Paraguai: Bispos reiteram compromisso em combater abusos

Assunción (RV) – Diante das acusações de abusos de menores e de outros crimes por parte dos membros da Igreja no Paraguai, os bispos do país expressaram a sua “imensa dor pelo escândalo provocado por aqueles que causaram graves consequências a pessoas vulneráveis”.

“Não aceitamos estes fatos e os condenamos – lê-se em um comunicado da Conferência Episcopal do Paraguai divulgado nos dias passados – porque contrariam a mensagem e a missão da Igreja cristã e pedimos perdão por todos eles”.

Empenho pela verdade e transparência

Entre as acusações que envolvem o clero, a nota dos bispos faz menção ao caso de Carlos Ibáñez, sacerdote argentino acusado de ter cometido abusos contra diversos menores em Córdoba, Argentina, e que entrou no Paraguai em 1992.

“Rejeitamos a acusação de acobertamento dos fatos e reafirmamos o nosso compromisso com a verdade, a transparência e uma ação decidida”. Os bispos reiteraram, outrossim, que continuarão “com oportunas verificações, segundo as disposições do Protocolo de investigação sobre denúncias de abusos sexuais contra menores, elaborado por expoentes do clero em julho de 2015, até os casos serem esclarecidos”. “Que os culpados – afirma a nota – sejam severamente punidos na forma mais adequada”. Os bispos também manifestaram satisfação pelo “papel desempenhado pela mídia na formação da opinião pública”.

Compromisso com a prevenção

No que diz respeito às vítimas, os bispos paraguaios expressaram sua “proximidade”, reiterando o compromisso em “combater resolutamente” esta chaga.

“Confiamos à fervorosa oração de toda a comunidade eclesial – conclui o comunicado – a missão de evangelização que temos enquanto Igreja”. (JE)

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo