Reflexão e sugestão para a Festa do Batismo do Senhor 2022 – Ano C

Para: 09/01/2022

Batismo do Senhor 2022 – Ano C

Is 42,1-4.6-7; Sl 28; At 10,34-38;lc 3,15-16.21-22

Batismo do Senhor 2022

O tempo litúrgico do Natal se conclui com a festa do Batismo do Senhor 2022. Ele, o Verbo eterno do Pai, fez-se carne, habitou entre nós e é o Deus verdadeiro e Homem verdadeiro. Ele assumiu não apenas um corpo, mas toda a condição humana. Jesus inaugura no Batismo, recebido de João às margens do Rio Jordão, sua ação missionária pública e, certamente, sabia que sua missão não seria fácil, que o levaria ao Calvário. Ele tem clareza do que vai fazer e qual será a reação das pessoas diante do projeto do Reino. Jesus se apresentou para ser batizado por João.

Era o batismo de penitência e de purificação dos pecados. E seu Batismo nos faz pensar em nosso Batismo, que é sacramento e foi instituído por Jesus. À beira do Rio Jordão, o Pai se fez solidário com seu Filho, que, por sua vez, abraçou sua missão e foi fiel até o fim: “Tu és meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”. Escutar o ensinamento de Cristo é mais do que dever cristão, é salvação.

Nosso batismo é a fonte de amor para todos os filhos de Deus, fonte de amor eterno. Amor para com Deus passa necessariamente no amor para com os irmãos. Se amamos a Deus e guardamos seus mandamentos, amamos também ao próximo. Existe uma relação muito próxima entre amor a Deus e amor aos filhos de Deus, isto é, ao próximo. Recebendo o batismo de João, Jesus manifestou toda a sua docilidade ao Pai e sua generosa solidariedade com os pecadores.

Assine nosso Canal no YouTube!

Assim, a união íntima das duas dimensões do amor se manifestou. O batismo nos faz assumir a mesma missão de Jesus. Por isso também somos chamados para manifestar nossa fé, vivendo intensamente em Comunidade, sendo uma Igreja viva e participativa e tendo um relacionamento íntimo com o Senhor. João nos diz bem claro que “quem nasceu de Deus conquista o mundo; e essa é a vitória que derrotou o mundo: nossa fé”.

É muito belo o batismo que recebemos. Deveríamos meditar sobre ele em cada dia de nossa vida e, desse modo, caminharmos mais semelhantes à missão de Jesus. Ser batizado é assumir a mesma missão de Jesus. É a beleza e a grandeza do amor divino presente em nossa humanidade.

Façamos nossa ascese cristã, esforçando-nos para vivermos intensamente o Batismo, tornando-nos sinal vivo e presente do Reino de Deus no mundo de agora. Enlaçados pela vida de caridade divina, que é traduzida pela bondade e compaixão, podemos mergulhar nas águas do Rio Jordão, banharmos de novo na graça da vida e da salvação.

Sugestões litúrgicas para a Festa do Batismo do Senhor 2022 – Ano C

Batismo do Senhor 2022 - Celebração

Celebrar o Batismo de Jesus é recordar, reviver nosso batismo. Por isso é muito importante que, neste dia, faça-se a renovação das promessas batismais, dentro da celebração da Eucaristia ou da Celebração da Palavra.

— No início da celebração, levar os símbolos batismais para o altar: Santos Óleos, Água, Bacia, Jarra, Toalha, Velas…

— Na Oração sobre as Oferendas, colocar próximos do altar um casal com uma criancinha. O sacerdote poderá tomar nos braços essa criança, erguê-la para o céu, em um sentido de oferta da vida, e rezar espontaneamente a Oração das Oferendas, enquanto o casal eleva o cálice, com o vinho, e a patena, com o pão, simultaneamente.

— Se houver a renovação das promessas batismais, distribuir velas para a Comunidade e acendê-las na hora em que se dará a renovação.

 

Folhetos da Festa do Batismo do Senhor 2022 – 09/01/2022 para imprimir:

 

Padre Ferdinando Mancilio, C.Ss.R. / Portal Kairós