Pe Spadaro: Papa nos ajuda a viver a proximidade também nas redes sociais

“Comunicar na cultura digital”. Este é o tema do seminário realizado na Pontifícia Universidade “Santa Croce”, em Roma, promovido pela Embaixada do Reino Unido junto à Santa Sé.

No evento pronunciaram-se, entre outros, o Embaixador Sally Axworthy, o Prof. Tom Flechter e o Diretor da “La Civiltà Cattolica”, Padre Antonio Spadaro, que em uma entrevista, falou sobre as características da comunicação digital e a contribuição que o Papa Francisco está oferecendo a esta nova dimensão, cada vez mais importante na vida de milhares de pessoas:

“A cultura digital nasce dentro de um ambiente que é precisamente o ambiente criado pelas redes sociais e pela rede. Assim, para compreender os valores é necessário viver dentro dela: é uma forma de enculturação, que cada um de nós deve fazer, porque a Rede não é mais uma opção, mas um dado de fato”.

Neste sentido, que contribuição está dando a Igreja – e em particular o Papa Francisco – para tornar a internet mais humana?

“A coisa mais importante é não considerar a internet como um instrumento, portanto, não considerá-la como uma realidade de fios, de cabos, de modem, de computador, mas como uma rede de pessoas. No fundo, o conceito mais importante que ele expressou sobre a Rede é que a Rede é um lugar de proximidade, isto é, de vizinhança. Então, tudo isto que torna o contato entre as pessoas autêntico, verdadeiro, solidário, tudo isto corresponde à vocação que tem a Rede; tudo, pelo contrário, que divide, separa, cria ódio e vê, considera a Rede simplesmente como um instrumento para impor a si mesmo, isto não serve, está fora do plano de Deus sobre a comunicação humana”.

Ainda existe dificuldade, não somente no mundo católico, em compreender que não existe uma distinção entre real e virtual, que o digital é somente uma outra dimensão da vida…

“Exatamente. É preciso evitar considerar a realidade digital como algo de virtual, isto é, substancialmente como não real, de não verdadeiro, de não autêntico. O ambiente em que vivemos é um ambiente físico, um ambiente digital e os dois ambientes têm características diferentes, mas ambos são reais; não considerar isto, significa replicar uma esquizofrenia que depois, tem consequências desastrosas!”

 

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo