Papa encoraja Semana Ecumênica promovida pelos focolarinos

Cidade do Vaticano (RV) – “Saúdo os participantes da Semana Ecumênica promovida pelo Movimento dos Focolares e os exorto a prosseguir no caminho comum da unidade, do diálogo e da amizade entre as religiões e os povos”, disse o Papa Francisco na Audiência desta Quarta-feira, ao saudar os grupos de língua italiana presentes na Praça São Pedro.

De fato, os membros do movimento fundado por Chiara Lubich participam em Castel Gandolfo desde a terça-feira, 9, até 13 de maio, da 59ª Semana Ecumênica, encontro que reúne cerca de 700 cristãos provenientes de 70 Igrejas e Comunidades Eclesiais, de 40 países.

Uma verdadeira “Mariápolis ecumênica”, na esteira do caminho aberto por Chiara Lubich, isto é, no “diálogo da vida” e “no ecumenismo de povo”, onde Chiara via a contribuição típica da espiritualidade da unidade na plena e visível comunhão entre as Igrejas: é necessário “um povo ecumenicamente preparado”. Tendo conhecimento dos muitos passos ainda a serem dados e no respeito entre todas as Igrejas, se buscará aprofundar o patrimônio comum que já une todos.

O título desta Semana Ecumênica – “Caminhando Juntos. Cristãos em direção à unidade” – está sendo aprofundado por meio de um tema central da espiritualidade da unidade: Jesus crucificado e abandonado, o Deus do nosso tempo, fundamento para uma espiritualidade de comunhão. Serão alternados momentos de reflexão, de diálogo e de testemunho de diversos lugares do mundo.

Na caminhada atual, após 500 anos da Reforma de Lutero, entre os vários palestrantes está o Bispo Christian Krause, ex-presidente da Federação Luterana mundial, o Reverendo Dr. Martin Robra, do Conselho Ecumênico das Igrejas de Genebra, o Bispo Brian Farrell, Secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e Maria Voce, Presidente do Movimento dos Focolares. (JE)

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo