Papa a estrelas do balé italiano: dança é poesia e oração

Uma delegação formada por 30 expoentes da dança, entre coreógrafos e bailarinos, encontraram o Papa Francisco ao final da Audiência Geral desta quarta-feira (26). A saudação aconteceu por ocasião do Dia Internacional da Dança, instituído pela ONU e que será comemorado no próximo sábado, 29 de abril.

“Foi uma grande emoção encontrar o Papa Francisco. Ele disse que a dança é poesia e oração”, comentou a bailarina Carla Fracci, 80 anos e considerada a rainha da dança na Itália, durante um programa da televisão católica italiana, a Tv2000.

“O Papa é uma pessoa extraordinária, um grande homem e uma grande esperança para todos porque tem uma generosidade incrível. É realmente uma alegria imensa ter um Papa tão próximo ao povo, com a sua simplicidade e naturalidade”, finalizou a bailarina.

Entenda melhor:

O coreógrafo, historiador e crítico de dança italiano, Alberto Testa, pediu ao Santo Padre para que uma delegação de expoentes da Arte da Dança seja recebida  durante a Audiência Geral, de 26 de abril.

O pedido foi acolhido com alegria pelo Papa Francisco. Em 29 de abril é celebrado o Dia Internacional da Dança, instituído pela ONU em 1982.

De fato, neste contexto, Alberto Testa sentiu a necessidade – movido por um profundo sentimento –  de dar a conhecer ao Pontífice, “que a dança pertence ao espírito, é a mesma transfiguração, elevação, transcendência, propensão ao Absoluto”.

A delegação será formada por cerca de 30 personalidades de ponta desta sublime Arte, composta por diversos artistas, críticos e historiadores, coreógrafos e étoiles (estrelas), selecionados pelo próprio Mestre Alberto Testa.

Entre os nomes já confirmados estão Carla Fracci e Beppe Menegatti, Luciana Savignano, Luigi Bonino, Elisabetta Terabust, Amedeo Amodio, Eleonora Abbagnato, Susanna Egri, Flavia Pappacena pela Academia Nacional de Dança; Andrea Pontremoli, Cesare Nissirio, Gaia Straccamore, além de Laura Comi com alguns jovens dançarinos da Escola de Dança de Teatro da Ópera de Roma, o pintor Giovanni Truncellito e a coreógrafa Anna Cuocolo, que em diversas ocasiões apresentou-se diante do Papa João Paulo II no Vaticano em performances de “elevada espiritualidade”.

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo