Noite Sacra, oportunidade para entrar em relação com o espírito

Roma (RV) – Uma noite dedicada à oração, à arte e à música é a proposta da iniciativa da Diocese de Roma, em colaboração com a Obra Romana de Peregrinações intitulada “Noite Sacra”.

O evento terá início às 18h30min do dia 27 de maio – com a celebração das Vésperas Solenes na Basílica ‘San Giovanni Battista dei Fiorentini’ – e se concluirá na manhã do dia seguinte na Igreja de Jesus (Chiesa di Gesù), com a recitação das Laudes e a Missa presidida pelo Bispo Dom Gianrico Ruzza.

O Administrador delegado da Obra Romana de Peregrinações, Mons. Liberio Andreatta, conversou com a RV à margem da apresentação da iniciativa:

“Eu penso que a noite é um momento muito particular por ter a possibilidade oferecida pelo silêncio, por um momento em que não existe a perturbação do tráfego, não existe a incomodação dos barulhos, da luz, mas existe a condição melhor para poder entrar em relação com o espírito. Assim, escolher uma noite dedicada ao espírito, à sacralidade, valorizando as igrejas que fazem parte da história da comunidade cristã de Roma, nos pareceu o momento mais belo e mais entusiasmante a ser oferecido – não somente aos cristãos, aos fiéis de Roma – mas também a todos os turistas presentes em Roma, por meio da música e o canto, a oração, mas sobretudo por meio do silêncio”.

RV: Existe uma mensagem que esta “Noite Sacra” quer deixar à cidade de Roma e àqueles que tomarão parte nela?

“Sim, a mensagem mais bela é não ter medo e dar esperança a quem não a tem, aos pobres, aos deserdados: dizer que é possível o amor, mas é possível somente se todos juntos soubermos vivê-lo, pagando cada um de nós o preço da coerência, do testemunho e da acolhida”.

Serão muitos os eventos que se realizarão durante esta noite, em particular o concerto do Maestro Angelo Branduardi, às 20 horas, na Igreja de ‘San Giovanni Battista dei Fiorentini’, enquanto à 1 da manhã, na Igreja de Santo Inácio de Loyola, terá lugar o concerto “Altissima luce. Il Laudario di Cortona”. A ser também destacado, o oratório sacro “Paradiso, Paradiso”, na Basílica de ‘Sant’Andrea della Valle’, dirigido por Mons. Marco Frisina, Diretor do Coro da Diocese de Roma. Eis o seu comentário:

“Será uma noite belíssima, luminosa, a noite luminosa que é uma imagem bíblica, mas que espero possa realmente se tornar uma realidade. Estamos às Vésperas da Ascensão, um momento de grande alegria, juntos à alegria da Cristo, a alegria da Igreja. Queremos passar esta noite, entre a música e a oração, meditando a alegria que, acredito, é a protagonista de toda a noite”.

RV: O senhor escolheu o oratório sacro “Paradiso, Paradiso”, inspirado na vida de São Filipe Néri. Por que esta escolha?

“É o Santo da alegria. Depois, acredito que também seja um santo moderno, porque nos ensina – em um momento histórico difícil como era a Roma da sua época – a viver o Evangelho como uma proposta positiva com os jovens, com os mais fracos, em uma Roma como era então, que tinha necessidade de renascer. Acredito que estes textos possam acompanhar com a alegria e também com um pouco de ironia este momento da noite em que se proporá novamente a esperança”.

Na Igreja dos Estigmas, no Largo Argentina, será possível participar da Adoração Eucarística das 20 às 4, enquanto às 2h30, no pátio do Palácio do Vicariato Velho, o ator Sebastiano Somma lerá textos da Evangelii Gaudim, como nos conta:

“A curiosidade antes de tudo.O desejo de aprofundar leituras assim importantes, como a da Evangelii Gaudium do Papa Francisco, o desejo de compartilhar, por que não, uma noite de música, de arte. É um percurso que também eu estou fazendo junto a todos os outros, de conhecimento, de aprofundamento, sobretudo espiritual neste caso, e é um prazer poder compartilhá-lo ao lado de grandes mestres, músicos. Há um conjunto de coisas. Portanto o meu convite é justamente o de participar para o aprofundamento espiritual, que quer ser a noite sacra, mas também de participar, por que não, na magia da noite de algo sagrado, mas também de artístico”.

(MarT/JE)

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo