Porque dizemos que a Igreja é una, santa, católica e apostólica?

Todos os Domingos na missa dizemos juntos: “Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica…”. Essa frase é parte do nosso credo, ou seja, daquilo que acreditamos. Mas talvez nunca tenhamos tido a oportunidade de deter-nos alguns instantes e pensar sobre o significado dessa frase. Todo o Credo é um resumo de nossa fé feito com muito cuidado e que merece ser aprofundado. Vejamos, então, o que nos diz o catecismo sobre essa parte específica que meditamos hoje.

A Igreja é una (CIC 813-822)

Diz-se que a Igreja é una por três motivos. O primeiro é por sua fonte, o único Deus. O segundo é o seu fundador, que estabeleceu a união de todos em um só Povo de Deus. O terceiro é a sua alma, o Espírito Santo que está em todos os fiéis e que os une intimamente entre si e com Cristo. Assim, vemos que é próprio da essência da Igreja o ser una. Toda essa unidade é vinculada pela caridade, como nos diz São Paulo em Cl 3, 14.

Sabemos também que existem feridas nessa unidade. As diversas confissões cristãs são manifestações disso. A Igreja, com dor, sabe que muitas vezes o testemunho de seus fiéis foi causa de separações e caminha sempre rumo a unidade completa por meio do diálogo e do respeito com os irmãos.

A Igreja é Santa (CIC 823-829)

Certamente não dizemos que a Igreja é santa por seus membros. Pelo contrário, é santa em razão da entrega que Cristo, o Santo, fez de si mesmo a ela. E Santificada por Ele, se torna santificante, ou seja, por meio dela, os fiéis se santificam. “A Igreja reúne, portanto, pecadores alcançados pela salvação de Cristo, mas ainda em via de santificação”. Isso diz respeito a todos os membros, inclusive os ministros ordenados. Todos os fiéis devem reconhecer-se pecadores e necessitados de ser cada vez mais santos. O santo canonizado é a manifestação da vitória do Espírito Santo em uma pessoa concreta, que viveu heroicamente as virtudes em fidelidade à Graça de Deus.

A Igreja é católica (CIC 830-856)

Tratando de resumir o que nos diz o catecismo, que vale a pena ler, podemos dizer que a Igreja é católica porque é enviada em missão por Cristo à universalidade do gênero humano. Essa característica deriva, então, da unidade que Cristo conseguiu com a sua reconciliação universal. Todos estão chamados a participar dessa unidade e por isso a Igreja deve chegar ao mundo inteiro. Pode ser difícil entender essa catolicidade hoje em dia, no meio de tantas culturas e credos diferentes. A desafiante propor, hoje em dia, aquela famosa frase de que Fora da Igreja não há salvação. Não quer dizer que os católicos se fecham a tudo aquilo que não pertence ao seu credo, pelo contrário, quer dizer que reconhecem que toda a salvação vem de Cristo-Cabeça por meio da Igreja, seu corpo. As sementes do Verbo estão presentes em vários lugares, mas a plenitude dos meios de salvação encontramos na Igreja e em especial nos sacramentos.

A Igreja é Apostólica (CIC 857-865)

Dizemos isso porque a Igreja foi fundada sobre os apóstolos. E entendemos isso de três formas diferentes. Primeira: Ela foi e continua sendo construída sobre o “fundamento dos apóstolos”. Segunda: Ela conserva e transmite o depósito da fé, escutado diretamente da boca dos apóstolos. Terceira: São os apóstolos, por meio de seus sucessores, que continuam a guiar a Igreja em sua missão pastoral.

Que essa breve reflexão possa ajudar a que proclamemos o Credo com mais profundidade e que cresça ainda mais o nosso amor pela Igreja, corpo de Cristo, da qual somos membros por meio do Batismo que recebemos.

 

Ir. João Antônio

Fonte: a12.com

Baixe materiais especiais para seu grupo