Conhecendo Deus – Dinâmica para a catequese

Objetivo

Promover momento de descontração e reflexão sobre a importância de conhecer Deus e Seu filho Jesus, sabendo que Ele nos ama e quer que amemos nossos irmãos

Material

* 01 cópia do texto(vejam no procedimento)
* 04 presentes (sugestão: 4 caixas vazias. Comprar uma caixa de bombom e colocar um pouco em cada caixa e embrulhar para presente) em cada caixa deve conter um bilhete escrito assim: ” Parabéns! Você foi o contemplado a conhecer Deus. Você sabe o que mais agrada a Deus? Ama-lo e amar os seus irmãos, por isso divida o presente que você ganhou com os irmão que ficaram sem.”

Procedimento

– Organizem os alunos em círculo.
– Entreguem quatro presentes a quatro pessoas, elas devem estar uma longe do outra.
– Falem: Será realizada a leitura de um texto. Toda vez que a palavra “direita” for falada, os quatro presentes devem ser movidos para a direita, isto é, a pessoa que está com o presente passa para a pessoa da direita. Se for a palavra “esquerda”, os presentes passam para a pessoa à esquerda.

Esta leitura, com movimentos dos presentes e ansiedade de saber quem serão os donos, trará dinamismo a leitura do texto sugerido.
– Enfatizem que no final da história quem estiver segurando o presente, será o dono dele.
– Comecem a leitura do texto:

Conhecendo Deus

Uma menina vivia muito triste e ninguém sabia o motivo. Certo dia, alguém perguntou-lhe o que havia acontecido e então a garotinha respondeu:
– Sou triste porque não conheço Deus.
Então lhe falou que a indicaria o caminho a Deus.

– Siga por esse caminho e vire a primeira rua a esquerda. Ali abrirá um campo verdinho a sua frente, siga pela esquerda em poucos passos avistará um rio a sua direita. Atravesse a ponte de madeira a direita e siga pela direita novamente. Se olhar pela direita haverá lindos pomares e a esquerda um curral cheio de boizinhos. Vire a direita entre as árvores. Caminhe sempre pela direita quando acabarem os pomares vire a direita novamente a sua frente haverá uma pequena cidade. Vire a esquerda após passar pela delegacia, depois vire direita e direita novamente, você verá um armazém a sua direita e uma loja de presentes a sua esquerda. Vire a direita após passar a loja de presentes a sua direita revelará uma linda igreja. Entre a igreja pela porta da direita e quando chegar próximo ao altar verá a sua direita uma portinha bem estreita a maçaneta esta do lado direito da porta. Ao atravessar a porta haverá um longo corredor, iluminado com algumas velas do lado direito. Siga em frente até avistar um clarão do lado direito. Entre nessa sala. Ali avistará um ancião.

A menininha fez todo esse trajeto, chegando lá quando entrou na salinha a sua direita um ancião de voz trêmula, que disse:
– Deus está aí dentro de você, do lado esquerdo do seu peito, dentro do coração.

Então a garota levou a sua mão direita ao seu peito esquerdo e deu um suave sorriso. Assim a garota nunca mais ficou triste e nas noites de véspera de natal geralmente faz uma oração a Deus, ao pé de sua cama que está simbolicamente representado por uma Bíblia numa mesa de cabeceira do lado direito de sua cama. Agradece a Deus, nesta oração, por ter tido a oportunidade de deixar Jesus nascer no seu coração.

– Em seguida, as pessoas que ficaram com os presentes deverão abri-los e e ler em silencio o bilhete dentro da caixa

 

Autoria do texto desconhecida
Ideia original desconhecida

 Catequese Católica / Portal Kairós