Reflexão e sugestão para a Missa do 2° Domingo do Advento 2020 – Ano B

Para: 06/12/2020

2° Domingo do Advento 2020 – Ano B

Is 40,1-5.9-11; SI 84; 2Pd 3,8-14; Mc 1,1-8

2° Domingo do Advento 2020 - Ano B

Consolação divina e conversão humana

As leituras que nos orientam neste segundo domingo do advento nos chamam à conversão. A primeira leitura traz duas dimensões fundamentais a serem consideradas em nossa vida de fé.

A primeira é a conversão motivada pela consolação de Deus. O povo exilado na Babilónia, marcado pelo sofrimento – e já de certo modo adaptado à situação – já não tem esperança de um retorno para a pátria. Consolados por Deus, são convidados a empreender o caminho da conversão. É preciso preparar os caminhos do Senhor, metáfora para falar da necessidade de renovar o coração e mentalidade para ouvir e acolher a voz libertadora de Deus.

A segunda dimensão é a presença de Deus como salvador de seu povo. Mesmo no exílio, longe do templo e dos sacrifícios a ele oferecidos, o Senhor manifesta seu braço forte para conduzir o povo de volta à pátria, à dignidade filial.

A Segunda Carta de São Pedro nos convida a aprofundar essas dimensões fundamentais da fé em vista da vinda gloriosa do Senhor Jesus no fim dos tempos. Ele fortalece a fé dos fiéis mostrando a fidelidade de Deus, que não tarda em realizar suas promessas. Ao mesmo tempo, enfatiza a necessidade da conversão do coração para se viver uma vida serena e sem medo quando o Senhor chegar. Não se sabe o dia nem a hora. O certo é que todos precisamos estar sintonizados com o projeto salvador de Cristo em todos os momentos de nosso existir.

Profeta de tempos bons

Estamos cansados de ouvir os “profetas da desgraça”, para os quais tudo está perdido e não tem mais solução. Faz parte desse grupo também os que anunciam transformações imediatistas e instantâneas, acreditando que tudo pode ser mudado “de hoje para amanhã”.

O testemunho de João Batista, no início do evangelho de Marcos, convida-nos a preparar os caminhos do Senhor, anunciando a conversão. Somente no coração convertido é que os projetos bons e justos podem ser gestados e darem à luz a vida em plenitude para o povo sofrido. Não são leis externas, por mais coercitivas que sejam, que transformarão nosso mundo. A mudança que queremos ver na realidade da vida precisa começar dentro de nós. É em nosso coração que Deus habita. Somente preparando nossa vida, tirando dela tudo o que nos impede de ouvir essa voz divina, que ressoa dentro de nós, é que começaremos a ser profetas de tempos bons.

Celebrando o segundo domingo do advento, acolhemos o mês de dezembro. Com o coração agradecido, peçamos forças ao Senhor Deus da vida para concluirmos bem este ano. Que nosso presente a Ele seja nosso coração mais aberto à conversão para assim
acolhermos sua presença renovadora em nosso meio.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 2° Domingo do Advento 2020 – Ano B

– Ato penitencial: enfatizar a necessidade da conversão para o seguimento da fé, como condição para se acolher a “presença divina”, que renova o ser humano em sua dignidade.

– Acendimento da segunda vela do Advento: pedir para uma criança entrar com a vela acesa e, para outra, entrar com um cartaz com os dizeres: CONVERTEI-VOS: PREPARAI OS CAMINHOS DO SENHOR. (Colocar o cartaz junto com o[s] anteriores para ir formando o ternário do advento.)

– Oferendas: pedir para crianças participarem deste momento, indo até o altar com alguns símbolos da catequese que manifestem a alegria de aprenderem sobre a fé e a Igreja. Apresentar, também, o pão e o vinho para serem consagrados.

Sugestões de repertório para a Missa do 2° Domingo do Advento 2020 – Ano B (O Domingo)

Abertura: Eis que te longe
Aclamação: Aleluia! Vem mostrar-nos
Oferendas: A nossa oferta
Comunhão: Ouço uma voz

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico – catequético – Cantos para a Celebração – 2° Domingo do Advento 2020

 

Áudios para a Missa do 2° Domingo do Advento 2020 – Ano B CNBB:

Cartazes para a Missa do 2° Domingo do Advento 2020 – Ano B:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós