Equador: bispos denunciam as consequências da extração de minério

“Os agricultores de Palo Quemado sofrem na própria pele as consequências do impacto ambiental causado pelas atividades de extração de minério na área, sobretudo a água e campos contaminados”, denunciou o Bispo equatoriano da Diocese de Lacatunga, Dom Geovanni Mauricio Paz Hurtado.

Recentemente, o prelado participou de um encontro, em Sigchos, situada a 90 km ao sul de Quito, que abordou essa questão.

Segundo ele, uma espécie vegetal que servia como alimento para o gado, não existe mais. “São consequências da extração de minério. A terra foi destruída e as pessoas estão com medo e preocupadas”, disse Dom Paz Hurtado.

O cantão de Sigchos, zona verde do Equador, está situado numa área famosa pela produção de melado que corre o risco de parar ou destruir essa produção nacional.

A propósito, o Bispo de Lacatunga disse: “Acredito que a nossa preocupação com o povo e o cuidado da Casa comum seja responsabilidade de todos”.

“A atividade minerária fornece uma solução temporária aos problemas econômicos das famílias, mas não nos damos conta do impacto no futuro”, concluiu.

 

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo