Novena de Pentecostes 2015

Novena de Pentecostes 2015.indd

Com o intuito de refletir sobre a presença vivificadora do Espírito Santo em meio às comunidades, o livro Novena de Pentecostes 2015, de autoria do Padre Luiz Miguel Duarte apresenta encontros de fé e oração.

Dividida em nove encontros, por meio da partilha da palavra de Deus, orações, cânticos, reflexões bíblicas e histórias da vida real, o livreto conduz os leitores e grupos de comunidades a experimentar a ação do Espírito Santo na Igreja e no mundo. Segundo o idealizador, o Espírito Santo alimenta a Igreja com grande variedade de dons. Duarte revela que os dons são modelos de ser e de agir que o próprio espírito infunde em cada pessoa com vistas ao bem e toda comunidade.

Dessa maneira, a Novena de Pentecostes pode ser uma ocasião favorável para que os cristãos descubram os próprios valores e sintam-se estimulados a colocá-los a serviço dos outros. Isto é, compreenderão por meio de cada encontro a riqueza e imensidão de dons que o Espírito concede. Os encontros também possibilitam a integração da comunidade e fortalecimento da fé e ação conjunta.

Sendo assim, a novena pretende seguir rumo ao dia de Pentecostes, dia em que a Igreja celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Cristo. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois da Páscoa; antes, porém, Padre Luiz Miguel Duarte resgata toda beleza contida neste mistério.

O Espírito Santo alimenta a Igreja com grande variedade de dons. Os dons são modos de ser e de agir que o Espírito infunde em cada pessoa com vistas ao bem de toda a comunidade. A Novena de Pentecostes pode ser uma ocasião favorável para que os cristãos descubram os próprios valores e sintam-se estimulados a colocá-los a serviço dos outros. Com esta condição, teremos comunidades dinâmicas, fraternas e solidárias, já que os dons do Espírito Santo são derramados em abundância sobre nós. Que o Doador de todos os dons, o Espírito Santo, nos acompanhe nesta caminhada para a solenidade de Pentecostes.