Papa aos Bispos peruanos: sejam pastores da ternura e do perdão

Cidade do Vaticano (RV) – Os desafios da Igreja no Peru estiveram no centro do encontro do Papa Francisco, na manhã desta segunda-feira (15), no Vaticano, com os Bispos peruanos, que realizam esta semana sua visita ad Limina. Um diálogo intenso, de quase três horas, durante o qual o Papa ouviu os prelados e, por sua vez, falou com muita espontaneidade. Um encontro familiar, em que se falou das esperanças e das dificuldades do povo deste País sul-americano.

Os Bispos doaram ao Papa um quadro com a imagem de São Martinho de Porres, religioso dominicano, filho de um nobre espanhol e de uma ex-escrava de origem africana, que viveu em Lima entre 1579 e 1639.

Falando à Rádio Vaticano o Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, Arcebispo de Lima, disse que o Papa exortou o Episcopado peruano a “sair” em busca das pessoas, para estar perto das pessoas, que pedem pastores próximos aos seus problemas concretos. O Papa manifestou também o desejo de visitar o País em 2018, mas ainda não foi fixada uma data. “É uma notícia que nos enche de alegria”, destacou o cardeal.

Francisco – disse ainda o purpurado – “nos exortou a cuidar da religiosidade popular que ele aprecia muito, assim como a piedade mariana e aquela da Santa Cruz”. Além disso, nos convidou a viver a unidade entre nós bispos. O seu foi, portanto, “para nós um impulso apostólico e missionário rumo a uma pastoral da tolerância e do perdão”. “O nosso desafio – concluiu o Card. Cipriani – é saber responder à grande pergunta sobre Deus que vem das pessoas”.

(SP)

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo