Dom Leonardo Steiner e o “O Documento Atual” a ser divulgado esta tarde

Chegamos ao penúltimo dia dos trabalhos da 55ª Assembleia Geral da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Aparecida, SP. O dia, como sempre, teve início com a Santa Missa celebrada no Santuário Nacional. Nesta manhã foi presidida pelo Arcebispo de Porto Alegre e Presidente do Regional Sul 3, Dom Jaime Spengler.

Na homilia, Dom Jaime recordou os fiéis doentes, em especial, os idosos, presbíteros e bispos eméritos que estão com a saúde debilitada. Dom Jaime fez referência ainda ao Evangelho de São João quando Filipe pergunta ao etíope se ele compreende o que está lendo.

“No processo da evangelização é determinante promover o contato com a Palavra do Senhor, sua leitura e interpretação, especialmente, quando realizado em comunidade. Essa forma é primordial para recuperar a experiência vivificadora de Cristo ressuscitado. Verdadeiro alento de toda a comunidade cristã”.

O Arcebispo de Porto Alegre destacou ainda que anunciar a verdade de Cristo é indicar o caminho da vida.

Ao finalizar a homilia, Dom Jaime falou que a tão desejada renovação de nossas comunidades chegará se levada por caminhos abertos pelo Espírito de Jesus e seu Evangelho como indica o processo da iniciação à vida cristã.

Entretanto, no início desta tarde na Sala de Coletiva de Imprensa, no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, a presidência da CNBB fará um balanço geral da 55ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que teve início no último dia 26 de abril e se encerra amanhã, dia 5 de maio, da qual participam cerca de 370 bispos. A nota sobre o Momento Atual com a análise da realidade política e econômica, bem como as orientações pastorais à Igreja do Brasil será apresentada por Dom Sergio da Rocha, presidente da CNBB; Dom Murilo Krieger, vice-presidente; e Dom Leonardo Steiner, Secretário-Geral.

Ainda nos trabalhos de hoje os bispos se dedicarão a aprofundar aspectos da Exortação Apostólica pós-sinodal do Papa Francisco, “Amoris Laetitia”, lançada dia 8 de abril de 2016. Haverá reuniões das 14 Comissões Episcopais Pastorais, comunicações dos organismos do povo de Deus e apresentação da experiência evangelizadora da “casa paroquial flutuante”. Ainda hoje haverá bênção das imagens de Nossa Senhora Aparecida que percorrerão as dioceses e regionais até o encerramento do Ano Nacional Mariano, em outubro.

Sobre o Documento “Momento Atual”e a conclusão dos trabalhos nós conversamos com o bispo auxiliar de Brasília e Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner.

Silvonei José

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo