” e o lema bíblico, extraído de Mateus 14, 16: “Dai-lhe vós mesmo de comer!”.

O lançamento acontece oficialmente no dia 22 de fevereiro de 2023, quarta-feira de cinzas, às 10h, na sede da CNBB, em Brasília (DF), e um dos objetivos é propor aos fieis um caminho de conversão para não ceder à cultura da indiferença frente ao sofrimento humano conforme pede o Papa Francisco.

Infelizmente, a fome também é um problema grave no Brasil, afetando milhões de pessoas. De acordo com o relatório “Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil 2020”, produzido pelo governo federal em parceria com outras agências, cerca de 19 milhões de pessoas vivem em insegurança alimentar grave no país.

Apresentamos a Campanha da Fraternidade 2023

Programação da CF-2023 na quarta-feira de Cinzas

A cerimônia de lançamento da CF-2023 terá início com a Santa Missa na Capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da CNBB, às 9h, presidida pelo secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, e concelebrada pelos padres assessores da CNBB. Na sequência, às 10h, dom Joel e o assessor do Setor de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, farão a acolhida e saudação no auditório Dom Helder Câmara, na sede da entidade.

Na programação estão previstas a apresentação de um vídeo com práticas solidárias da Igreja no Brasil no enfrentamento à fome, bem como a apresentação da mensagem do Papa Francisco para a Campanha da Fraternidade 2023. O atendimento à imprensa, programado para acontecer às 11h, será feito, presencialmente, no final da cerimônia.

Transmissão da CF-2023 na quarta-feira de Cinzas

As emissoras de televisão de inspiração católica farão a transmissão, ao vivo, da cerimônia de abertura. A Santa Missa, que ocorre às 9h, será transmitida pela Rede Vida. Já a cerimônia de lançamento, às 10h, contará com a transmissão das TV’s: Rede Vida, Pai Eterno, Horizonte, Evangelizar, Nazaré e Imaculada.

Todos os momentos também poderão ser acompanhados pelas redes sociais da CNBB: YouTube, Facebook, Twitter.

A Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade é uma campanha anual realizada pela Igreja Católica no Brasil, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade para um tema específico e promover a fraternidade e a solidariedade entre as pessoas. Ela é lançada sempre na Quarta-feira de Cinzas, dando início ao período da Quaresma.

Cada edição da Campanha da Fraternidade tem um tema específico, que é escolhido com base nas necessidades e desafios que a sociedade brasileira enfrenta. Alguns dos temas abordados ao longo dos anos incluem a defesa dos direitos humanos, a proteção do meio ambiente, o combate à violência, a promoção da justiça social e a valorização da família.

A Campanha da Fraternidade envolve diversas atividades, como missas, novenas, encontros comunitários, palestras e eventos culturais, que são realizados em paróquias, escolas, universidades e outras instituições por todo o país. Também é comum que sejam promovidas ações concretas de solidariedade, como campanhas de arrecadação de alimentos, roupas e outros itens para pessoas em situação de vulnerabilidade.

A Campanha da Fraternidade é uma importante iniciativa da Igreja Católica no Brasil para promover a conscientização e a ação social em prol da justiça e da solidariedade.

A Quarta-feira de Cinzas

A Quarta-feira de Cinzas é uma data religiosa que marca o início da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, no calendário cristão. Ela ocorre na quarta-feira seguinte ao Carnaval e é celebrada por várias denominações cristãs, incluindo a Igreja Católica, a Igreja Anglicana e a Igreja Ortodoxa.

O nome “Cinzas” vem do costume de abençoar e impor cinzas sobre a cabeça dos fiéis nesse dia, como sinal de penitência e reflexão sobre a mortalidade e a transitoriedade da vida. As cinzas são obtidas a partir da queima das palmas utilizadas na celebração do Domingo de Ramos do ano anterior.

Na Quarta-feira de Cinzas, os cristãos são convidados a jejuar, a fazer penitência e a se reconciliarem com Deus. É um dia de introspecção, em que se busca renovar a fé e o compromisso com os valores cristãos. A partir desse dia, inicia-se um período de oração, meditação e caridade, que culmina na celebração da Páscoa.

 

CNBB / Portal Kairós