O monge e a sopa de pedras

“O monge e a sopa de pedras” é uma história popular que se originou em diferentes culturas ao redor do mundo. A história geralmente envolve um monge viajante que chega a uma aldeia faminta e pede comida, mas é recusado pelos moradores locais. O monge então começa a fazer uma sopa de pedras e convida os moradores para se juntarem a ele. Cada pessoa contribui com um ingrediente para a sopa e, no final, todos compartilham uma deliciosa refeição juntos.

A história é frequentemente usada como uma lição sobre a importância da generosidade e do compartilhamento, mostrando como uma pequena ação pode levar a grandes mudanças. Ela também ilustra o valor da criatividade e da resiliência em situações difíceis, ensinando que mesmo quando parece que não há nada disponível, sempre há uma maneira de encontrar uma solução.

O monge e a sopa de pedras

História: O monge e a sopa de pedras

Certa vez, um monge estava viajando em peregrinação. Após várias horas de caminhada, já cansado, sentou-se à beira de um riacho, ao lado de um vilarejo. Ajuntou lenha, acendeu fogo e colocou sobre ele uma panela com água. Quando a água começou a ferver, pôs nela uma pedra e sentou-se ao lado.

Os habitantes da vila que se aproximavam ficaram intrigados com a atitude do monge. Estaria ele fazendo sopa apenas com água e pedra?
Um garoto perguntou-lhe:
— Por que o senhor está cozinhando esta pedra?
— Porque esta é a minha refeição. Estou fazendo uma sopa de pedra — respondeu o monge.
— Mas só com água e pedra? Vai ficar sem gosto. Espere aí. Em minha casa temos um pouco de repolho. Vou trazer.
O menino trouxe o repolho e o monge o colocou na panela, junto com a pedra.
Uma senhora disse:
— Eu tenho algumas cenouras. Elas vão deixar a sopa mais colorida. — E trouxe as cenouras.
— Acho que tenho duas batatas — disse um homem. E trouxe as batatas.

Assim, vários habitantes trouxeram ingredientes para enriquecer a sopa. No fim, ela ficou muito saborosa. O monge convidou as várias pessoas ali presentes para compartilharem a sua refeição. Todos comeram, riram e gostaram.
Ao cair da noite, o monge continuou sua viagem. E as pessoas voltaram para suas casas com a grande lição que aprenderam: o valor da partilha.

Portal Kairós