Liturgia Diária – 1º Janeiro de 2021

JANEIRO

1 – SEXTA-FEIRA
MARIA, MÃE DE DEUS
Branco/solenidade
Nm 6,22-27 / Sl 66 (67) / Gl 4,4-7 / Lc 2,16-21

Naquele tempo, 16os pastores foram depressa a Belém e encontraram Maria, José e o menino deitado na manjedoura. 17Ao ver o menino, contaram o que lhes tinha sido dito a respeito dele. 18E todos os que ouviam os pastores ficavam maravilhados com o que eles contavam. 19Maria, por sua vez, guardava todas essas coisas, meditando-as em seu coração. 20E os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como tinha sido dito a eles. 21Quando se completaram os oito dias para circuncidar o menino, deram-lhe o nome de Jesus, tal como tinha sido chamado pelo anjo antes de ser concebido no ventre materno.

O Concílio Vaticano II afirma: “Desde os tempos mais remotos, a Bem-aventurada Virgem é honrada com o título de Mãe de Deus, a cujo amparo os fiéis acodem com suas súplicas em todos os seus perigos e necessidades” (Lumen Gentium, 66). Desde o princípio, a Igreja reconhece que o mistério da encarnação lhe permitiu entender e esclarecer o mistério da Mãe do Verbo Encarnado: “Neste aprofundamento teve uma importância decisiva o Concílio de Éfeso, no ano 431, durante o qual, com grande alegria dos cristãos, a verdade sobre a maternidade divina de Maria foi confirmada solenemente como verdade de fé da Igreja. Maria é a Mãe de Deus, uma vez que, por obra do Espírito Santo, concebeu no seu seio virginal e deu ao mundo Jesus Cristo, o Filho de Deus consubstancial ao Pai” (S. João Paulo II, Redemptoris Mater, 4).

Ó divina Criança de Belém, ao teu lado encontram-se tua santa Mãe, Maria, e teu pai, José, e te prestam todos os cuidados de que um recém-nascido necessita. Apressados, chegam também os pastores para te contemplar e sair “glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto”. Amém.

 

Portal Kairós