Reflexão e sugestão para a Missa do 28° Domingo do Tempo Comum 2021 do Ano B

Para o dia: 10/10/2021 – Outubro

Missa do 28° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B

Sb 7,7-11; Sl 89; Hb 4,12-13;Mc 10,17-30

28° Domingo do Tempo Comum 2021

Barcelona – A pintura de Jesus e o jovem rico na igreja Esglesia De Santa Maria De Montalegre de artista desconhecido.

As leituras da celebração de hoje nos ensinam como buscar e viver a verdadeira Sabedoria. Na primeira leitura, a Sabedoria aparece como um dom gratuito de Deus, dado a todos que o pedem na oração e o buscam com um coração sincero. A verdadeira Sabedoria sustenta nossa vida. Para Jesus, ela é o Reino de Deus. Devemos nos empenhar em sua busca e na busca de sua justiça. Esse era o desejo daquele homem que buscou Jesus, querendo “herdar a vida eterna”.

Jesus ensina que devemos começar com a vivência dos mandamentos. Pode parecer um começo simples, mas não é fácil. Temos dificuldades em viver sem mentir, sem roubar, sem cometer adultério, sem falar mal dos outros. Mas aquele homem, cheio de confiança em si mesmo, disse que essa parte já estava resolvida. Ele já observava esses mandamentos desde jovem. Ele estava querendo algo mais! Jesus então “olhou para ele com amor”. O olhar amoroso de Jesus acolhe o desejo daquele homem e quer ajudá-lo a dar um salto em sua vida espiritual. Então diz que o Reino exige que a pessoa passe a viver no espírito da partilha: vai, vende tudo e dá aos pobres! Mas essa proposta foi radical demais para ele.

O homem foi embora “cheio de tristeza, porque tinha muitas propriedades”. Para Jesus, buscar o Reino exige um passo além da simples observação de leis, regras e mandamentos. O Reino é como a Sabedoria: um dom gratuito e generoso da parte de Deus que exige de nós rupturas e partilha. Por isso até hoje nós fugimos dessa proposta radical e preferimos o progresso material e os bens deste mundo. Queremos Jesus, mas não queremos sua proposta de partilha e de igualdade.

Quem são as pessoas que acreditam, acolhem e vivem a proposta de Jesus? São aquelas que se empenham na construção da comunidade cristã, vivendo a partilha e a doação. São pessoas que se dedicam aos trabalhos pastorais, vencendo os desafios colocados por uma sociedade egoísta, individualista e consumista. Com a força da Palavra viva de Deus, de que fala a segunda leitura, estas pessoas são sinais de que a proposta de Jesus é possível. Viver o evangelho de Jesus é viver a verdadeira Sabedoria. É saber direcionar sua vida para o Reino.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 28° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B

– Se houver na Comunidade participantes do movimento “terço dos homens”, seria bom eles prepararem a liturgia de hoje para incentivar a reza do terço, destacada neste mês do rosário.

– Liturgia da Palavra: lembrar também a motivação do Mês Missionário, visando à consciência de que somos todos missionários.

– Após a comunhão: pode-se pensar em uma encenação do “envio” para destacar a missão da Comunidade cristã no mundo.

– Após a bênção final: cantar “vai, missionário…”

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós