Como preparar o Novena de Natal 2020?

Novena de Natal 2020

Confira algumas dicas:

01 – É importante fazer um encontro de preparação para a Novena do Natal 2020 na comunidade, com os coordenadores, os cantores e os instrumentistas que serão os animadores durante os nove dias. Isso pode ser organizado pela paróquia ou pela comunidade, trabalhando o sentido espiritual do Advento e estudando o esquema aqui proposto para a Novena.

02 – Cada pequena comunidade da Novena de Natal (que pode ser composta por vizinhos, colegas de trabalho ou de escola, familiares, pequenas comunidades etc.) deve escolher um(a) dirigente para articular e conduzir os encontros, combinando os dias, os locais e os horários de cada um deles.

03 – Quem coordena prepara o encontro de cada dia, sempre com outros dois ou três participantes, distribuindo, com antecedência, as leituras e os cantos que serão utilizados.

04 – É importante preparar bem o ambiente, ou pedir a cada família que prepare, e seguir as sugestões contidas em cada encontro, criando um clima de acolhida e de oração e procurando envolver a todos, especialmente os jovens, as crianças e os idosos. Deve-se ler com antecedência a ambientação de cada encontro e prestar especial atenção ao símbolo de cada dia.

05 – No primeiro dia da Novena de Natal 2020, é importante que o(a) dirigente diga algumas palavras sobre o tema da Novena do Natal deste ano, que quer ajudar as comunidades a se aproximarem cada vez mais da Palavra de Deus, fortalecer sua relação com essa Palavra e configurar sempre mais a própria vida a Jesus, Palavra Viva do Pai. Para isso, é oportuno que seja lida a apresentação do livrinho da Novena.

06 – A Oração Inicial e a Oração Final são as mesmas para todos os dias da Novena. Cada encontro, porém, deve ser trabalhado de modo diferente, de acordo com o tema específico.

07 –  O coordenador deve exortar o grupo a pôr em prática o gesto concreto indicado para cada dia no item “Vivendo a Palavra”, solicitando que ninguém se omita, envolvendo a todos e articulando a amigável confraternização sugerida para o último dia da Novena.

08 – No final de cada encontro, pode ser feita a “Bênção da Casa”, como proposto na página, ou algum outro gesto espontâneo.

 

CNBB / Portal Kairós