Dia Internacional da Amizade: promover a paz e a fraternidade
Comemora-se, neste domingo (30/7), o “Dia Internacional da Amizade”, cujo objetivo é promover a cultura da paz e da fraternidade entre os povos, a diversidade cultural e o respeito mútuo.
Nesta data, os amigos costumam trocar mensagens de carinho, afeto e agradecer o companheirismo e a dedicação.
No Brasil, a amizade é homenageada em muitos dias. Os brasileiros celebram o “Dia do Amigo”, em 18 de abril, em caráter não-oficial. Normalmente, nesta data, é comum a troca de mensagens entre amigos, assim como presentes e a organização de eventos e atividades especiais, sobretudo nas escolas.
Além do “Dia Internacional do Amigo”, em 20 de julho, recentemente também se tornou comum celebrar o “Dia do Amigo do Facebook” em 4 de fevereiro. Nesta comemoração costuma-se homenagear os chamados “amigos virtuais”, que são cada vez mais comuns.
Origem
O “Dia do Amigo” e o “Dia Internacional da Amizade” foram adotados, primeiramente, em Buenos Aires, Argentina, através de um Decreto. Aos poucos, passou a ser comemorado em outras partes do mundo e, hoje, em quase todos os países, se festeja esta data.
Este dia foi criado pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro, em homenagem à chegada do Homem à Lua, como símbolo de união entre todos os seres humanos.
A primeira comemoração pretendia festejar a chegada do Homem à Lua, significando que, juntos, os povos poderiam conseguir superar desafios quase impossíveis.